sábado, 14 de abril de 2012

38 semanas de gravidez

Restam duas semanas e o seu instinto de fazer o ninho está com a corda toda! Está ocupada a lavar  e a guardar as roupas do seu bebé, maravilhando-se sobre como alguém poderá caber numa camisa tão pequena.
O quartinho do bebé está quase pronto. Já tem fraldas suficientes. Está pronta! E está à espera. E espera. E espera. Mantenha a calma, pode ser que tenha de esperar mais seis semanas. Portanto, não fique louca, use este tempo sozinha para desfrutar com amigos e com o seu marido. Porque em breve tudo girará à volta do seu bebé durante semanas, meses e anos, e sentirá falta de tempo só para si.


O seu corpo


À medida que o seu cérvix começa a dilatar, pode perder o seu "tampão mucoso". Esse muco grosso, sela o cérvix e previne infecções durante a gestação. Quando ele tiver completado a missão dele, vai sair. Mas perder o tampão mucoso, ao contrário do que dizem, não é uma previsão do parto em si. Pode também perceber uma "aparição" rosada ou de sangue, outro indicador do seu cérvix a dilatar-se.
Uma vez que perdeu o seu tampão mucoso, fique alerta às contrações regulares (a cada três ou quatro minutos), fortes, dolorosas, bom não que isso fosse algo que pudesse passar desapercebido, acredite.



O seu bebé


  • Os intestinos do seu bebé têm acumulado uma considerável quantidade de mecênio (nome dado ao cocó do bebé, de cor preta), que é eliminado usualmente logo após o nascimento e lhe dá uma experiência completa com a troca de fralda e com o uso das toalhitas.
  • O seu bebé pode-se arranhar no útero já que as unhas dele ultrapassaram as pontas dos dedos.
  • Os pulmões do seu bebé continuam a maturar.
  • O cérebro e as funções nervosas estão a funcionar melhor a cada dia e continuarão a maturar até à adolescência.





A sua vida


Deve estar a usar quase sempre a mesma roupa todos os dias, pois é a única coisa que ainda lhe serve! Veja o lado positivo, tem muito menos roupas para lavar! Não se preocupe, isso tudo vai terminar nas próximas semanas. Irá constatar e questionar-se "como é que uma pessoa tão pequenina consegue criar uma montanha de roupa suja em apenas 48 horas?" Haverá tanto vômito e cocó para tirar da roupa do seu bebé, que se perguntará "de onde sai isto tudo?".
Com a chegada do bebé, as suas tarefas irão aumentar, mas ainda tem que desempenhar o papel de mulher e mãe dos outros filhos, se houver.

 

Faz bem comer


Germe de trigo, alface, tomate, espinafre são ricos em vitamina K. Vai beneficiar de seus efeitos anti-hemorrágicos durante o parto.


É bom sabe


Embora haja várias marcas de toalhitas no mercado, muitos médicos recomendam nos primeiros dias limpar o bebé apenas com um pano macio e àgua morna.
A limpeza das roupas do seu bebé também exigem cuidados muito especias. Normalmente deve usar sabão de côco. Porém cada pele de bebé é diferente, então fique atenta para possíveis reações alérgicas quando vestir o seu bebé.

 

Futuro papá


O universo familiar passa por um processo de transformação em todo o mundo. Mas o pai continua a ocupar um espaço indispensável na vida de qualquer criança. Porquê? "Existem diferenças bem claras quanto aos papéis desempenhados pelo pai e pela mãe no desenvolvimento emocional dos filhos", diz o psicólogo Aguinaldo José da Silva Gomes, da Universidade Estadual Paulista. Segundo a abordagem da psicologia, a mãe é mais associada ao mundo interno da criança, ao cuidado e ao provimento. "Mas o mundo cultural, a autonomia e as escolhas são aspectos relacionados à figura paterna", explica Aguinaldo.



Sem comentários:

Enviar um comentário