terça-feira, 3 de abril de 2012

26 semanas de gravidez

Por um lado parece-lhe que o tempo passa rapidamente e, ao mesmo tempo, parece que não passa. Não pense que está louca; está grávida. Numa hora sente-se totalmente despreparada para as mudanças que virão com o bebé; no minuto seguinte, a ideia de encontrar o seu Mini, que se balança entre as suas costelas, faz-la chorar. Essa é a montanha-russa da gravidez. E, curiosamente, de ser uma mãe!




O seu corpo

Há uma multiplicidade de alergias e outros sintomas desagradáveis que acontecem durante a gestação: erupções cutâneas, gases incontroláveis... Todavia, o aumento do corrimento vaginal está no topo da lista. E há outras aparições "divertidas" em curso.
Caso esteja a vazar uma pequena quantidade de urina quando tosse, espirra ou ri, não se preocupe. Incontinência temporária é bastante comum na gravidez! Talvez o acontecimento lhe traga momentos embaraçosos. Você sabia que tinha que comprar fraldas, mas pensou que seria apenas para o bebé, e  não, para si!
Para ocupar a cabeça até o problema passar faça alguns Kegels (exercício físico com a finalidade de fortalecer o músculo pubococcígeo).Se a sua descarga é espessa ou tem muita comichão, pode ser sinal de alguma infecção. Ainda que já tenha tido uma centena delas, agora não é o momento de fazer tratamentos sem receita ou acompanhamento médico. Caso urine mais frequentemente do que o normal, que seria a cada 10 minutos ao invés de 15, graças a alguém sentado na sua bexiga, pode ter uma infecção urinária. Novamente, consulte o seu médico. Normalmente, um simples teste do tipo "xixi no copo" pode diagnosticar.
Sofre de prisão de ventre? Essa é uma queixa comum; metade das grávidas sente um abrandamento do funcionamento intestinal. Na origem da congestão está a lentidão do sistema digestivo e a compressão do peso do útero sobre o reto. Os suplementos de ferro também podem contribuir para o problema.
O seu útero encontra-se seis centímetros acima do umbigo. Durante este período, a barriga crescerá em torno de um centímetro por semana. Desconfortos como dores nas costas, e pressão sobre a sua bexiga começam a intensificar-se, bem como, dores de cabeça e nas pernas, devido ao aumento do peso carregado. O tempo está a passar rápido demais, e você está quase no final do segundo trimestre! Não falta muito tempo para que o bebé venha ao mundo.




O seu bebé

Respire fundo! Sacos de ar estão se desenvolvendo nos pulmões do bebé, o que significa que poderá ser possível para ele dar um fôlego no final desta semana. Os sacos de ar (tecnicamente chamada alvéolos) continuarão a crescer durante os próximos nove anos. A membrana que mantém os alvéolos separada dos vasos sanguíneos é agora suficientemente fina para permitir a troca de oxigênio, dióxido de carbono que chamamos respiração.








Outros destaques desta semana:
  • A retina termina o desenvolvimento das suas camadas normais esta semana. Tudo isso para a ver melhor em breve, mamã. Bom, ainda não, pois os seus olhos ainda estão fechadas e selados está muito escuro lá dentro, mas os olhos do seu bebé já estão plenamente desenvolvidos;
  • Ondas cerebrais para os sistemas auditivos e visuais são detectáveis na cabeçinha do bebé esta semana. Isso significa que o cérebro dele registra coisas como som e luz. Ele pode não compreender o que isso significa ainda, mas está no bom caminho para vir a compreender um episódio inteiro do Ruca;
  • Como a audição continua a desenvolver-se, o seu bebé começará a reconhecer a sua voz. O seu bambino, ou bambina, também reconhecerá a voz do papá. Você pode sentir-se louca ao falar com a sua barriga, mas garanto-lhe que alguém para além de si está definitivamente a ouvi-la. Pesquisas demonstraram que os recém-nascidos realmente reconhecem sons familiares após o nascimento. Prova de que o seu bebé prestou atenção durante todo o tempo;
  • O bebé já completou dois terços da sua estadia no Hotel Útero. A chance de sobreviver aumenta dia-a-dia. Um bebé nascido nessa fase tem 70 a 80% de possibilidade de sobreviver, se for atendido numa maternidade com boa experiência em prematuros.




A Sua vida

Não que você precise algum dia (que Deus a livre!), mas estar certificada para dar os primeiros socorros e a reanimação cardiopulmonar (RCP) infantil é uma aprendizagem inteligente. Encontre um lugar que ofereça esse tipo de treino. O Corpo de Bombeiros ou os hospitais deverão ser capazes de fornecer essas informações. E não pare por aí. Peça ao marido, e a todos os que vão passar bastante tempo com o seu bebé (ama, avó,...) para participarem das aulas também.
Verifique se a maternidade escolhida permite a presença do pai na hora do parto. É essencial saber disso com antecedência. Agora, o intervalo entre uma consulta e outra será apenas de duas semanas.
E por que não planear uma última fuga, a sós com o seu marido, antes que se torne um jogo para três pessoas? (boa, o terceiro é o bebé!). Aproveite enquanto ainda pode viajar, e escolha um sitio romântico.




Faz bem comer


Dicas para aliviar a constipação:
  • Beba muita água (pelo menos seis a oito copos de água por dia);
  • Beba um copo de sumo de fruta ao dia;
  • Coma muitos alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas e vegetais. Se necessário, pergunte ao seu médico se pode tomar um suplemente de fibras;
  • Não deixe de tomar o suplemento de ferro sem o consentimento do médico. Uma mudança de horário ou de marca dos alimentos poderá ajudar.
  • Caso esteja com muita azia, evite frutas ácidas (abacaxi, kiwi, laranja...) Diminua os temperos; aumente a ingestão de verduras e os legumes. Corte também os molhos de tomate e os enlatados em geral.




É bom saber

Por esta altura, a sua tensão arterial poderá aumentar ligeiramente, regressando aos intervalos normais anteriores à gravidez (das 22 às 24 semanas, a tensão arterial baixou um pouco). Embora a pré-eclâmpsia, geralmente, ocorra no último trimestre, esta é uma boa altura para se consciencializar dos sinais de situação perigosa que ocorre entre 3 a 7 por cento das gestações.
Ao identificar hipertensão ou proteínas na urina nas consultas de rotina da gravidez, o médico controla a existência de pré-eclâmpsia; contudo, entre em contato com ele de imediato se desenvolver algum dos seguintes sintomas entre as consultas. A identificação precoce da pré-eclâmpsia é essencial à sua saúde e à do bebé.


Sinais de pré-eclâmpsia:
  • Mãos e rosto inchados;
  • Aumento súbito de peso (devido à retenção de líquidos);
  • Visão desfocada;
  • Ver manchas;
  • Ter dores de cabeça repentinas, intensas ou persistentes;
  • Sentir dores no abdômen superior.




Futuro papá

Como vai o quarto do bebé? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo?
Durante a pintura mantenha a futura mamã afastada dele. Procure uma maneira divertida de fazer as atividades com ela. Afinal de contas, esse acontecimento é mais ou menos raro. Veja o que pode fazer pelo seu filho antes dele chegar. Desde já habitue-se a dedicar alguns minutos de seu tempo à criança.



Sem comentários:

Enviar um comentário