sábado, 24 de março de 2012

9 semanas de gravidez

Caso nunca tenha tido um diário ou um blog, faça a si mesma um favor e inicie um, hoje! Porque, apesar do facto de que a sua gravidez ser literalmente tudo o que você pode agora pensar neste momento, logo que der à luz, quase não se lembrará de como era estar grávida, excepto talvez aquelas semanas gastas com a cabeça na sanita. Além disso, manter um diário irá ajudá-la a apreciar todo o trabalho incrível que os seus órgãos estão a fazer. Se vai gastar nove meses gerando um milagre, talvez seja bom documentá-lo.

 

O seu corpo


Neste momento, pode-se parecer mais como uma modelo da Victoria's Secret do que com uma grávida. Um dos lados positivos, ou negativos, dependendo do número de sutiãs  que usava antes, é um peito mais voluptuoso. Habitue-se. Provavelmente, eles ainda vão crescer mais, e isto é ainda antes de ter leite. O seu parceiro pode excitar-se pelo novo formato dos seios.
Contudo, associado ao aumento de tamanho, virá a dor e sensibilidade. É bom dizer ao seu marido: "É bonito de olhar,mas não de tocar". Use um sutiã que dê suporte às suas mamas, sem apertá-las; e sentirá alivio. A sua cintura aumentará também, e ainda pode apresentar um pouco de azia e 'empanturramento' após as refeições. O seu corpo está a adaptar-se às hormonas da gravidez; o estrógeno e a progesterona aumentam os seus níveis sanguíneos, cerca de 10 vezes em relação aos níveis antes da gravidez. Não se preocupe se notar mudanças no mamilo. Quase tudo é normal, mesmo que pareça anormal. Aproveite o novo visual enquanto dura (ou não se preocupe... não é permanente). Depois da gravidez, provavelmente o busto voltará às proporções iguais àa de antes.


O seu bebé

Grandes notícias! Vai ser capaz de ouvir os batimentos cardíacos esta semana com a ajuda de uma ultra-sonografia, um dispositivo capturará o som do coração do bebé, tuctuc. A primeira vez que ouvir coração do bebé, o seu próprio poderá saltitar, é a primeira prova verdadeira de que há alguém a crescer no seu útero! Se não consegue ouvir os batimentos cardíacos, não se preocupe, o seu médico verificará novamente em apenas algumas semanas.

Outras espantosas evoluções:
  • O bebé começa a mover-se, mas não será capaz de senti-lo por algum tempo;
  • No bebé crescem os mamilos e folículos de cabelo, embora ainda exista uma chance de dar à luz um carequinha.
  • O pâncreas, vesícula biliar, canais biliares e ânus estão todos no lugar.
  • A cabeça do seu bebé é a metade do tamanho de seu corpo.
  • A minúscula cauda está a começar a diminuir de tamanho, dando ao feto uma forma mais humana e menos anfíbia.
  • Até agora, todos os fetos têm a mesma aparência "lá em baixo." Esta semana, no entanto, o seu bebé começará a desenvolver a genitália masculina ou feminina. Ainda levará mais algumas semanas até que se possa distinguir com exatidão.
  • Se pudesse olhar para dentro do seu útero, poderia ver que o corpinho está com uma aparência mais humana e que os órgãos, músculos e nervos começam a funcionar. As pálpebras estão quase a cobrir os olhos. Até então eles estavam descobertos. As orelhas estão evidentes e bem definidas. As mãos ficam dobradinhas e encontram-se mais ou menos na altura do coração. A cabeça está mais erecta e o pescoço  mais desenvolvido.
  • Nessa fase, o feto está com aproximadamente 1 polegada de comprimento,ou seja do tamanho de uma azeitona. O peso do seu bebé é de aproximadamente 2 gramas, um pouco menos que uma moeda de um centavo.






A sua vida

Às vezes é preciso ser uma cientista da NASA para compreender os planos de saúde. Se não for uma, peça ao agente de plano de saúde, ou alguém do RH de sua empresa, para explicar a sua cobertura.
Normalmente existe um período de carência para poder utilização do seguro. Isso quer dizer que a associada do plano deve esperar, algum tempo para que a data do parto fique fora do tempo de carência. No entanto, se engravidar depois desse período ter passado, o plano cobrirá todo o tratamento de pré-natal e os exames necessários. Isso vale também para quem já estiver grávida e quiser contratar um plano de saúde. Nesse caso, o mais interessante é negociar o parto diretamente com o hospital da operadora, por ser cliente, talvez consiga um preço especial.
Está a ver aquele vestido preto que adora, mas não tem muita oportunidade para usar?  Planeie um jantar romântico com o marido e use-o, antes que o seu corpo assuma uma forma um pouco mais arredondada e não consiga entrar nele.
Comece a planear o seu novo visual. Roupas mais largas e confortáveis são bem-vindas de agora em diante. Fique de olho no ganho de peso, um quilo por mês é uma boa margem de se manter.

 

Faz bem comer

Cereais, biscoitos (água e sal) e as torradas são boas opções para o café da manhã, auxiliando a minimizar os enjoos. Ingerir muito líquido nos intervalos das refeições precisa ser um hábito da mulher que pretende livrar-se do mal-estar. Porém, durante as refeições, a ingestão de sumos e de outros líquidos pode contribuir para a ocorrência dos sintomas.
As frutas caudalosas são boas aliadas. As mais ácidas (laranja, limão, kiwi, abacaxi), auxiliam no alívio da sensação de náusea. Chá de gengibre é indicado para combater náuseas e vômitos,  e o seu consumo é permitido para gestantes.

É bom saber

As náuseas fazem-se presentes, e a gengiva ainda está muito sensível por isso. Então, procure o seu dentista para descartar a possibilidade de uma gengivite. Uma boa dica para acabar com o excesso de salivação, caso ainda ocorra, é alimentar-se de 2 em 2 horas e, entre as refeições, comer alguma fruta cítrica.
As futuras mães podem apresentar problemas dentários, associados à falta de cálcio no organismo. Hoje sabe-se que acontece uma alteração na saliva das gestantes por causa das hormônas, provocando cáries e sangramentos gengivais.



Futuro papá

O assunto é actividade sexual. Muitas mulheres têm uma alteração do desejo sexual durante o primeiro trimestre. Isso é devido, em parte, ao mal estar matinal. Por outro lado, outras mulheres, longe do controle de natalidade, tem um aumento significativo da libído, ficando quase insaciáveis. Em ambos os casos, trata-se de normalidade.
Os pais também podem experimentar uma alteração de desejo. Com o aumento do volume mamário, o homem pode se sentir como um garoto de 16 anos, atraído por aqueles seios cheios. Mas, ao mesmo tempo, preocupa-se em machucar o bebé durante a relação, ou fazer um movimento que possa prejudicar a gestação. Fale com o médico para aliviar os seus medos.
A mãe pode não estar no mesmo pique, ou vice-versa. Novamente é preciso entender que as hormônas provocam certa instabilidade emocional. Ora ela está eufórica e bem; ora se sente deprimida e chorosa. Se os dois estão bem humorados, aproveitem! Caso contrário, tentem entender e, juntos, conversem a respeito do seus estados de espírito. Fale com a companheira acerca de suas preocupações.


Sem comentários:

Enviar um comentário