quinta-feira, 12 de abril de 2012

A aventura do nome

A escolha do nome para o seu bebé é um dos aspectos mais importantes a decidir, pois esse nome vai acompanhá-lo para toda e vida podendo criar alguns constragimentos ao seu pequeno/a ou não. Portanto quando estiver a escolher o nome o seu bebé com o seu marido sejam atenciosos e lembrem-se do que esse nome pode trazer associado a ele.

Não é raro pai e mãe estarem em desacordo nessa escolha e muitas vezes o nome que sempre quisemos colocar ao nosso filho/a tem que ficar mesmo só em pensamento; mas não vale a pena se chatearem por causa disso, concerteza que entre tantos nomes devem existir alguns ou pelo menos um que ambos gostem.

Se for esse o vosso caso o que sugiro é que ambos façam uma lista cada um com cerca de 10 nomes de menina e/ou 10 nomes de menino caso ainda não saibam o sexo do bebé. Depois de fazerem a lista troquem-na entre os dois e assinalem os nomes que não gostam mesmo e os que gostam mais, depois é conversarem e chegarem a uma decisão; se mesmo assim não conseguirem façam-no outra e outra vez, pois o bebé vai ter de ter um mas também têm 9 meses para decidir portanto não stressem!

Outra coisa muito comum que costuma acontecer é o nome que escolhemos para o nosso bebé não ser permitido em Portugal e isso nem sequer nos passar pela cabeça. Por exemplo no meu caso que quero chamar Mel à minha bebé só à 23 semana é que descobri por acaso que esse nome não vinha na lista de nomes permitidos (clique no neste link para consultar) para bebés do sexo feminino. Menos mal é que em masculino já se pode colocar portanto tivemos solução e em vez de ficar como primeiro nome fica como segundo e assim já podemos. Decidimos então que ficaria Maria Mel se não aparecer na lista até lá pois a mesma está sempre a ser actualizada.


Outros aspectos a ter em conta:
(http://brasil.babycenter.com)

  • Som e compatibilidade: Diga em voz alta o nome completo do seu filho, com nome e sobrenome. Como soa? O nome combina bem com o sobrenome? Não se esqueça de tentar também só com o primeiro e último nome, no caso de haver vários sobrenomes. Às vezes nomes mais curtos combinam melhor com sobrenomes compridos, e vice-versa. Cuidado com trocadilhos, mesmo que eles pareçam bonitos na hora. Lembre-se que o seu filho vai conviver com eles o resto da vida.
    Para quem tem mais de um filho, uma dica: experimente gritar os dois nomes juntos, como se estivesse a chamar as crianças para tomar banho. Se a língua enrolar, pense duas vezes. Chamar os nomes em voz alta será uma das coisas que vai mais fazer na vida!

    • Originalidade: Um nome incomum tem a vantagem de fazer com que a pessoa se destaque. Um nome muito frequente vai fazer com que seu filho acabe por ser conhecido pelo sobrenome, porque haverá sempre mais do que um na classe, por exemplo. Por outro lado, um nome estranho demais, ou de pronúncia difícil, pode acabar por chamar uma atenção indesejada para a criança. Uma boa regra é: se o sobrenome for comum, como Silva ou Martins, vale procurar um nome mais original, ou talvez um nome composto, para evitar que haja muitos homônimos. Se o sobrenome for muito diferente, talvez valha a pena investir num nome mais consagrado e tradicional, mais reconhecível.

    • Nomes repetidos: Talvez sempre tenha sonhado, desde criança, em dar determinado nome ao seu filho, e, agora que finalmente está grávida, a sua cunhada resolveu dar exatamente o mesmo nome ao bebé dela, que acaba de nascer. Por um lado é estranho ter dois primos com o mesmo nome, mas por outro não precisa de abrir mão do seu sonho só por isso.
    Uma alternativa é criar um nome composto, para diferenciar o do seu filho, e na intimidade chamá-lo só pelo nome que gosta. Se os sobrenomes vão ser diferentes, pode bater o pé e usar o nome que sempre planeou.

    • Homenagens: Há famílias que escolhem o nome de acordo com a preferências religiosa, e há outras que têm tradições, como a de dar o nome do pai ao primogênito. Se concorda com a tradição, óptimo. Se não, não deixe que familiares imponham uma escolha que não é a sua. Converse francamente com o seu companheiro, já que ele é o principal envolvido na história.
    Se a tradição vencer e não encontrar escapatória, pense num apelido de que goste bastante, para chamar o bebé desde pequenininho. Mesmo que o apelido fique só entre vocês dois, terá a sensação de que pelo menos teve alguma participação na identidade do seu filho.

    • Significado: No dia-a-dia, pouca gente vai pensar no significado do nome do seu filho, mesmo porque as origens são obscuras e sujeitas a questões. Mas vale a pena levar o significado em conta se ele for negativo: é provável que o seu filho não fique muito feliz se o descobrir. Consulte o significado no seguinte link - http://www.rede2001.com/nomes/index.htm

    • Apelidos e cacófatos. As crianças sabem ser cruéis quando querem. Por isso, ao escolher o nome, pense em todos os potenciais apelidos ligados a ele, para ver se não há nenhum "perigoso". A criatividade da maldade infantil é infinita, portanto pode ser que não antecipe alguma piada. Mas não custa evitar as brincadeiras mais óbvias.

    • Grafia. O facto de ter ou não de soletrar o nome constantemente incomoda algumas pessoas. Na hora de decidir que sobrenomes a criança terá e qual será a grafia do primeiro nome, imagine-se no papel dela tendo de dar o nome completo a um atendente qualquer, no balcão de uma loja ou pelo telefone. Veja quanto tempo o processo leva e tome a sua decisão.
    Quanto à grafia dos prenomes, a tentativa de ser original pode acabar por se tornar num transtorno; a sua filha pode achar chato ter de se apresentar sempre como "Izabel com zê", ou "Joanna com dois enes".
Boa sorte nesta aventura!


Sem comentários:

Enviar um comentário