segunda-feira, 2 de abril de 2012

24 semanas de gravidez

Nesta altura do campeonato, a realidade de ter um bebé bateu à porta; talvez pelo facto de já não conseguir ver os seus pés! Certifique-se de falar como está se sente com as pessoas mais chegadas e importantes para si; amigas, pais, irmãos, médico,etc. Manifestar as suas dúvidas sobre "ser mãe" vai ajudá-la a se acostumar com a ideia.


O seu corpo

Crescimento de pelos durante a gravidez é outro sintoma maluco e inesperado. Isso acontece devido ao acréscimo de hormônas no seu corpo. Infelizmente, o crescimento de pelos não é limitado à cabeça. Pode começar a notar um cabelo ou outro em alguns lugares diferentes, como bochechas, costas, barriga, buço e queixo. Quiça algum metido a engraçadinho a chame de mulher barbuda.
A boa notícia é que utilizar pinça, cera quente, depiladora e eletrólise é aceito como seguro durante a gestação. A má notícia? Todos os métodos podem doer muito. Então, fique à vontade para ignorar os pelos extras, o seu obstetra não vai julgá-la mal.
O útero encontra-se agora entre 3 a  5 centímetros acima do umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o umbigo está a começar a aparecer... Não se preocupe, ele voltará a seu estado normal logo após o parto.


O seu bebé


O seu bebé não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está a trabar intensamente, a preparar-se para a vida fora do útero, aprimorando os pulmões e a ganhar uns quilinhos. Ele vai ganhar cerca de 200 gramas só nesta semana.


Outros destaques:
  • A situação está a começar a ficar um pouco apertada no interior do útero, conforme o bebé cresce, e vai crescendo mais e mais. As suas costelas, provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ter que lhe dizer isto, mas vai piorar antes de melhorar; 
  • As orelhas do seu bebé estão completamente funcionais agora. Poderá notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno. Ele está a acostumar-se com os sons do quotidiano no interior do útero: o som do seu coração a bater, os seus pulmões inalando e exalando ar, o ronco do seu estômago e até o do pai dele!
  • O bebé ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamã em diferentes tons. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebé e conversar com ele chamando-o pelo nome;
  • O bebé tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa que o seu senso de equilíbrio já funciona e sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé;
  • Nesta fase da gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga e dar chutes e socos fortes.





A sua vida


Pode começar a notar um aperto no seu útero ou no abdômen, conhecido como contrações de Braxton ou Braxton Hicks. Não deve ficar preocupada com essas contrações, pois elas são normais nesta fase da gestação. Elas acontecem devido ao seu útero estar a exercitar-se e a preparar-se para as contrações verdadeiras de trabalho de parto.
Dia após dia pode sentir mais dificuldades em dormir devido a incomodos tais como ansiedade, azia, micção frequente, cãibras e desconforto. Mas, tendo o repouso adequado e seguindo as recomendações que o seu médico lhe receitou, certamente sentir-se-á melhor.

Medo do parto: Não há dúvidas que as suas espectativas para o dia do parto estejam a aumentar. Se vai  tornar-se mãe pela primeira vez, provavelmente, já deve ter pensado sobre o parto ser doloroso ou não. Não se preocupe com isso, pois o seu médico pode ensinar-lhe alguns exercícios de respiração e de relaxamento que irão auxilar-lhe a encararar o parto de uma forma mais tranquila. Além disso, também existem cursos preparatórios para o parto que ensinam as futuras mamãs a prepararem-se para o momento. Portanto, se achar necessário, faça o curso. Certamente ficará muito mais tranquila em relação ao dia P.



Faz bem comer


Aproveite a fase para comer pão de grão com levedo de cerveja e linhaça. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo, e é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre os dois ômegas é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. As células de levedura de cerveja são uma fonte de alto teor protéico;  porém, ao contrário das fontes de proteína animal, têm a vantagem de possuir outros tipos de gordura.



É bom saber


Nascimento Prematuro:

Caso o seu bebé nasça durante esta semana ou até a semana 26 da sua gestação, infelizmente haverá a chance dele não sobreviver. Agora, caso ele nasça após a semana 26, a possibilidade dele sobreviver será bem maior, chegando ficar entre 80 a 90 por cento. Vale a pena ressaltar que os fatores que determinam a possibilidade de sobrevivência do bebé são vários.



Futuro papá


Tire muitas fotos da sua esposa. Mesmo que ela não goste, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha". Peça para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!



Sem comentários:

Enviar um comentário