segunda-feira, 16 de abril de 2012

41 semanas de gravidez

Agora que o dia oficial de parto se foi, e o bebé não veio (caso contrário não estaria a ler este post), pode-se sentir, um pouco apreensiva. Muitas mamãs novas passam do dia oficial do parto. Não desespere, logo logo o seu bebé vai estar nos seus braços e estará tão feliz em vê-lo.


O seu corpo


Provavelmente o seu médico irá pedir-lhe que faça um ultrassom para medir o nível de líquido amniótico. Ele também, provavelmente, levantará a possibilidade de induzir o parto. Se é contra a indução, pode tentar outras alternativas como comida picante, estimular os seus mamilos, caminhar (muito!) ou ter relações sexuais (tipo cinco ou seis vezes ao dia!)
Há algumas questões que deveria perguntar ao seu médico se estiver nesta situação. Por exemplo, quanto tempo ele vai esperar até tentar à indução?


O seu bebé


Você pode estar mais do que pronta, mas aparentemente o seu bebé não está pronto para deixar o lugarzinho confortável que criou para ele. Enquanto cada dia sem o seu bebé parece uma eternidade.
A boa notíca é, em geral, que bebés que nascem "atrasados" (no "quarto trimestre") têm mais peso, parecem mais alertas e têm mais cabelos do que bebés que nascem mais cedo.



A sua vida


Neste ponto, vamos assumir que a sua lista de afazeres está toda feita. E com todo o processo de ninho, a sua casa está provavelmente tão limpa quanto poderia estar.
Ao invés de se focar no pequeno bebé dentro de si, porque não concentrar a sua antenção no exterior? Fazer algo por outra pessoa esta semana vai fazer sentir-se bem... e fazer o tempo passar mais rápido:
  • Compre uma caixa de cartões e mande-os para membros de sua família que estão distantes.
  • Procure uma amiga antiga apenas para dizer olá.
  • Visite os seus avôs.
  • Doe uma hora de seu tempo para uma boa causa. 
Isso não vai fazer com que esqueça aqueles 3,75 kg de alegria que carrega por aí, mas um pouco de "fazer o bem" pode tornar a sua semana mais tolerável.

 

Faz bem comer


O ácido fólico é importante durante toda a gestação. Está presente nos feijões, grão-de-bico, espinafres, brócolos, repolho cru, pão integral, fígado, folhagens verde escuras, lentilhas, cenoura, laranja e banana.


É bom saber


Alongue-se até à descontração. Veja a seguir uma forma segura de alongar o corpo e de se descontrair.
Com o bebé prestes a nascer um destes dias, não é propriamente altura para exercícios a sério, mas passar demasiado tempo sem fazer nada pode fazer com que se sinta mais enferrujada e com dores no corpo.
  • Coloque um CD relaxante a tocar.
  • Procure um local sossegado e deite-se de lado com as costas direitas. Pode apoiar a cabeça e o pescoço numa almofada pequena.
  • Nesta posição, feche os olhos e inspire e expire lenta e naturalmente. Deixe que os seus pensamentos venham e vão livremente.
  • Com cada expiração, descontraia uma parte do corpo de cada vez — cara, ombros, costelas, barriga, pernas, dedos. Aprecie alguns momentos de paz e sossego. Nos próximos dias, serão poucos e espaçados!

Futuro papá


Já providenciou o ôvo para seu bebé? Não pode levar o recém-nascido da maternidade para casa sem ter um assento de carro regulamentado instalado no seu veículo. Caso ainda não tenha adquirido um, vá às às compras, afim de que esteja tudo pronto para quando o bebé nascer.
Deve também ter um berço pronto para a chegada do bebé.


Sem comentários:

Enviar um comentário