sexta-feira, 9 de março de 2012

3 semanas de gravidez

A matemática da gravidez nem sempre é fácil de se compreender, pois apesar da concepção só acontecer nesta altura, na teoria já está grávida de 3 semanas, ou seja a gravidez começa 2 semanas antes de fazer o bebé.e na verdade não é de nove meses mas sim de 40 semanas. Um pouco estranho.


O seu corpo

No final desta semana o embrião vai-se acomodar no forro do útero e por essa altura é normal que sinta um pouco de desconforto; há até quem apresente um corrimento parecido com o sinal da menstruação quando isso acontece. Esse é na verdade o primeiro sintoma de gravidez e o primeiro sinal de sucesso. Poderá também sentir-se cansada e já começar a sentir os peitos doridos, pois é a partir deste momento que eles começam a crescer.

Poderá também ter mudanças bruscas de humor, devido às hormonas estarem a correr como um piloto de Fórmula 1, no seu corpo. Elas são responsáveis pelo esgotamento inimaginável que poderá sentir em todas as horas do dia. A súbita vontade de fazer xixi a cada 10 minutos é um sinal precoce de gravidez. Infelizmente, você vai continuar a urinar com uma frequência irritante durante as próximas 37 semanas.

Pode até mesmo ter a primeira experiência de pequenas pontadas pela manhã nesta semana. Depois de fazer o teste e receber o resultado positivo na próxima semana, perceberá que realmente não era a forma de conduzir do seu marido que a fazia sentir-se enjoada (um pedido de desculpas, cairá bem). Indubitavelmente, o seu olfato torna-se mais aguçado que o de um labrador, por isso,  tudo o que cheira dá vontade de latir.
Se tirar a temperatura do seu corpo para tentar engravidar, perceberá que a temperatura permanecerá alta por alguns dias. Parabéns! Está grávida!



(As primeiras 9 semanas)




O seu bebé

Só porque não sabe ainda se todo aquele treino deu resultado, não significa que não haja muita coisa a acontecer dentro de si. Esta semana começa com o que é provavelmente um dos mais importantes acontecimentos da sua gestação (além da união do óvulo com o espermatozóide e do momento mágico do nascimento quando você terá o bebé nos seus braços): a implantação. Noutras palavras, a sua menina ou o seu menino (tecnicamente chamado de "zigoto") se alojará no forro do seu útero e ficará alí durante as próximas 37 semanas.
No início dessa semana acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino. Dessa forma ele tem tempo suficiente para transitar pelos órgãos genitais internos da mulher, movendo-se através do Canal Vaginal, Cérvix, Útero e Trompas de Falópio. Para fazer esse caminho, eles levam cerca de 10 horas. Dos 300 milhões de espermatozóides depositados na vagina após a ejaculação (quantidade suficiente para engravidar metade da população da China - não diga isto à sua esposa) apenas cerca de 100 a 300 mil atingem as Trompas. Apesar de vários espermatozóides penetrarem o revestimento externo do óvulo, apenas um irá fertilizá-lo. Essa passagem pelo revestimento do óvulo leva cerca de 20 minutos. No centro do óvulo, os cromossomas da mãe e do pai se aproximam e milhares de informações genéticas agregam-se para formar os cromossomas do seu bebé. A fusão dos núcleos do espermatozóide e do óvulo marca a formação do zigoto e o fim da fecundação. Já é possível observar os núcleos masculino e feminino, ao microscópio, 18 horas após a concepção. É nesse momento que o sexo de seu filho é determinado, graças ao cromossomo sexual do esperma do papai (X ou Y). Se você não gostar do sexo de seu bebé, reclame com o seu marido - ele é o responsável.
Múltiplos: Se dois óvulos são liberados pelos ovários e são fecundados por dois espermatozóides diferentes, serão gerados gêmeos fraternos (dizigóticos). Os gêmeos fraternos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes (menino/menina) e vão ser tão parecidos ou diferentes quanto quaisquer irmãos não gêmeos. Se um óvulo é fecundado e depois se divide em dois, serão gerados os gêmeos idênticos. Os gêmeos idênticos possuem o mesmo conjunto de cromossomas, por isso terão o mesmo sexo, mesma cor de cabelos e olhos, mesmo tipo de sangue, etc. Somente 1/3 dos gêmeos são idênticos (monozigóticos).
Em caso de trigêmeos, quadrigêmeos, etc.. qualquer combinação é possível. Três (ou quatro ou mais) óvulos podem ser fertilizados, gerando trigêmeos ou quádruplos fraternos, etc. Um óvulo fertilizado pode-se dividir em triplos idênticos e assim por diante.
Por mais que gostasse de pensar na "implantação" como o seu bebé a acomodar-se na suavidade do seu útero e puxando o cobertor para uma soneca de nove meses, na verdade o ritual é mais parecido com uma invasão. Quando o  embrião atinge o útero, ele libera enzimas que realmente comem o forro do  útero, para que possa criar o seu refúgio, para os próximos nove meses! Uma vez implantado com segurança, as poucas células serão divididas em duas partes. Uma parte vai-se tornar no embrião e a outra vai formar a placenta (o restaurante 24horas do seu bebé, de onde ele ou ela extrairá todos os seus nutrientes). O embrião e o seu forro uterino começarão a trabalhar em conjunto para criar uma intrincada rede de vasos sanguíneos para o fornecimento de oxigénio e de alimentos para o próprio embrião.
Perto do final dessa semana, começará a produzão das primeiras gotas da mais famosa hormôna da gravidez: o gonadotropina coriónica humana (HCG). Pode-se  dizer que esta é uma hormôna glicoproteíco, secretado desde o início da formação da placenta pelas células trofoblásticas, após nidação (implantação) do blastocisto. A principal função fisiológica desta hormôna é a de manter o corpo lúteo, de modo que as taxas de progesterona e estrogênio não diminuam, garantindo, assim, a manutenção da gravidez (inibição da menstruação) e a ausência de nova ovulação. Por volta da 15ª semana de gestação, com a placenta já formada e madura produzindo estrógeno e progesterona, ocorre declínio acentuado na concentração de HCG e involução do corpo lúteo.






