segunda-feira, 2 de abril de 2012

23 semanas de gravidez

Tem a gravidez sob controle: sente-se bem, está linda, come satisfatoriamente e bebe bastante água. Tudo é fabuloso; é como se fosse o seu aniversário todos os dias. As pessoas tratam-na de forma impressionante, deixam-na passar à frente na fila do banco, do mercado, entre outras gentilezas. Ok, talvez isso  não aconteça todos os dias, mas estar grávida faz sentir-se muito especial todos os dias, mesmo que alguém no autocarro não lhe ceda um lugar.


O seu corpo


Facto: Transporta vários quilos de peso extra, localizado não só na barriga, mas no seu sutiã também. Quem é o maior responsável por carregar todo essa carga extra? Os senhores ombros e as senhoras costas. Não sofra em silêncio e receba doce alívio. 
Mesmo no início da gravidez, a dor nas costas pode ser bem chata e, quando chegar a metade da gestação, esqueça-a. Uma bolsa de gelo ajuda a aliviar parte da tensão. Existem algumas abordagens alternativas, como a acupuntura e a massagem que podem auxiliar no alívio da dor. Ademais, ter alguém para esfregar as suas costas e fazer uma massagem por uma hora a fará sentir-se muito bem. Se sentir muita dor na parte inferior das costas e nos quadris, poderá desenvolver um problema ciático. Verifique com o seu médico.
Seu bebé ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Por isso, vê o abdômen mover-se. O útero está cerca de 5 centímetros acima do umbigo. Se anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, "faz parte". Procure ficar bem consigo mesma.



O seu bebé


O seu bebé ainda terá um bom tempo até os pulmões estarem prontos para o ar e, por enquanto, ele pratica a "respiração" com líquido amniótico, sugando e expelindo.


Outros destaques desta semana:
  • Neste ponto a produção de gordura está no automático e isto vale para si também. O seu bebé irá basicamente duplicar de peso ao longo das próximas quatro semanas! Ficará feliz em saber que o mesmo não se aplica a si;
  • O seu bebé está a começar a parecer-se mais como um recém-nascido, conforme a pele se torna menos transparente. O corpo dele está a ficar mais proporcional, apesar da cabeça ainda estar grande em comparação ao corpinho;
  • Como a audição do seu bebé está mais apurada, pode começar a conversar com ele. Há pessoas que pensam que conversar com o bebé é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebé ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo, além disso ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o papá também;
  • Os lábios estão formados e os olhos também, mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.





A sua vida


Aquelas sonecas até quase ao meio-dia no domingo, em breve, não passarão de uma doce recordação, isso vale para o futuro papá também. O bebé funcionará como um despertador; acostume-se a isso! E creia, colocá-lo para dormir após o almoço será recompensador.
Quanto a dormir, tenha certeza de que o bebé esteja confortável. Confira algumas dicas em sites da especialidade na hora da escolha do berço.

 

Faz bem comer



Características e benefícios da aveia:
  • É um alimento rico em fibras, sendo que o seu consumo regular contribui para o bom funcionamento do intestino e ajuda a evitar a constipação intestinal, popularmente conhecido como "intestino preso";
  • O seu consumo auxilia na redução do colesterol;
  • Pode ser encontrada sob a forma de flocos, farelo e farinha;
  • É bem utilizada na culinária, na confecção de bolos, biscoitos e também em sumos de fruta e vitaminas;
  • Praticamente não possui gosto; portanto, é ideal para acompanhar outros alimentos;
  • Existem várias espécies de aveias.
  • É um cereal consumido pela humanidade desde a Antiguidade;
  • Recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 30 gramas por dia;
  • Para uma noite tranquila, os nutricionistas recomendam banana com aveia antes de dormir. O prato é rico em triptofano, um aminoácido importante para estabilizar o sono.


É bom saber


O maior dos vilões de acidentes domésticos é o berço, segundo o psicólogo, membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo) e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Francisco de Paula Nunes Sobrinho. O pesquisador fez um levantamento em três hospitais do estado do Rio de Janeiro - dois na Região dos Lagos e um no Centro. Ele tentava apurar como as crianças se magoavam e concluiu que as falhas de projecto contribuem para os incidentes. "Os acidentes que envolvendo o berço podem ocasionar óbitos ou seqüelas incapacitantes nas crianças", alerta.
Segundo ele, a maioria dos eventos acontece na faixa etária de oito meses a quatro anos. Entre as ocorrências que envolvem o berço, as mais comuns são a queda, a criança prender a perna, o braço e até a cabeça, causando asfixia, choque contra as grades laterais ou roer a tinta da madeira, muitas vezes tóxica, pois contém chumbo, substância que pode contribuir para a deficiência mental. "Os bebés têm o centro de equilíbrio de massa corporal numa posição mais elevada em relação à sua base de sustentação, o que favorece as quedas do berço", explica Nunes.


O berço:


  • A distância entre as barras verticais deve ser pequena, a fim de  evitar que a criança caia por entre elas ou que enfie a sua cabeça;
  • O deslizamento da parte lateral deve ser protegido por duas travas separadas; isso impedirá que outras crianças consigam baixá-la;
  • A altura da grade lateral deve ser suficiente para impedir que a criança salte;
  • O colchão precisa ser firme e acoplar-se às laterais.


  • Futuro papá


    Faça uma tarefa doméstica de surpresa, ou convide a sua esposa para descansar enquanto prepara um bom lanche, ou saiam para jantar fora. Deixe-a saber o quão especial ela é para si.





    Sem comentários:

    Enviar um comentário