sexta-feira, 23 de março de 2012

8 semanas de gravidez

O seu bebé está a crescer e, agora, tem seis semanas graças à matemática da gravidez. Esse cálculo engraçado é também responsável pela noção amplamente defendida de que a gravidez é de apenas nove meses, quando na verdade, é mais próxima de 10. Quem inventou isto? Provavelmente, um homem!


O seu corpo

Sabe que precisa para tomar vitaminas pré-natais, a fim de garantir uma boa nutrição ao crescimento de seu pequeno. Mas cada vez que engolir qualquer coisa, e ela voltar junto com outras, graças ao seu estômago, não entre em pânico. Em primeiro lugar, tente tomá-las durante a noite ou com os alimentos. Tendo alguma alimentação no estômago, há ajuda para absorver as  pílulas.
Ferro é importante, mas torna-se também uma causa comum de náuseas. Pergunte ao seu médico sobre uma vitamina com menos quantidade de ferro, ou experimente um líquido ao mastigar, como forma de ajuda à náusea repugnante. Se ainda vomitar depois disso, faça uma visita ao obstetra, talvez ele posssa prescrever uma vitamina especificamente formulada para tal propósito.
O seu útero tem o tamanho de uma laranja e pode sentir a sua cintura a expandir-se. Se esta é a primeira gestação, a barriga ainda não aparece. Caso contrário, pode-se notar uma barriguinha. Ela aparece cada vez mais cedo nas futuras gestações devido à distensão dos músculos e dos ligamentos abdominais. É claro que isso  dependerá do exercicio que faz. A grávida pode-se sentir como uma adolescente: com acne e problemas de pele. Não se aborreça. A gravidez causa um aumento da oleosidade da pele, devido à produção dos hormônios placentários. As alterações desaparecem assim que passa o primeiro trimestre, ou mesmo após o parto, quando os níveis hormonais baixam.
Conforme o útero cresce, é possível que a gestante sinta um pouco de dor na parte inferior do abdômen ou nas laterais. Algumas mulheres sentem o útero  contrair; na verdade, ele contrai-se durante toda a gravidez. Se não sente nada, não se preocupe. Para umas mulheres é mais óbvio que para outras. Mas, se notar algum tipo de sangramento vaginal, comunique ao médico imediatamente.


O seu bebé

Esta semana, o seu pequeno girino começa a parecer-se um pouco mais humano. Outros excitantes desenvolvimentos incluem:
  • Pálpebras, orelhas, lábio superior e a ponta do adorável nariz dele estão a formar-se e as orelhas continuam a desenvolver-se, bem como o ouvido.
  • As placas dentárias formam-se. A pele do feto é tão fininha como um papel e as suas veias são claramente visíveis.
  • O tronco do corpo do feto fica um pouco mais alongado e reto. Os cotovelos estão presentes e os braços e pernas formam-se também.
  • Nesta semana, os dedinhos das mãos e dos pés brotarão no seu bebé, mas ainda estarão coladas por mais algum tempo, poderá sentí-los em breve, quando ela, ou ele, começar a praticar futebol e voleibol no seu útero!
  • O minúsculo coração do seu bebé está separado em quatro secções distintas e agora bate a uma frequência de 150 batimentos por minuto. Isso é mais do que duas vezes o seu batimento cardíaco.
  • A medida de seu bebé esta semana, da cabeça ao rabo, deve ser de 14 a 20mm. Ou seja, do tamanho de uma uvinha.







A sua vida

Comece a pensar nos profissionais médicos que vão ajudá-la nesta experiência. Eis uma das mais importantes decisões. Então, faça a sua investigação e reserve um tempo entrevistando-os. Enquanto se dedicar a esta tarefa, por que não considerar a ideia de frequentar aulas de exercício físico para gestantes numa turma especializada em nutrição pré-natal?

Faz bem comer

É importante que a futura mãe saiba que gordura não é sinônimo de saúde e que o aumento excessivo de peso pode comprometer o bem-estar do bebé.

Procure comer:
  1. Muitas frutas e de todo tipo; sumos naturais; frutas secas;
  2. Muitas verduras e legumes, ou seja folhas, hortaliças, leguminosas;
  3. Nozes, castanhas, amêndoas têm muitas proteína;
  4. Queijo branco (exemplo: minas, ricota), leite desnatado, mel;
  5. Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral;
  6. Além de comer, beba muita água.
Evite:

  • Enlatados,
  • Condimentos,
  • Alimentos gordurosos,
  • Carnes pesadas ou cruas, sushi, camarão, lagosta, frutos do mar,
  • Refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.

Futuro papá

Faça um esforço para ir à primeira consulta pré-natal. Torne-se um pai envolvido com a gravidez. Pense naquela pergunta: "Será que eu também estou grávido?" Veja alguns sinais da Síndrome de Gravidez Paterna e dê a você mesmo o diagnóstico: "Tive vontade de ir ao obstetra com ela"; "Estou a começar a cultivar uma barriguinha, por causa dos desejos dela por docinhos, afinal, tenho que ser solidário e ajudo-a a consumí-los!" ; "Quero saber a todo o instante de quanto tempo ela está" ; "De repente fiquei mais carinhoso com ela" ; "Fui ao Shopping e comprei um sapatinho de lã para o bebé" ; "Ando tenso e com um pouco de enjoos" ; "Estou louco para dizer ao mundo inteiro que vou ser papá"; "Boaa! Eu tenho um obstetra na minha vida!"
É isso mesmo. Está realmente grávido! Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura com a esposa, pois querendo ou não - você também está grávido. Leve a futura mamã para almoçar,  para lanchar ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre essa fase.




Sem comentários:

Enviar um comentário