terça-feira, 17 de abril de 2012

42 semanas de gravidez

Pode até parecer uma piada cruel, mas realmente vai dar à luz logo logo. A maioria dos médicos não permitirá que as mulheres passem mais de duas semanas do dia estipulado do parto, então o final está realmente em perspectiva e poderá finalmente abraçar o seu bebé.







O seu corpo


Deve estar a perguntar-se o que é que eu fiz para este bebé demorar tanto para nascer? Não desespere. Está desconfortável e ansiosa, mas o seu bebé está tão incrivelmente confortável no seu útero (que outro motivo ele teria para não sair!). Tente relaxar.


O seu bebé


10% das mães de primeira viajem chegam até a 42ª semana. O seu bebé de quatro trimestres pode nascer com descolorações na pele, como partes secas, pele a descascar ou uma irritação avermelhada. Mas isto é completamente inofensivo, não se preocupe. A boa notícia é que bebés nascidos na 42ª semana têm mais cabelos. Pode comprar mais lacinhos para os cabelos, se estiver à espera de uma menina.
No nascimento o seu bebé demonstrará 70 diferentes reflexos primitivos. Nesta semana o seu bebé deve medir cerca de 52 cm e pesar mais de 3,5kg.


A sua vida


Nesta semana o seu bebé nasce por bem ou por cesareana! Passe algum tempo nesta semana a refletir sobre a sua gravidez. Escreva algo no seu diáro ou uma carta para o seu bebé ler quando completar 18 anos. Até porque, se não escrever agora, vai-se esquecer de muita coisa.
Já que está a escrever, aproveite para escrever uma carta para a sua mãe, ou outra mulher especial na sua vida. Não vai acreditar em quantas vezes nos próximos anos vai pensar,"Agora sei como ela se sentia".

 

Faz bem comer


Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoitos integrais. Escolha carnes magras como o peito de frango ou carne vermelha de segunda qualidade ou ovo preparado sem adição de óleo.Não se esqueça de hidratar o seu corpo! Segue a recomendação de 2 litros de liquidos por dia.


É bom saber


O líquido amniótico tem uma importância maior na vida do seu bebé que provavelmente imagina. "É uma das funções vitais do feto", diz Frederico Peret, diretor da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais.

Além de preencher a bolsa, auxilia na alimentação do feto e reduz o impacto no caso de quedas. Quando está no volume normal, ajuda o bebé a exercitar movimentos e articulações. "Até ao quarto mês de gestação, é produzido pela placenta e membranas que envolvem a bolsa. A partir do quinto mês, é feito pelos rins do bebé, exercitando os aparelhos digestivo e respiratório da criança", explica Ricardo Barini, coordenador do Serviço de Medicina Fetal da Unicamp.

A renovação total do líquido é constante, ocorre entre 18 e 24 horas. Até ao fim da gestação, o volume tem cerca de 700 a 1 litro, e vai diminuindo quando o parto está próximo. Nos primeiros meses de gestação, ele é claro e transparente, e no fim da gravidez,turvo e leitoso. A alimentação da futura mãe, assim como consumo de álcool, tabaco e medicamentos podem modificar o líquido amniótico.


Futuro papá


Quando o bebé vier ao mundo, o seu relacionamento provavelmente vai mudar. Agora é a hora de cimentar o amor que têm um pelo outro. Lembre-se de que, apesar de agoram serem mamã e papá, continuam a ser companheiro e companheira. Não deixe a chama do amor apagar-se!



Sem comentários:

Enviar um comentário