terça-feira, 10 de abril de 2012

33 semanas de gravidez

Sente-se grande, mas definitivamente não se sente no comando, uma vez que o bebé parece estar a apoderar-se do seu corpo. Levanta-se várias vezes por noite para ir ao wc? É apenas um treino até chegar o período de se ter de levantar para alimentar, trocar o bebé e todos os acompanhamentos. Com uma diferença: Fazer carinhos ao bebé nos seus braços para alimentá-lo é bem melhor do que do que ir ao wc pela sexta vez, no escuro.







O seu corpo


Neste ponto provavelmente está preocupada com o trabalho de parto. Pode até imaginar como gostaria que fosse a sequência de eventos: as contrações são breves e indolores e, num empurrão, aparece o seu bebé com um suave fundo musical. Isso é fantasia, mas o importante é ser flexível e preparar-se para pequenas surpresas que podem ocorrer. Além disso, mantenha uma mente aberta, na medida do uso de medicação e quem a vai ajudar quando a hora chegar.
Pesquise suas opções de analgésicos. Existem inúmeras opções naturais, além de opções de medicamentos para aliviar dores do parto. Agora seria um bom momento para decidir quem quer na sala de parto consigo. Não aconselhamos convidar alguém que a deixe envergonhada ao ver o que está a acontecer "lá em baixo."
Também pode querer começar a pensar sobre o que irá colocar na sua mala para ir para o hospital.



O seu bebé


A grande novidade desta semana é que o sistema respiratório do bebé está quase completamente maduro. Isso significa que se o seu bebé nascesse nesta semana, seria provavelmente um bebé saudável com apenas uma pequena ajuda dos profissionais de saúde.


Algumas das características específicas são:

  • O seu bebé pode agora detectar luz e saber a diferença entre a noite e o dia (claro que essa capacidade irá milagrosamente desaparecer depois de nascer quando ficar a noite toda acordado). As pupilas irão contrair e dilatar em resposta à luz. Se ligar uma lanterna em direção à sua barriga, o seu bebé pode "fugir" para longe da luz, como se dissesse: "Para com isso, mãe. Isso é muito chato."
  • Os ossos do crânio do seu bebé são macios e ainda não estão fundidos em conjunto. Noutras palavras, agora não é hora de o ensinar a dar cabeçadas numa bola. Esta flexibilidade permite que os ossos se sobreponham, possibilitando a viagem para baixo, no apertado canal do nascimento (dando origem à surpreendente cabeça de cotonete que o seu bebé irá ter nos primeiros dias pós-parto. Não se preocupe, é absolutamente normal e é para isso que inventaram os chapéus).
  • O seu filho vai continuar a armazenar uns gramas, ganhando cerca de 220 gramas por semana daqui para frente .
  • O seu bebé pesa cerca de 2050 gramas, o mesmo de um pato adulto, e tem cerca de 44 centímetros de comprimento.




A sua vida


Anunciar o nascimento do bebé estará lá em baixo na sua lista de prioridades uma vez que o bebé, mas é bom elaborar um plano agora.
Crie uma lista de e-mails para que possa enviar a todos de uma só vez, pois é a maneira mais fácil de avisar as pessoas sobre o seu novo bebé. Anexe uma foto digital do seu novo filhote de modo a que todos possam ver se sai à mãe ou ao papá.

 

Faz bem comer


Aprecie o sabor dos temperos. Tomilho fica óptimo em verduras e frangos. Louro combina com carnes e ensopados. Um pouco de erva-doce, sálvia e manjericão realça o sabor de sopas e saladas. Experimente um molho com iogurte desnatado, mostarda e molho inglês. É muito menos calórico do que a maionese tradicional.


É bom saber


Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida. Deixe a mala do bebé e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência.
Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebé. Organize o quarto do bebé.
Deixe com alguém os telefones de pessoas que quer que sejam avisadas do nascimento do seu filho.



Futuro papá


As mães não são as únicas a achar que precisam arrumar a casa para a chegada do bebé. Conheça algumas dicas para canalizar a sua energia enquanto espera o grande dia:
  • A mãe deve estar a montar a lista de avisos do nascimento do seu filho(a). Agora é o momento para saber quem deve ser avisado. Ajude-a.
  • Visite amigos que têm bebés e ofereça-se para ajudar nas tarefas, como segurar no bebé ou trocar a fralda. Quanto mais confiança tiver na execução dessas tarefas básicas, maior será o seu envolvimento e mais rápido o seu processo de criação de laços afectivos.
  • Limpe o quarto do bebé e ajude nas tarefas da casa. Actividades físicas, como cuidar da decoração do quarto, podem ser excessivas para a gestante no final da gravidez, mas o pai não tem desculpas.
  • Faça o percurso até a maternidade e descubra o tempo necessário para chegar lá. Procure caminhos alternativos para os horários de maior tráfego.
  • Se a maternidade está aberta para visitas, marque uma hora e vá com a sua esposa: esta medida aumenta a confiança e o conforto dos pais.
  • Cuide-se. Alimente-se adequadamente, durma bem e pratique exercícios. Em breve, a sua esposa e o seu bebé exigirão grandes doses de energia.
  • Conforme a data prevista para o parto se aproxima, talvez seja preciso mudar a sua rotina de trabalho para estar sempre por perto da sua esposa. Tenha sempre consigo o seu telemóvel ou deixe os números de telefone onde pode ser encontrado. Adie as viagens longas e, sobretudo, mantenha a calma.




Sem comentários:

Enviar um comentário