segunda-feira, 2 de abril de 2012

20 semanas de gravidez

Boa! Já está na metade do caminho! E no caso de não acreditar que 20 semanas é um marco importante para celebrar, considere que é mais longo do que um semestre na universidade. Parabéns! Esta é também a semana em que poderá ver o seu bebé revelar na ecografia, exatamente, se é ele ou ela.



O seu corpo

Tão temidas pela maioria das grávidas, as estrias cutâneas representam um problema estético muito frequente. Calcula-se que apareçam em 75% das gestações. São mais comuns na primeira gravidez; e,  se não surgirem aí, é raro que o façam depois, salvo que exista um grande aumento de peso, por exemplo, como consequência de uma gravidez múltipla. Podem começar no sexto mês, e aparecem, principalmente, na barriga e nos seios.
As estrias são uma resposta ao estiramento cutâneo. O que acontece é que as fibras elásticas e de colágeno que sustêm e dão resistência à pele rompem e depois forma-se uma espécie de cicatriz. Além do crescimento rápido da barriga e dos seios, sabe-se que as hormônas que se multiplicam na gestaçao  influenciam no seu aparecimento.
Apesar de não ser possível prever quem é que vai ou não desenvolvê-las, a predisposição genética constitui um factor muito importante. Infelizmente não existe uma forma segura de preveni-las quando a mulher tem uma propensão. De qualquer forma, o cuidado da pele é fundamental, pois se a pela estiver seca, as fibras da epiderme rompem com maior facilidade, ocasionando esses desagradáveis sulcos na superfície. Uma boa medida é aplicar regularmente um creme nutritivo, emoliente e hidratante com vitamina A, óleo de amêndoas, e outros compostos especiais para melhorar a resistência cutânea. Esses produtos aplicados diariamente ajudam a pele a manter-se nutrida e hidratada, ou seja, mais preparada para suportar o estiramento. Também é recomendável vestir roupa interior que, sem apertar, apoie a barriga e o peito, para aliviar a tensão.
Outras alterações cutâneas como acne e erupções cutâneas também são comuns durante a gravidez. Portanto, se estiver a ficar marcada como adolescente, pense que não está sozinha; tudo desaparecerá em breve.
O seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após esta semana, deverá crescer um centímetro por semana. Os médicos medem o tamanho do útero para ajudar a traçar o crescimento do bebé. Cada profissional tem a sua maneira de o fazer, mas o objetivo é o mesmo. Ao saber as suas medidas, não tente comparar-se a outras gestantes; pois, como dito, cada médico mede de forma diferente: uns usam o umbigo como ponto de referência; e outros, o osso púbico. Ademais, cada mulher e bebé crescerão em proporções diferentes.


O seu bebé

Esta é a semana a maioria das mulheres recebe uma notícia muito importante, revelada pelo ultrassom.  Se o seu bebé não for tímido, o órgão genital pode ser visto claramente neste ponto.


Outros destaques:
  • Agora o seu bebé já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Muitos bebés já têm uma posição preferida para dormir. Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros com a cabeça para trás. Muitos, nesta idade já tem ciclos de sono e actividades, de modo que pode saber antes da sua chegada se tem uma coruja da noite ou um pássaro da manhã;
  • Se o seu bebé for um menino, os testículos dele descem da pelve para a bolsa escrotal. Se for uma menina, o útero dela está totalmente formado e o resto das suas "partes" estão em desenvolvimento; 
  • A pele do seu bebé agora está a tornar-se mais complexa, formando várias camadas. A epiderme, ou a superfície da pele, possui quatro camas que contêm cadeias de alcance. As camadas que se formam nas palmas das mãos do seu bebé irão formar as suas impressões digitais definitivas;
  • Os pulmões e o sistema digestivo estão quase a completar o seu desenvolvimento. O seu cérebro tem cerca de 30 milhões de neurônios e as suas habilidades de olfato, audição, visão, tato e paladar estão-se a desenvolver cada vez mais;
  • O bebé já está mais receptivo a estímulos externos, isso significa que ele já pode ouvir as coisas que fala, porém, como ele está imerso em líquido amniótico o som da sua voz fica um pouco distorcido para ele, mas mesmo assim ele pode ouvi-la. Portanto, se é daquelas mulheres que gostam de mimar crianças, então já pode começar a mimar o seu lindo bebé;
  • Deste ponto em frente, ele irá destinar a maior parte de sua energia para ganhar peso e, coincidentemente, você também! Neste momento a medida de seu bebé deve variar entre 14 e 16 centímetros, tem aproximadamente o tamanho de uma lata de Red Bull. O peso do bebé agora é de 290 gramas aproximadamente.





 

Faz bem comer

Bananas são ricas em potássio, portanto, evitam câimbras e o cansaço nas pernas. Mas, não coma muito, pois prendem o intestino em caso de excesso.

É bom saber

Como na gravidez tudo fica diferente no corpo feminino, os pés merecem cuidado especial. A mulher precisa escolher um modelo de calçado que seja bonito, pois ela deve manter seu charme e estar realmente bela , mas acima de tudo que lhe ofereça bem-estar e saúde aos pés.
Segundo a ginecologista e obstetra Alba Lúcia Ramos Zucco, desde o momento em que a gravidez for confirmada, a gestante precisa se preocupar com o tipo de sapato que usa. "Durante toda a gestação, os calçados devem ser confortáveis, adequados à estação e devem ter um salto discreto de 2 a 4 cm, e base larga". Para a médica, é preciso evitar as rasteirinhas e os chinelos. "Não são apropriados. O salto é aconselhável - até 4 cm - para melhorar a circulação venosa dos membros inferiores, e facilitar o caminhar".
Um calçado inapropriado pode causar vários problemas durante a gestação, mas não interfere no momento do parto, segundo a médica. "Sem salto, ocorrem dor nas pernas e problemas nas circulações; nos de salto acima de 5 cm ou muito finos, há o aumento do risco de entorses e quedas, que podem causar traumas, tanto para a mãe quanto para o bebé". A ginecologista desmistifica a crendice de que salto alto causa varizes.


Futuro papá

Pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e parto e deve participar, com mãe, em todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes a isso, enquanto outros ficam entusiasmadíssimos. Precisa de participar activamente e tirar todas as dúvidas. O mais importante é que vai compartilhar a experiência com outros afins e perceber que não é o único a sentir medo de ser pai.


4 comentários: