quinta-feira, 12 de abril de 2012

37 semanas de gravidez

 Pode dar à luz a qualquer momento. Um conceito assustador, excitante e irresitível, tudo numa coisa só. Aproveite estas últimas semanas, dias ou horas com o seu marido.

O seu corpo


O seu bebé será considerado completo no final desta semana. No seu chek-up desta semana, o seu médico fará um exame interno, exame de toque, para ver como as coisas estão a progredir.


O seu médico vai analisar três coisas:
  1. A dilatação (quão aberto seu cérvix está),
  2. A maturação (quão macio seu cérvix está),
  3. Obliteração (quão fino seu cérvix está).
Para o seu bebé vir ao mundo é necessário que o cérvix esteja aberto com 10 centímetros de diâmetro, tão macio como a pele de dentro da sua boca e 100 por cento obliterado.
É normal ficar com alguns corrimentos de cor acastanhada após um exame interno, mas se perceber algum corrimento avermelhado ou consistente, telefone imediatamente para o seu médico. Também, à medida que o seu tampão mucoso se prepara para se soltar, também pode perceber um aumento de um corrimento pegajoso nestas últimas semanas.



O seu bebé


O seu bebé está completo! Se entrasse em trabalho de parto neste instante, todos os sistemas já estariam prontos. Sabemos que mal pode esperar para ter o seu bebé nos braços, mas saiba que ele beneficia de cada minuto que fica no útero.


Outros avanços:

  • O crescimento do seu bebé diminui nesta semana, o que é óptimo para o canal de parto.
  • Os ossos dele estão ainda mais macios e flexíveis e irão solidificar-se logo depois do parto.
  • Ele agora está a exercitar-se para a "vida lá fora", a trabalhar as suas habilidades de respiração, sucção, contemplação e excreção. A única coisa que o seu bebé ainda não pode praticar é a habilidade de gritar a plenos pulmões quando está com fome, mas não se preocupe, ele fará isso muito em breve.
  • Neste ponto os bebés variam de tamanho, mas a maioria mede entre 48 e 52 centímetros e pesa mais ou menos 3 kg.





A sua vida


Não consegue parar de fazer limpezas e tem um desejo enorme de reorganizar seu armário de roupa novamente, está oficialmente a fazer o ninho. Fazer o ninho é o fenômeno no qual a exausta e muito grávida mulher repentinamente encontra energias para limpar como se a sua vida dependesse disso.
Ainda que muitas mulheres pensem que "fazer o ninho" seja um conto da carochinha, na verdade não é coisa de lenda urbana, e muitas mulheres têm uma forte vontade de preparar as suas casas para a iminente chegada das últimas semanas de gravidez.
Agora é uma boa hora para ter certeza de que o quartinho está limpo e pronto para que seu bebé deixe as suas marcas e cheiros nele.
Mesmo que esteja a sentir-se super energética, não se esqueça de descansar bastante. Você vai precisar de toda a energia para o parto e para o além parto.



Faz bem comer


Dê preferência ao queijo magro, ao iogurte e ao leite fermentado e lembre-se que comer rápido e não mastigar adequadamente os alimentos faz com que a digestão não seja perfeita, favorecendo a formação de gases.
Falando nos gases, evite comer repolho, couve, couve-flor, brócolos, rabanete, ovo, nabo, cebola, agrião, feijão em excesso, batata doce, doces e alimentos batidos no liquidificador. Afinal não quer estar a ponto de explodir  na hora de fazer força para o parto!


É bom saber


Segundo uma pesquisa realizada na Inglaterra, não são só as mulheres que ganham quilos durante a gravidez. Os homens também vêm os ponteiros da balança subir enquanto aguardam a chegada do filho. A maioria dos futuros pais come mais durante a espera do bebé; ganham, em média, 6 quilos e aumentam 5 centímetros na cintura.

De acordo com a pesquisa, os homens lançam a culpa nos desejos das mulheres nesse período. E um em cada quatro entrevistados disse que comeu mais para que a sua mulher se sentisse melhor com o peso que estava a ganhar.

Os jantares em restarantes também foram apontados como culpados pelo ganho de peo. Segundo eles, essa seria uma forma de passarem mais tempo juntos antes do nascimento do bebé. Mas, quando o assunto é dieta, são poucos os que aceitaram entrar num regime para voltar ao peso anterior: apenas 31% deles aceitou o desafio ao lado das mulheres.


Futuro papá


Aproveite o período anterior à chegada do bebé para reavaliar a sua própria infância, observar outros pais que conhece e perguntar-se sobre o que considera ser um bom pai. Quando o seu filho nascer, não faltarão pessoas para lhe dizer o que deve ou não fazer. Tente descobrir o que deseja enquanto ainda tem tempo de pensar com calma. Fuja da tentação de inspirar-se no modelo do seu pai e tentar melhorá-lo: a paternidade não se limita a corrigir erros passados nem é uma competição. Precisa de se sentir seguro e confiante nesta nova fase da vida. Tenha coragem de ser você mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário