quarta-feira, 11 de abril de 2012

35 semanas de gravidez

Agora que o dia P (dia do parto) está prestes a acontecer, talvez comece a ficar um pouco nervosa só de pensar na dor que sentirá. Mas, ao invés de pensar nas dores, mantenha o foco na felicidade que sentirá quando vir o lindo rostinho do seu bebé pela primeira vez.


O seu corpo


O seu bebé ocupou praticamente toda a sua barriga agora. Ao longo dos últimos meses, ele tem esmagado e apertado todos os seus órgãos afim de ter espaço para se desenvolver. A qualquer momento, ele fará o último movimento e empurrará o seu coração para cima e para a esquerda para ganhar mais espaço para si próprio.
Antes de todas as coisas desta gravidez, o seu útero era uma bolinha do tamanho do seu punho e estava bem guardadinho atrás da sua pélvis. Hoje, ele tem o tamanho de uma melancia e vai até as costelas.
Neste ponto da sua gravidez todo o sangue foi para o seu ventre. Cerca de 1/6 do volume de sangue total do seu corpo está a circular em torno dos vasos no seu útero. Eis a razão de se sentir zonza!
A partir desta semana, visitará o seu obstetra semanalmente. Em cada visita provavelmente implorará que lhe digam quando o seu bebé chegará. Infelizmente, o palpite dele é tão bom quanto o seu. Mesmo que esteja com dilatação, não se pode dizer exactamente quando o bebé fará a sua aparição (a menos que tenha uma Cesariana programada).


O seu bebé


Nesta semana estão a ser dados os toques finais à sua mini-obra-prima, sendo que a maior parte do desenvolvimento do bebé é dedicada a ganhar peso. Embora os movimentos do bebé possam se tornar menos regulares, ele pode dar a sua última cambalhota logo, para se colocar na posição de nascimento, ou seja, de cabeça para baixo.


Outros factos interessantes:

  • O seu bebé talvez não consiga mais dar os soquinhos e chutinhos que estava acostumado a dar-lhe devido ao espaço limitado dentro do útero nestes dias. Provavelmente sentirá mais mexe-mexe, estica e puxa e manobras do que socos e chutes. Com o ganho de peso ele adquire uma camada extra de gordura, que criará aquelas covinhas fofinhas nos cotovelos e joelhos.
  • O fígado dele já começou a processar os seus resíduos, para que saiba a que órgão agradecer quando ele tiver a sua primeira explosão até às costas da roupinha dele. Dizem que o cocó do nosso bebé não tem um cheiro desagradável. Não caia nessa, em poucos dias descobrirá que isso não é verdade.
  • As unhas do seu bebé estão a crescer tanto que podem-se enrolar acima das pontas dos dedinhos das mãos e pés dele antes de verem um corta unhas. Logo que venha ao mundo já precisará de uma manicure-pedicure!
  • O seu bebé deve estar com aproximadamente 48 centímetros e 2,5kg.





A sua vida


Caso não esteja nem um pouco assustada com a dor que ocorre durante o parto, então, ou é muito corajosa ou está em completa negação. Para aquelas que estão com medo, isso é completamente normal. Mantenha em mente que não é a primeira mulher a dar à luz. Pode não parecer, mas as mulheres têm dado à luz há séculos (e muitas delas sem anestesia). O melhor modo de controlar o medo do desconhecido é educar-se sobre o processo do parto e pesquisar as suas opções.
Conversar com outras mulheres que já tiveram essa experiência ajuda a acalmar os medos. Bastam apenas algumas semanas às mulheres com os seus bebezinhos e nenhuma delas sequer lembará da dor que sentiram.

Faz bem comer


Cálcio e mais cálcio. Dentro ou fora da gravidez, auxilia na coagulação sanguínea. Com o fósforo, ajuda a formar ossos e dentes, atenua a fadiga muscular, defende contra infecções e contribui para manter o equilíbrio de ferro no organismo. A sua deficiência na gestação acarreta cáries, cãibras e inchaços. Está no leite e derivados, nos peixes, trigo, avelãs, amêndoas, feijão branco, soja e ovos.


É bom saber


Cante bastante para ele nesta fase e perceba após o nascimento que, enquanto canta a mesma canção do período de gestação, ele vai demonstrando reconhecimento. O seu bebé vai adorar dormir a ouvir a mesma canção. 
Uma boa dica também é saber o momento certo de ir para a maternidade. Se chegar muito cedo, irão mandá-la de volta para casa.
Planeie a sua rota para a maternidade. Nós sabemos que sabe como chegar lá, mas crie uma alternativa em caso de engarrafamentoe ou obras. A última coisa que precisa no momento do parto é de se preocupar com a sua rota para a maternidade, tenha caminhos alternativos.
Para a sua tranquilidade, algumas maternidades oferecem cursos para gestantes, nos quais são explicados os benefícios do parto natural, quando se deve optar por cesareana, dicas sobre aleitamento materno e os cuidados iniciais com o seu bebé (banho, troca de fralda, roupas adequadas). Verifique na sua cidade se existem tais cursos.

 

Futuro papá


Acima de tudo, seja realista na hora de avaliar a sua situação financeira. Ao mesmo tempo que este não é o momento mais adequado para satisfazer desejos antigos e comprar, por exemplo, aquele carro desportivo dos seus sonhos, o seu bebé precisa muito mais de amor e de atenção do que da sua carteira. O equipamento básico necessário para satisfazer o bebé custa muito pouco. O seu filho não vai notar se o carrinho não for novo em folha ou de última geração, mas sentirá muita falta do seu amor e da sua presença. Essas questões delicadas sobre carreira e cuidados com a criança não precisam ser decididas durante os meses de gestação. Reserve tempo para se adaptar às mudanças que o aguardam e tudo aquilo que parece ser um obstáculo imenso assumirá proporções bem mais suaves.




Sem comentários:

Enviar um comentário