quarta-feira, 11 de abril de 2012

34 semanas de gravidez

O quartinho do bebé está quase pronto. Já começou a fazer o seu stock de fraldas!?! Então está pronta! Se tudo correr como esperado ainda vai ter de esperar cerca de seis semanas. Portanto, não fique louca, use este tempo sem bebé para desfrutar com amigos e com o seu marido. Porque em breve tudo girará em volta do seu bebé por um par de semanas (meses, anos, qualquer que seja), e gostaria de ter esse tempo só para si.

 

O seu corpo


Está cansada de carregar o seu corpo o dia todo, porque não consegue então dormir à noite? Será que é porque a bexiga continua a clamar para ser esvaziada a cada 30 minutos? Será porque não foi capaz de encontrar uma posição confortável para dormir desde a semana 27? Será que é porque a sua mente não pode parar de fazer listas de coisas para fazer ou por causa da repetição do vídeo chocante que viu nas suas aulas de pré-natal? Sim, sim e sim. Talvez a conforte saber que não está sozinha. Setenta e cinco por cento das mulheres no seu terceiro trimestre têm problemas em dormir.
Algumas posições do sono poderão ajudá-la a ficar mais confortável e dormir melhor quando está grávida. Se se deitar de costas fará com que fique tonta ou com vertigens então tente dormir de lado.
Se se sentir como se insetos estivessem a rastejar sobre as suas pernas no meio da noite, pode ter o síndrome das pernas inquietas, que comumente afecta as mulheres grávidas.


O seu bebé


O seu bebé parece estar revestido por uma camada de requeijão nestes dias. A substância branca e espessa que protege a pele do líquido amniótico é chamada de vernix caseoso. Quando ele nascer, provavelmente verá algum resíduo de vernix nalguns lugares de difícil alcance como sob os braços, por trás das orelhas e em torno da vagina, se for uma ela...


Outras notícias:

  • O pêlo felpudo, lanugem, que cobriu o corpo do seu bebé durante grande parte da sua estadia no útero está agora quase completamente desaparecido.
  • O seu bebé começa a desenvolver o seu próprio sistema imunológico, ao invés de depender exclusivamente de anticorpos recebidos através da placenta.






A sua vida


Seja você ansiosa, das que planeiam o parto desde a 8ªsemana ou das mais tranquilas, com certeza que já tem uma idéia de como gostaria que o mesmo ocorresse.
Se pretende gritar: "Traga a drogas", permanecer completamente silenciosa durante o nascimento, ou ainda encher a sala de parto com toda a família, armada com câmeras de filmar. Tudo isso depende da sua escolha e do seu parceiro.
A melhor maneira de resolver tudo isto é, em primeiro lugar, escrever um plano de nascimento (um documento informal que deve compartilhar com o seu marido, familiares e cuidadoras como a mãe, sogra, melhor amiga, enfermeira, etc). Muitas coisas podem fazê-la mudar de estratégia, mas a maioria das famílias acham que é uma ferramenta útil. Ter uma cópia impressa do plano no seu relatório médico será útil para os seus cuidadores e dará uma noção para o seu parceiro do que quer que aconteça, pois ele irá falar por si quando as suas contrações a deixarem sem fôlego.
Leve alguma música relaxante no seu MP3 para uso na sala de parto. O que se passa na sala de parto, fica na sala de parto.



Faz bem comer


Coma alimentos ricos em ferro como espinafres, feijão e beterrabas. O ferro é o nutriente que transporta oxigênio das células maternas para as do feto. E, ainda um dos grandes responsáveis pela respiração celular e pelo desenvolvimento da placenta. Para facilitar a absorção desta substância vital, consuma alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e frutas cítricas, em geral.



É bom saber


A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma classificação das práticas comuns na condução do parto normal, orientando para o que deve e o que não deve ser feito no processo do parto. Esta classificação foi baseada em evidencias científicas concluídas através de pesquisas feitas no mundo todo. Leia as Recomendações da OMS ao Parto Normal.



Futuro papá


Se é o principal ou único provedor da casa, prepare-se para pôr a mão no bolso. Tudo que ler sobre a paternidade parece incluir detalhes de algo que precisa ser comprado. É claro que a preparação para esse grande evento é importante, mas a última coisa de que a gestante precisa é de um parceiro mergulhado no trabalho, preocupado em garantir o dinheiro para custos futuros. Avalie a situação com calma e coloque a sua parceira e o bebé em primeiro lugar. Encare com seriedade o papel de provedor, um dos mais antigos do homem na sociedade. Mas também se está a tornar pai e, por isso, não se pode ausentar. Ainda que ache que há pouco a ser feito diretamente pelo bebé neste momento da gravidez, trabalhar até tarde ou conseguir um emprego extra não constitui a melhor saída.






Sem comentários:

Enviar um comentário