terça-feira, 3 de abril de 2012

28 semanas de gravidez

De certeza que já pensou como será o novo membro da família. E, na verdade, diz-se que esse constante pensamento é sua nova obsessão. Ele vai dormir bem? Será que ele desenhará na mobília com caneta, canetinhas e afins?
Torne-se numa repórter e entreviste os seus próprios pais para obter informações sobre como você e o seu marido eram quando crianças: quanto pesavam quando nasceram, a primeira palavra dita, a primeira traquinice. ... Os seus pais ficarão emocionados pela recordação, e talvez você também. Quiçá fique cheia de esperança com o futuro, ou repleta de medo do seu sofá de couro tornar-se numa tela de pintura para o próximo Leonardo Da Vinci.






O seu corpo


Woohoo! Você atingiu a marca do terceiro trimestre; então marque no seu calendário e adicione outro furo no seu cinto. É, a barriga continua a crescer!
Caso o seu exame de sangue tenha mostrado que você é Rh negativo, precisa de levar uma injeção de imunoglobulina Rh, nesta semana. Isto evita possíveis complicações no futuro bebê se ele for Rh positivo. O Rh do seu sangue não importa quando se trata da primeira gravidez, mas deve levar a injeção no caso de planear ter mais filhos. Se o seu bebé nascer com sangue Rh-positivo, porque herdou um gene positivo do papá, deverá receber outra dose de imunoglobulina Rh depois do parto. Isso trará a certeza que tudo estará certo e em dia para outras gestações.
Caso o teste de glicose dê positivo, o seu doutor provavelmente solicitará um teste de tolerância à glicose, em breve. Essa avaliação envolve algumas mudanças na dieta nos dias que a precederam (mais carboidratos!). Acontecerá uma visita mais longa ao consultório, ou laboratório, no dia do exame, pois trata-se de um exame que leva três horas para ser realizado. E é mais uma oportunidade para tomar um 'delicioso' coquetel; leia-se: aquele xarope doce como tudo e enjoativo! Tendo o resultado positivo para diabete gestacional, o seu médico aplicará uma superdieta saudável para a restante gravidez.





O seu bebé


Conforme o grande dia se aproxima, o seu bebé fica pronto para ir de encontro à luz no fim do túnel.

Outros destaques desta semana:
  • Os olhos do seu bebé estão parcialmente abertos, e agora ele já pode piscar. Imagine-o piscando para si! Os olhos dele têm cor. Pode não ser a cor definitiva, especialmente se estiver cinza claro ou azul. Os olhos normalmente não definem uma tonalidade final até nove meses após o nascimento. Então, quando a sua sogra diz que o bebé tem os olhos dela, você pode informá-la educadamente que eles provavelmente irão mudar em breve;
  • Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebés comecem a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor ideia. Mas o cérebro está bem ativo  nessa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos;
  • O seu bebé está bem gordinho em comparação a algumas semanas atrás.






A sua vida


É hora de FESTA! A organização do chá de bebé é um dos momentos mais agradáveis da gestação; ocasião em que a futura mamã reúne as amigas para conversas descontraídas. No evento une-se o útil ao agradável, pois a gestante ganhará presentes necessários ao enxoval. A organização do chá deve ser feita por uma de suas melhores amigas; a ela cabe convidar outras. Lembre-se da lista que fez. No caso do chá de bebé, os homens podem participar, mas não é recomendável a presença de crianças.
Crie um convite personalizado com colagens e montagens. Fica mais criativo e divertido do que o comprado na papelaria. Caso o sexo do bebé já não seja segredo, coloque-o no convite, assim o enxoval do futuro bebé será efetivamente enriquecido. Decore o ambiente com temas relacionados a esse enxoval. Use, por exemplo, um carrinho ou berço para que os convidados possam deixar os presentes. Ou, então, uma caixa de papelão enfeitada com motivos infantis.
Como se trata de uma celebração entre pessoas íntimas, o melhor é distribuir as responsabilidades sobre os comes e bebes entre os convidados, sugerindo a contribuição de cada um quanto a bebidas, pratos de salgados e doces. O evento deve durar até duas horas, em média, para não cansar a futura mamã.

 

Faz bem comer


Utilize vinagre no tempero das saladas e evite o sal!

 Eis os benefícios dessa atitude:
  • Baixo valor calórico; uma colher de sopa tem, em torno, de 1,28kcal;
  • Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal e podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação;
  • Melhora a digestão. O vinagre balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes e favorece a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo digestivo;
  • Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, combatendo os radicais livres, retardando o envelhecimento e previnindo contra o aparecimento de tumores cancerígenos;
  • Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenham esses benefícios, mas considera-se uma colher de sopa, uma boa quantidade.
Importante ressaltar que, se tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos, não consuma vinagre, siga sempre as recomendações do médico.



É bom saber



Ginástica pré-parto - faça exercício e prepare-se para dar à luz

Uma das melhores formas de preparar o seu corpo para o parto é fazendo alongamentos.
"Fala-se muito de contracções durante o parto", conta Helene Byrne, especialista em ginástica pré-parto e preparadora pessoal. "Mas, na essência, dar à luz tem apenas a ver com abertura e descontração".

Movimento que a ajudará a preparar o corpo para o parto:

Agachamento apoiado
1. Coloque-se de pé, em frente a uma porta aberta; ponha cada mão em cada maçaneta. Aponte os pés e os joelhos para fora, nas posições das 10 e das 2 horas. O uso de um bom calçado ajuda a manter a firmeza dos pés;
2. Agache-se, mantendo as costas direitas, flexionando profundamente os joelhos. Mantenha-se na posição de agachada enquanto se sentir confortável;
3. Firme bem os pés no chão e use as ancas, as nádegas e os braços para se içar até ficar novamente de pé.

Todos conhecemos os benefícios da prática de exercício antes do parto; é bom para si e para o bebé, recupera-se a forma física após o parto de forma muito mais fácil e pode acelerar o trabalho de parto, tornando-o mais fácil de suportar. Mas, quantas grávidas continuam a frequentar a academia quando a barriga atinge o tamanho de uma bola de basquetebol?





Futuro papá


Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao shopping e compre algo para o bebé e, é claro, para a sua esposa. Faça massagem com óleos sobre o abdômen e nos pés da futura mamã; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção a ela. Agora, a sua esposa precisa de si mais do que nunca.
É mesmo verdade que o pai recente também sofre alterações hormonais, como a redução dos níveis de testosterona e o aumento dos níveis de estrogênios; tudo associado à necessidade de prestar cuidados físicos e emocionais ao bebé.


Sem comentários:

Enviar um comentário