A sua vida

Está grávida há apenas algumas horas, portanto, não pode culpar o bebé pela sua barriga crescer bastante. Pelo menos ainda não... Mesmo assim, se tentar conceber, e especialmente se pensar que pode ter "acertado no loto" neste mês, essa não é a hora de começar uma dieta, ou um programa de exercícios para emagrecer. Se já faz exercícios, sinta-se livre para continuar a fazer, com moderação. Exercícios aeróbicos realmente tornarão a sua gravidez mais fácil, desde que não tente atingir nenhum recorde de resistência. Aliás, aqui estão os avisos que devem ser impressos ao lado de cada máquina elíptica: mantenha sua frequência cardíaca abaiso de 140 batimentos por minuto; e a temperatura corporal. inferior a 39ºC. Para ser mais realista, isso também significa que deve evitar banhos longos de banheira quente e ficar fora da sauna para os próximos nove meses.
Ainda é muito cedo para notar maiores mudanças físicas, mas algumas mulheres apresentam aumento do corrimento vaginal. Nessa fase, a placenta começa a formar-se e no final da gravidez ela chega a pesar até 400g. Se ainda não começou a tomar uma vitamina pré-natal, inicie agora. É especialmente importante obter pelo menos 400 microgramas de ácido fólico por dia. Se só a ideia de engolir essas pílulas enormes faz com que fique enjoada, mesmo antes do enjoo matinal, pode tentar ingerir pelo menos alguns dos 400 microgramas de ácido fólico através da sua dieta. Boas fontes incluem carne de fígado, espinafre, feijão-frade, amendoim e sumo de laranja. Ou tomar um pequeno almoço de cereais que é enriquecido com ácido fólico. Assim, preenche a sua quota diária em um único pote.



Faz bem comer

Abuse do espinafre e outras saladas verdes. Espinafre é rico em ácido fólico.

É bom saber

Ficar longe dos cigarros e de fumadores é a melhor opção da futura mamã. Os cigarros além dos prejuízos à mãe podem causar aborto, parto prematuro e baixar peso da criança ao nascer, mesmo que o bebé não seja prematuro. Precisa de mais motivos para ficar longe deles? Espero que não.



Futuro papá

Aproveite esse início e continue investindo na concepção pois a sua vida mudará um pouco. Jogue bastante à bola, leia todos os jornais e as revistas que conseguir. Afinal, seu sossego vai acabar!






Sem comentários:

Enviar um comentário