quinta-feira, 5 de abril de 2012

31 semana de gravidez

Acaba de começar a contagem com um único dígito, pois há apenas nove semanas à frente! Faça uma lista do que gostaria de fazer neste período. Veja o mais novo filme indicado ao Oscar, ouça a sua banda predileta, vá almoçar com a sua melhor amiga... Que tal um encontro romântico com o marido? Seja o que for, é melhor que o faça logo, pois em breve o bebé vai nascer!


O seu corpo

A sua mente pode não sentir, nem perto, mas já está pronta para a chegada do bebé, contudo, o seu corpo ainda faz o seu longo preparativo. Uma das maneiras de se preparar é "praticar" o trabalho de parto com as contrações de Braxton Hicks. Felizmente, são geralmente indolores, embora um pouco chatas, uma vez que podem ocorrer frequentemente: no meio da noite, durante uma reunião importante, quando estiver a ver a novela, etc.
Devido às contrações Braxton Hicks sentirá um repentino aperto no útero. Essa é apenas uma pequena prévia do que sentirá com as verdadeiras contrações. Elas, geralmente, começam a ficar perceptíveis em torno do oitavo mês e podem ficar muito fortes até ao final da gestação.
Embora não se possa livrar das contrações Braxton Hicks, existem algumas providências a tomar para se sentir mais confortável, como praticar algum exercício suave (caminhada) ou tomar um banho morno e relaxante. Devido à pressão do diafragma pelo útero poderá sentir dificuldade em respirar. Mas, antes do fim da gravidez, essa situação vai melhorar. Após a trigésima quarta semana, especialmente se esta não é a sua primeira gravidez, voltará a respirar normalmente: é quando o bebé desce, preparando-se para o dia em que finalmente virá ao mundo.

O seu bebé

A partir de agora, o seu bebé continuará a ganhar cerca de 230 gramas por semana até pouco antes do nascimento, embora pareça ser muito mais a cada passo que der.

Outros destaques desta semana:
  • Devido ao crescente limite de espaço, os braços e pernas do seu bebé ficam bem próximos do corpo; essa posição é conhecida como a posição fetal.
  • Ele agora pode processar as informações de todos os cinco sentidos, então vai estar tudo pronto para cheirar o purê de batatas, saboreá-lo, sentir a textura de quando o colocar nos seus cabelos, ouvi-la ralhar para tirar as mãos sujas de batata da cabeça e, em seguida, até ver o flash da câmera a registrar esse momento;
  • Até agora, os pulmões do seu bebé são o único sistema que não está totalmente maduro. Eles precisam de um pouco mais de tempo, antes de poderem sair para o mundo;
  • Seu bebé pesa cerca de 1600 gramas e mede um pouco mais de 40 centímetros.






A sua vida


Conversar o dia todo com o bebé pode parecer solitário. Fazer novas amizades com outras mães é uma boa ideia. Passar tempo com as antigas amigas também é óptimo. Cultive as suas amizades. Muitas amigas podem querer fazer parte do seu dia-a-dia; portanto convide-as para uma caminhada no parque.


Faz bem comer

Como normalmente o intestino fica preguiçoso, principalmente no final da gestação, pela posição do útero sobre o intestino e pela diminuição da actividade física, deve-se aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras e legumes crus, frutas (mamão, laranja, uvas, abacaxi...), cereais, pão integral e farelo de aveia.



É bom saber

Uma das grandes vantagens de se exercitar enquanto se está grávida é que realmente ajuda o seu corpo a enfrentar o desafio do parto, que se torna realmente mais fácil, assim como a recuperação pós-parto que ocorre mais rapidamente.


Futuro papá

A mãe pode-se queixar muito dos desconfortos desta fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha, fazendo massagens nas costas e nos pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para si. Incentive-a a dormir de lado, caso ainda não use essa posição, pois é a melhor. É cada vez mais difícil de dormir confortavelmente conforme chega o final da gravidez.
Lembre-se: sua mulher precisa que esteja ao lado dela. O que fizer por ela também estará a fazer pelo seu filho. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.



Sem comentários:

Enviar um comentário