quarta-feira, 7 de março de 2012

2 semanas de gravidez

Chegou a hora de começar a preparar o bebé! Está a fazer tudo direitinho? Pode começar com um jantar romântico a dois e com uma boa garrafa de vinho.

O seu corpo

Feliz semana de concepção! Eis a hora em que começa a longa jornada que é marcada pelos vômitos até a escolinha de futebol.
Agora, tudo tem a ver com os números: Entre os 140 e os 500 milhões de espermatozóides que tentam seguir seu caminho até os Tubos de Falópio para chegarem ao único e solitário óvulo, apenas cerca de 200 deles conseguirão seguir até o fim. E só um ganhará a bandeirada final, conquistando o direito de comemorar a entrada na zona final.
Muita ação está a acontecer nos bastidores. O seu organismo ainda não sabe o que foi que o atingiu e, pelo menos, até na próxima semana ainda não saberá. Se sente alguma pontada, pode provavelmente culpar a ovulação.

O seu bebé

No final desta semana o milagre da concepção acontecerá e estará oficialmente grávida!
O óvulo, tendo sido fertilizado, será dividido em dois núcleos que contêm os genes, os seus e os do seu conjuge (com os lindos olhos do papá e as maravilhosas pernas da mamã). A partir do momento em que o espermatozóide se encontrar com o óvulo, o bebé que eles criarem começará a dividir-se rapidamente. A pequena bola de células duplicará de tamanho a cada 12 horas. Ainda bem que você nunca crescerá nestas taxas, apesar de sentir como se estivesse.
Mesmo que não saiba durante os primeiros meses o sexo do seu bebé, a cor dos olhos e cabelos, de alguma forma, tudo já foi determinado, até mesmo a personalidade dele! No momento que o espermatozóide se uniu ao óvulo, você e o seu cônjuge cederam, cada um, 23 cromossomas para criar esta nova vida, tudo isso acontece instantaneamente.
Dentro de três ou quatro dias após a concepção, o óvulo começará a mudar, de uma sólida bola de células (Mórula) a uma camada de centenas de células agrupadas em torno de uma cavidade cheia de líquido, chamada de blastocisto. Se vir num microscópio vai parecer, mais ou menos, com um chiclete mastigado.
O seu pequeno blastocisto (futuro bebé) começará a jornada de 7 a 10 dias pela Trompa de Falópio até ao útero. Parabéns, mamã, você está grávida ... mas pode simplesmente não saber disso ainda!


A sua vida

Quer aumentar as chances de criar uma menina ou um menino? Experimente o velho método de planeamento familiar natural para determinar quando está a ovular. Tirando a sua temperatura durante a manhã, antes de se levantar da cama todos os dias, poderá identificar a melhor hora de agarrar o seu amorzão e "treinar" um pouco. Também pode partir para uma técnica mais moderna e comprar um kit de teste ovulação nas drogarias para determinar quando está a ovular. Contudo, a técnica de baixa tecnologia é muito mais barata, e pode querer economizar esse dinheiro para as fraldas.

Faz bem comer

Aumente a ingestão de peixes e outros alimentos ricos em ômega 3, também encontrado em noz, castanhas, agrião, espinafre e linhaça. "Duas colheres de sopa de linhaça por dia oferecem uma concentração excelente de ômega 3, que ajudará no funcionamento intestinal e favorecerá o não aparecimento de depressão"  (segundo David Servan-Schereiber alerta).
É bom lembrar que o organismo aproveita melhor o nutrientes da farinha de linhaça. Bata a semente de linhaça no liquidificador e use um pouco dessa farinha para fazer pães e bolos.

É bom saber

Se você acha que pode estar grávida, é hora de começar a jogar seguro. Evite bebidas alcoólicas, fumo, drogas e produtos de limpeza tóxicos.

Futuro papá

Entre os dias 12 e 16 do ciclo menstrual (para mulheres com ciclo regular de 28 dias) você já deve saber o que fazer.  Se não der certo deixe a coisa acontecer, a natureza é sábia. Apesar dessa ser a melhor parte da sua atuação na gravidez, é importante lembrar que a sua participação não termina aqui! Ainda tem muito pela frente!







Sem comentários:

Enviar um comentário