sábado, 7 de abril de 2012

32 semanas de gravidez

Até agora, ía ao médico mais ou menos uma vez por mês. Agora, aproximadamente, começará a visitá-lo a cada duas semanas, até ao último mês, quando o passará a ver uma vez por semana. Não estamos a sugerir que tenha aquela memória de mamã ainda ... mas não se esqueça de anotar todas as perguntas que quer perguntar sobre o parto. As coisas estão a andar rapidamente. Vai querer ficar mais informada possível.


O seu corpo

É algo surreal assistir a um pequeno pé a circular toda a sua barriga (e algo desconfortável começar a receber cotoveladas por um pequeno cotovelo na calada da noite). Agora que o seu bebé está equipado, grande e móvel, receberá chutes e cutucadas nos lugares mais inesperados.
Se estiver a sentir solavancos repentinos, então provavelmente o seu bebé tem soluços. Mudar de posição, dar uma caminhada ou beber um copo de água ou de sumo às vezes podem fazer um bebé muito activo se acalmar por um tempo.
Também pode ter a certeza que em mais algumas semanas ele vai ficar muito apertado lá dentro, para afastar o seu pé para trás 10 ou 15 centímetros para lhe dar um rápido chute nas costelas.



O seu bebé


Embora o seu bebé ainda permaneça activo, esses dias estão quase a terminar. Por esta época o seu bebé vai-se acomodar de cabeça para baixo em preparação para o nascimento.








Outros factos fascinantes:

  • Ambos, você e o bebé, estão a ganhar bastante peso neste momento. Provavelmente ganhará quase meio quilo por semana, durante as próximas semanas, e metade desse volume vai para o bebé. Ele provavelmente vai duplicar o seu peso nas próximas oito semanas.
  • Ele está ocupado a piscar os olhos, a olhar à volta, a pegar em coisas, a fazer caras, a praticar a sua respiração, a fazer xixi e a ouvir tudo ao seu redor, exactamente o que ele vai fazer em relação aos três primeiros meses de sua vida, sem a platéia adorável e os flashes das câmeras.
  • A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento.
  • O feto começa a desenvolver o seu próprio sistema imunológico.
  • As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode-se arranhar.
  • Os cabelos continuam a crescer.
  • Até o final desta semana, o seu bebé irá pesar cerca de 1820 gramas e medir cerca de 43 centímetros de comprimento.


A sua vida


Como todas as compras para o quartinho do bebé, pode ter-se esquecido de outra compra muito importante...uma caixa de medicamentos essenciais. Fazer um pequeno stock de analgésicos, um termômetro, creme para assaduras, uma fralda e um aspirador de ranho,  podem poupar-lhe a procura de uma farmácia às 2 da manhã.
Não esqueça que daqui a algumas semanas um pequeno ser também usufruirá do carro e também precisa de segurança. A cadeirinha para o carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebé irá usá-la logo que sair da maternidade. Pode ter certeza que o bebé estará mais protegido na cadeirinha do que nos seus braços.
A sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro, o cinto de segurança é extremamente desconfortável. Lembre-se que o cinto é um equipamento para a sua segurança e obrigatório. Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não a magoar.

 

Faz bem comer


Para melhorar a azia, comum no início e final da gravidez, é importante evitar café preto em jejum, chá preto e mate, evitar frutas ácidas e vinagre; optar pelo chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, chá de frutas.
São proibidas bebidas alcoólicas, excesso de açúcar, doces e gorduras, temperos picantes; dar preferência ao alho, cebola, cheiro verde, orégãos, manjericão e coentros. Evitar deitar logo após as refeições e fracionar a dieta, comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Um copo de água-de-coco gelada geralmente é indicado para aliviar o enjôo e a azia durante a gravidez.
Beba bastante líquido e coma uma boa quantidade de fibras, para aliviar a obstipação.



Futuro papá


Parte do papel de pai é, sempre que possível, o acompanhamento de todas as consultas e exames da mãe, bem como a frequência de cursos de preparação para o nascimento. Estes ajudam no esclarecimento de dúvidas, na adaptação à nova situação e no ensino da preparação para o nascimento propriamente dito. O grande dia está a aproximar-se, tente não marcar nenhum compromisso para os dias que ela tiver consultas e aulas pré-natal.



Sem comentários:

Enviar um comentário