segunda-feira, 2 de abril de 2012

22 semanas de gravidez

Caso a sua lista de actividades a fazer para o bebé parece mais longa conforme sua barriga cresce, não se stress. Combine com o seu marido e, um dia ou um noite por semana, devem fazer algo que não tem nada a ver com o bebé. Que tal assistira  uma peça de teatro e depois sair para jantar?




O seu corpo


Infelizmente, comer por dois não significa beber muitos milkshakes, comer hambúgueres ou gelados; enfim, duplicar a sua ingestão calórica. Uma grávida deve ingerir, em média, 300 calorias extras por dia. Encontrar o requerimento energético ideal é difícil, porque se correlaciona ao peso da mulher antes da gestação, ao ganho de peso, ao período gestacional e à actividade física. De acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs), é necessário um adicional de 300 calorias,  em especial no segundo e terceiro trimestre.
Às vezes é mais fácil para grávidas comer cinco ou seis pequenas refeições por dia, no lugar de três grandes refeições. Certifique-se de manter um stokc de bolachas de àgua e sal, iogurtes e barras de cereais, de modo que sempre tenha algum alimento para mastigar ao longo do dia. Não supra a fome dos seus colegas de trabalho ou do seu conjuge; saceia sua. Esteja atenta para não ficar anémica. Com certeza, o seu médico prestará atenção e, se preciso, receberá um suplemento de ferro para ser ingerido até o final da gravidez.
O seu útero deve estar 2 centímetros acima do umbigo. E, juntamente a ele, poderá notar que outras partes do seu corpo também aumentam de proporção. Por exemplo,  tornozelos e pés podem estar maiores (inchados), especialmente no final do dia. Ao sentar-se, lembre-se de elevar as pernas para melhorar a circulação até aos pés. De alguma forma, é divertido estar grávida; você sente-se bem, e a sua gravidez é facilmente notada.



O seu bebé


As mãos do seu bebe,  têm crescido e estão mais fortes e as terminações nervosas dos dedos estão desenvolvendo o tacto. O seu bebé está a testar as suas novas habilidades tocando no seu rosto e agarrando o cordão umbilical.


Outros desenvolvimentos:
  • Já está criando um pequeno Einstein. O cérebro do seu bebé está a desenvolver-se rapidamente esta semana, e continuará assim até aos cinco anos, então supra as necessidades diárias do seu bebé de Ômega 3;
  • O cabelo do seu bebé agora está curtinho e branco, não importa qual a cor que ficará (preto, ruivo, castanho, loiro). Neste momento o bebé ainda não tem pigmento no cabelo;
  • O seu bebé está a desenvolver o senso do paladar e pode ser capaz de detectar sabores fortes no líquido amniótico. Se pudesse ver o seu interior, veria o seu bebé a meter a língua de fora para saborear e depois a fazer caretas.
  • As unhas dele estão crescidas e cobrem toda a região destinada a elas nos dedos. Os cílios e sombrancelhas também estão finalizados;
  • O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos do seu bebé está a desenvolver-se, e por incrível que pareça, isto fará com que mude de humor nas próximas semanas;
  • O bebé tem uma aparência muito magra, mas bem desenvolvida.  A medida dele(a) esta semana, da cabeça aos pés, deve estar em torno de 27 centímetros. O peso será de aproximadamente 430 gramas.






A sua vida


Já escolheu o nome que dará ao seu bebé? Já pensou que esse nome vai acompanhá-lo para sempre? Analisou quantas vezes ao dia, você, os familiares, professores e coleguas de escola irão pronunciá-lo?
Sabe qual o motivo de tantas perguntas?
O nome é importantíssimo e tem de ser sonoro, bom de se ouvir e, principalmente, que não cause dissabores à criança, no decorrer da vida. Pode parecer absurdo,  mas há alguns nomes que, além de serem horríveis de se pronunciar, também o são de ouvir. Sendo assim, imagine como será a vida do seu filho, ou filha, na escola caso carregue um nome um pouco esquisito.
Sugiro que antes da escolha definitiva, os pais visitem sites interessantes com muitas sugestões, conhecendo o significado do nome.

Curiosidade: Cada casal britânico gasta, em média, 45 horas para tentar encontrar o nome ideal para o filho. O principal motivo da demora é a crença de que a opção certa é crucial para que a criança se dê bem na vida.



Faz bem comer


Não deixe de ingerir muito líquido, de preferência água e sumos naturais. O de laranja é sempre bem-vindo, pois além de não conter muitas calorias, como os refrigerantes, é rico em vitamina C e só faz bem, especialmente se estiver bastante calor na sua cidade.
Não descuide na ingestão de cálcio. Ele é um poderoso mineral que durante a gravidez é essencial para que o bebé desenvolva ossos fortes, um coração saudável, uma boa dentição, um bom sistema muscular, um bom sistema nervoso, enfim para tudo. Se não ingerir a quantidade necessária, o seu bebé retirará o cálcio que necessita dos seus ossos, o que mais tarde pode trazer-lhe grandes problemas de saúde como a osteoporose.
  
É necessária a ingestão de 1.000 mg de cálcio diariamente, pois é o máximo que o corpo consegue absorver por dia. Esta ingestão de cálcio deve iniciar-se antes de engravidar e prolongar-se durante toda a gestação,  e até mesmo depois da mesma. Durante os últimos 2 trimestres e durante a amamentação o seu corpo irá absorver mais cálcio dos alimentos do que quando não se está grávida. Infelizmente muitas mulheres não tomam a quantia necessária. Muitas gestantes  também apenas confiam na ingestão do mineral através de suplementos, esquecendo-se que os alimentos ricos em cálcio também são muito importantes.



Alimentos ricos em cálcio:
  • 1 iogurte magro: 414 mg
  • 1 colher de sementes de sésamo integrais: 88 mg
  • 100 gramas de bacalhau: 225 mg
  • 1 copo de leite magro: 302 mg
  • 1 chávena de brócolos cozidos: 90 mg
  • 110 gramas de iogurte de fruta: 315 mg
  • 100 gramas de brócolos crus: 400 mg
  • 220 gramas de requeijão: 300 mg
  • 2 fatias de pão enriquecido com cálcio: 300 mg
  • 100 gramas de sardinhas: 300 mg
  • 30 gramas de queijo Gruyere: 283 mg
  • 100 gramas de salmão: 211 mg
  • 30 gramas de queijo Cheddar: 202 mg
  • 120 gramas de tofu: 166 mg
  • 1/2 chávena de nabiças: 98 mg
  • 100 gramas de amêndoas: 254 mg
  • 100 gramas de feijão branco miúdo: 476 mg.


É bom saber


Agora que a sua barriga está maior, na hora de conduzir, não deixe que o cinto de segurança fique em cima do abdômen. Obviamente o acessório pode e deve ser usado durante toda a gravidez. mas coloque-o de forma que este esteja em volta da barriga; nunca em cima.


 

Futuro papá


Alguns casais não têm dificuldade para escolherem e concordarem com o nome do bebé; e outros, travam a Terceira Guerra Mundial! Procure numa lista de nomes, algumas ideias e selecione os 10 de que mais gosta. Peça à esposa para fazer o mesmo. Se ainda não sabem o sexo do bebé, escolha nomes para meninos e meninas. Achem os nomes, nas duas listas, que vocês realmente odeiam. Se nenhum sobreviver a essa brincadeira, paciência! Tentem novamente, ou visitem sites de nomes;  na Web, existem vários.



Sem comentários:

Enviar um comentário