quinta-feira, 12 de abril de 2012

36 semanas de gravidez

Faltam cerca de 28 dias, está quase no final da gestação e no começo da sua nova vida. Termine a sua preparação final fazendo o stock de fraldas, pomadas para assaduras, a lavar macacões, bodies, vestidinhos e a garantir que o quartinho está pronto para receber o seu bebé. Desta forma, mesmo que o bebé chegue antes do tempo, estará pronta. Certamente toda a mãe, principalmente aquelas de primeira viagem, sentem-se amplamente despreparadas, não importa quão operacional o quarto esteja, mas ao menos não faltarão fraldas!


O seu corpo


Achava que não suportava mais  os pontapés do seu bebé nos seus pulmões e estômago, pois bem, ele vai fechar com chave de ouro! Este processo é chamado de encaixamento, que provavelmente vai tornar a sua respiração mais fácil, porém com a cabeça do seu bebé apoiada na sua bexiga vai aproveitar esse novo fôlego para caminhar até ao wc.
Com a descida do seu bebé, poderá descansar com a certeza que a sua gravidez estará terminada nas próximas semanas. Tenha a certeza que conhece os muitos sinais e sintomas do parto para que não seja apanha de surpresa.


O seu bebé


O seu bebé continua a ganhar peso a uma média de 250 gramas por semana. Ele deve pesar cerca de 3 kg e medir 49 centimetros. Esse ganho de peso irá ajudá-lo a regular a temperatura corporal logo que deixe o útero climatizado. Na verdade o seu bebé terá 15% de gordura no momento do nascimento. Ainda no útero, seu bebé pode ouvir, sentir, tocar e ver. A única coisa que o separa de viver no mundo externo é algo chamado canal de parto.


Outros destaques:

  • As gengivas do seu bebé estão firmes, com espinhos que se parecem de alguma forma com dentes, ainda que as suas verdadeiras pérolas brancas só irão aparecer por volta dos três meses a um ano de idade. Quanto mais tarde melhor, para ele e para si, principalmente se ele mamar no seu peito.
  • O seu bebé tem padrões definidos de sono e vigília, abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebé recém-nascido faria.






A sua vida



Pode achar um disparate ter uma cadeirinha para o bebé no carro sem ter ainda bebé, mas caso ele decida aparecer mais cedo, ficará feliz por tê-la. Afinal com a legislação em vigor não poderá sair da maternidade sem ela! Certifique-se que sabe instalá-la correctamente e também que sabe colocar o seu bebé nela de forma correcta.
Agora que está literalmente por um fio, está provavelmente em casa. Pare de limpar a casa por um minuto e tome um banho ou vá nadar. Usufrua da sua gestação; curta a sua barriga pois brevemente irá desaparecer. Além de mais, sentir-se-á um milhão de quilos mais leve na piscina e um bom banho vai suavizar as suas dores nas costas, pés, pescoço, quadris, etc.

 

Faz bem comer


Deveria consumir cerca de 2400-2800 calorias por dia. Como normalmente o intestino fica preguiçoso, devido à posição do útero sobre o intestino e a diminuição da activade física, é necessário aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes, vegetais, pão integral, frutas (papaia, laranja, uva, abacaxi, etc).
Também não se esqueça de ingerir muitos líquidos. Os líquidos auxiliam na hidratação da pele, das unhas e também no bom funcionamento do intestino. Recomenda-se que beba de 2 a 3 litros de líquidos por dia, no intervalo das refeições. Pode ser água, chá e sumos de frutas naturais.


É bom saber


Tem receio de ir ao dentista porque está grávida? Saiba que este período merece atenção especial dos dentes. Isto porque, com as alterações hormonais na gestação, não é raro surgirem problemas na boca.
Segundo um estudo da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, ao acompanhar 372 gestantes de São José do Rio Preto, cerca de 72% delas tinham algum problema nos dentes. "A maioria apresentou sangramento gengival, que pode ser evitado com uma boa higiene bucal em casa e visita ao dentista", afirmou Ana Rosa Kuymjian Albieri, cirurgiã-dentista e autora do estudo. Outro contratempo comum entre as entrevistadas foi o surgimento de cáries. "Há grávidas que escovam menos os dentes por causa dos enjoos. Outras alimentam-se mais vezes ao dia, sem fazer a higienização adequada", diz Ana.
Já outro estudo realizado por pesquisadores das Universidades Case Western Reserve e Yale, nos Estados Unidos, concluiu que problemas dentais podem causar partos prematuros. Por essas razões, o melhor é prevenir-se e visitar o seu dentista regularmente.

 

Futuro papá


Muitos homens lamentam a distância que existe entre eles e os próprios pais. Ao olhar para trás, costumam dizer que os seus pais eram ausentes na sua infância, o que deixou marcas para o resto da vida. Ainda que os motivos para esse afastamento (em geral a necessidade de ganhar dinheiro para sustentar a família) sejam de fácil compreensão, fica uma cicatriz no relacionamento que envolve a pergunta "Como teria sido se a presença fosse maior?". Esses sentimentos mostram a importância dos pais estarem presentes e actuantes durante o desenvolvimento do filho. Desde já reserve tempo para o seu filho e para a sua família.



Sem comentários:

Enviar um comentário