quarta-feira, 4 de abril de 2012

30 semanas de gravidez

Caso ainda não saiba, é tempo de se informar sobre todo o procedimento e o que deve fazer durante o parto. Pode querer saltar esta parte, mas é bom conscientizar-se: ir na ignorância é pior ainda! Então, é melhor agir.
Ter aulas de parto é comparável às do Ensino Regular, e estar preparada para as provas é tão importante quanto se  preparar para o parto, principalmente por poder ser comparado, muitas vezes, a uma "prova surpresa".



O seu corpo


Por mais que esteja a aproveitar para ganhar peso como um lutador de sumo e a estar inchada da cabeça aos pés, há razões para prestar muita atenção tanto a um quanto a outro. Pré-eclâmpsia, ou toxemia, é uma grave condição e potencialmente fatal, ocorrida em numa pequena percentagem de gravidezes. É extremamente importante que as mulheres reconheçam os sinais e entrem em contacto com o médico, imediatamente, se um ou mais dos sintomas estão presentes.
Embora a pré-eclâmpsia seja potencialmente muito perigosa, quando devidamente tratada, pode ser controlada por isso não vale a pena entrar em pânico, esteja apenas atenta.


 Alguns sinais de pré-eclâmpsia:
  • Extremo inchaço,
  • Dores de cabeça,
  • Pressão arterial elevada
  • Hemorroidas, 
  • Súbito aumento de peso.


Com evitar as homorroidas:
  • Ter uma alimentação saudável rica em fibras, 
  • Praticar actividades físicas,
  • Beber pelo menos 2L de àgua por dia,
  • Banho de banheira durante cerca de 10 minutos com água morna, várias vezes ao dia, pode ajudar, e é importante também evitar a prisão de ventre.
(As hemorroidas surgidas na gravidez geralmente não são graves e tendem a desaparecer ou regredir, depois do parto).


O seu bebé

Grandes notícias para o cérebro do bebé esta semana: A cabeça dele está a crescer, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebés já reagem a sons até a 30ª semana.


Outros destaques desta semana:
  • O bebé está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume diminuirá à medida que ele cresce e preenche o útero. Ele consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e pode até mesmo acompanhar uma fonte de luz;
  • Depois de nascer, seu bebé irá manter os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, reagirá às alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância. Como estará com ele o máximo possível no colo, essa será a posição perfeita para que o bebé consiga vê-la;
  • As unhas estão finalmente prontas, provocando aos seus pais grande temor e angústia na primeira vez que terão que cortá-las. Tornar-se-á mais facil com o tempo. Em adição, a medula óssea trabalha a pleno vapro na produção dos glóbulos vermelhos. Confiem em nós, essa é uma boa nova;
  • O seu bebé também se prepara para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Na sua próxima consulta, se o seu médico fizer uma ultra-sonografia, ele lhe dirá em qual posição está. Caso o seu bebé esteja na posição pélvica (de cabeça para cima com os pés para baixo), não se deverá preocupar, pois ainda haverá 10 semanas para ele mudar de posição;
  • Seu bebé não ganhou muito peso ou altura, nesta semana, pois a maior parte da energia tem sido canalizada para o cérebro.




A sua vida


Caso planeie voltar ao trabalho após dar à luz, ou mesmo depois da licença-maternidade, eis o momento de investigar diferentes opções de cuidados para crianças: creche, ama, avó, tias, etc. Pode parecer um pouco cedo para pensar sobre isso agora, mas algumas creches altamente desejáveis podem ter listas de espera, além de se demorar várias semanas para encontrar a ama correcta.
Confira os seus benefícios na empresa em que trabalha; algumas têm creche no local, e outras, subsidiam uma próxima ao local de trabalho, de modo que não tenha que pagar o preço integral. Essa é uma decisão difícil para muitas famílias: como balancear as realidades financeira e profissional com as necessidades pessoais da sua família?
Todas as decisões são tarefas pesadas, e o que pode funcionar para uma nova mãe pode não dar certo para outra. Como todas as grandes decisões da vida são melhor decididas durante as refeições, porque não partilhar um mega sundae com o seu marido para discutir sobre o assunto? Um chantili extra, provavelmente, ajudará a tomar uma decisão sentata.

 

Faz bem comer

Procure ingerir aspargos, em forma de salada ou em conserva. É  um alimento muito nutritivo que contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), betacaroteno (pró-vitamina A), além dos minerais cálcio, ferro e fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte actividade anticancerígena.

 

É bom saber

A necessidade nutricional do bebé durante o terceiro trimestre é altíssima. Mantenha os olhos bem abertos à sua alimentação e não desista, nem se canse, de comer alimentos saudáveis e ricos em proteínas, principalmente agora. Vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (aproximadamente 200 mg de cálcio é depositado no esqueleto do bebé,  a cada dia) formam a sua lista de prioridades. Neste período, o esqueleto do bebé modifica-se, os seus ossos tornam-se mais duros; e cérebro, músculos e pulmões alcançam a maturidade.


Futuro papá

Caso ainda não saiba o sexo do bebé,  a sua familia pode estar a fazer vários testes e a desenvolver inúmeras teorias para advinhar. Algumas dessas são muito engraçadas; por exemplo: se o pai é o mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é o mais calmo, então é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz nada, é menina; se o pai ganha peso junto com a mãe, é menino; se perde  peso é menina.



Sem comentários:

Enviar um comentário