terça-feira, 3 de abril de 2012

27 semanas de gravidez

27 semanas de Gravidez o que quer dizer que faltam apenas 13 semanas para o grande dia, mais ou menos cerca de 91 dias e ainda que o 2º trimestre da gravidez está a chegar ao fim.




O corpo

Apesar de estar ansiosa para que o bébé nasça, para o poder agarrar nos braços e dar-lhe carinho, ele ainda precisa de mais alguns meses de proteção no ventre. Tome muita atenção ao seu corpo e para ver os sintomas do trabalho de parto. Bebés prematuros têm um risco muito maior de doenças e de  morte, devido ao baixo peso ao nascer e ao subdesenvolvimento. Por isso, se perceber algo nesse sentido, fale logo com seu  médico.
Caso achar que pode estar em trabalho de parto prematuro, experimente beber vários copos de água e deitar sobre o lado esquerdo, pois essa é a posição que melhor se descansa e facilita a oxigenação do bebé. Enquanto isso, sinta o estômago com contrações, fazendo o útero duro como a sua testa. Tomar atitudes simples, como cortar a cafeína e ter uma alimentação saudável, podem evitar um parto prematuro, além de, é claro, cortar cigarro e as  bebidas alcoólicas, que já deveriam ter sumido do mapa antes da gravidez.
A tranquilidade da mãe é um modo positivo de enfrentar a vida; certamente é um fator que ajuda muito na prevenção. Na realidade, todas as grávidas beneficiam-se com técnicas de relaxamento e de meditação. Mas, infelizmente, algumas vezes, nem com todas as medidas não farmacológicas e farmatológicas de que dispomos, conseguimos evitar o parto prematuro.



O bebé

Os pulmões do bebé e o sistema imunilógico está a amadurecer esta semana, enquanto ele se prepara para a entrada triunfal. Se nascesse hoje, teria nascido com 85 por cento de chance de sobreviver, pois os pulmões dele são capazes de respirar ar (com a assistência médica, é claro).

Outros desenvolvimentos emocionantes:
  • O bebé está a cumprir a sua parte e tem crescido muito ao longo dos últimos meses. O comprimento dele mais do que duplicou nas últimas 15 semanas! E o crescimento não para por aí! O tecido cerebral e neurónios estão todos a desenvolver-se a um ritmo muito rápido. As ondas cerebrais disparam ao mesmo ritmo de um recém-nascido. Se ele é um menino, seus testículos desceram completamente neste momento;
  • Até o final do sétimo mês a resposta do bebé a sons externos vai ficando cada vez melhor, conforme a rede de nervos em volta de seus ouvidos se completa. A respiração, continua em exercício e embora não respire ar ainda, ele já está a treinar para quando nascer.



 A sua vida

Faça as compras para o bebé de forma inteligente e disciplinada. Não se deixe levar pelo impulso do momento, apesar de ser dificil compre só o que for necessário. Faça uma lista de tudo o que precisa pois vai fazer com que fique mais concentrada e focada.
Aproveite para partilhar momentos a dois, namore, vá ao cinema, passear... faça algo com o seu marido.
Talvez sua sexualidade fique um pouco comprometida nesta fase, pois seus seios estão muito pesados, produzindo colostro. Isso deixará o corpo dorido e, provavelmente, sentir-se-á mais cansada que o normal. Caso a situação a incomode, converse bastante com seu marido para os dois encontrarem outras formas de carinho neste momento delicado. Mas lembre-se: o seu bebé está bem protegido pelo líquido amniótico.

 

Faz bem comer

Lembre-se de evitar fritos. Porém, se não conseguir, substitua o óleo pelo azeite extra virgem, veja algumas das propriedades desse alimento:
  • Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos;
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;
  • Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos;
  • Acelera as funções metabólicas;
  • Produz efeito protetor e tônico da epiderme;
  • Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.
  • Fonte de Ômega 3 e Ômega 6, essenciais para o crescimento e desenvolviemnto do seu bebé.


É bom saber

Especialistas da Escola de Pediatria e Saúde Infantil da Universidade da Austrália acompanharam a gravidez de 98 mulheres, que receberam suplementos de 4 gramas, diários, de óleo de pescado ou azeite de oliva, durante as últimas 20 semanas antes do parto.
Dois anos e meio depois, os estudiosos fizeram vários testes de linguagem, comportamento, de raciocínio e de coordenação entre a visão e o movimento motor em 72 crianças. Dessas, 33 eram do grupo de mães que consumiu óleo de pescado e 39 do que tomou azeite de oliva. Os resultados, publicados na revista "Archives of Disease in Childhood", indicam que as crianças do primeiro grupo tinham um nível mais alto em compreensão, vocabulário e construção de frases. Mas onde mais se notou a diferença com as crianças do segundo grupo foi na coordenação visual-motora.



Futuro papá

São duas da madrugada. Você está no auge de seus sonhos. De repente acorda com alguém puxando os botões do seu pijama. Senta-se rapidamente e pergunta "Está tudo bem?". Ela responde que necessita urgentemente de um BIG Mac com sorvete de chocolate na casquinha e um sumo de frutas bem gelado! URGENTEMENTE!!!! Não é trabalho de parto!!! São desejos por comidas estranhas em horários ainda mais estranhos!!! Ela insiste... O bebê vai nascer com cara de sanduíche se eu não o comer agora!!!! E você que só queria dormir um pouco!! Mas descobre que não haverá sono enquanto não for buscar o pedido... O que você deve fazer? Isso soa familiar?
Prepare-se para ser acordado no meio da noite; talvez seja um preparo para quando o bebê estiver em casa. Entretanto, você não precisará ir ao Mc Donald's para ele, de madrugada.
Tente convencê-la de que necessita de alimentos saudáveis e que você vai preparar um sanduíche natural para ela na cozinha. Contudo, tenha em mente que suas sugestões poderão não ser aceitas. Nesse caso troque de roupa pegue as chaves do carro e mãos à obra....Eles vão ficar felizes!!








Sem comentários:

Enviar um comentário