quarta-feira, 28 de março de 2012

14 semanas de gravidez

Está, oficialmente, nos seus dias de glória: o segundo trimestre. Os níveis de energia estabilizam-se, a quantidade de náuseas reduz consideravelmente, e pode mostrar aquela barriguinha linda. Caso ainda não tenha dado a notícia aos amigos e familiares, esse é um grande momento! Isso se as pessoas já não adivinharam!

O seu corpo

Atingiu a luz do fundo do túnel. Pelo menos, a do primeiro, pois haverá mais. Possivelmente, não se sentia tão bem há semanas. Se não estiver bem ainda, não se preocupe; sentir-se-á melhor em breve! Curta a suspensão temporária do mal-estar. Se não se tiver aproveitado do estado de grávida, recupere o tempo perdido durante esta semana: durma bastante esta semana, faça o seu marido suprir todas as suas necessidades de grávida, deixe a sua mãe tratá-la como um bebé, receba os amigos em sua casa ou tire um dia de folga do trabalho. Com certeza consegue pensar em mais coisas, pois é criativa.
Nunca pensou que teria vontade de fazer "aquilo" novamente, certo? Como os seus níveis de energia aumentaram, o interesse pelo sexo pode aumentar também. Se as suas costas começaram a doer, agradeça a outra hormona, a relaxina. Ela relaxa os músculos e amolece as articulações do seu corpo para ajudar a expandir a pélvis e as articulações no quadril, dando-lhes a flexibilidade necessária para o parto. Além disso, esta hormôna tem uma acção importante no útero para que este se distenda, à medida em que o bebé cresce. A relaxina tem o seu pico de produção na 14ª semana e permanece no seu sistema depois de o bebé nascer, caindo rápidamente os seus níveis.
Se, nesta semana, sentir um pouco de contrações ou sensações de que o seu corpo está a esticar, não entre em pânico. São os seus ligamentos e órgãos em movimento para acomodar o seu bebé, que não pára de crescer. Não se preocupe, todos os seus órgãos voltarão para o devido lugar logo após o nascimento. O coração da mãe bate mais forte e rápido para bombear um maior volume de sangue.


O seu bebé

Pense nisto deste modo: já passou por um terço do caminho! Agora é que as "grandes coisas" acontecem, como o desenvolvimento do esqueleto e dos demais órgãos, o seu bebé inicia um período de rápido crescimento cerebral, acúmula gordura entre outros trabalhos.


Destaques desta semana:
  • O seu bebé agora tem impressões digitais! Acredite ou não, ele criou as impressões digitais sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme movia as mãos, a pele nas pontas dos dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos!
  • Os braços do bebé estão na proporção do seu corpinho, mas as suas pernas ainda estão curtas em comparação com o resto do corpo;
  • Mecônio, também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele começa a ficar com mecônio nesta semana, o que significa que se não pode esquecer de comprar uma garrafa de azeite de oliva, uma das poucas coisas que pode tirar essa coisa pegajosa, e cá entre nós nojenta, do rabo do seu bebé;
  • O pescoço alonga-se e o queixo ainda repousa sobre o tórax.
  • Deve tentar ouvir o coração do bebé com o aparelho "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvi-lo, um exame de ultra-som poderá confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebé;
  • Ele pratica e adquire o controlo de movimentos musculares voluntários, isto irá ajudá-lo a sujar a sua cozinha enquanto estiver a tentar alimentá-lo, mas só mais tarde;
  • Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até à pelve e neste momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos nos ovários; até ao nascimento, terá apenas 1 milhão e quando completar 17 anos,  terá cerca de 200.000 óvulos;
  • O bebé alimenta-se através da placenta. Por isso, é importante que saiba que tudo o que come pode penetrar na parede da placenta e influenciar na saúde dele. Vale ressaltar que, além dos alimentos que ingere, produtos que entram em contato com a sua pele também podem influenciar na saúde do bebé. Portanto, esteja certa de fazer as escolhas correctas e seguras.





A sua vida

Só de pensar em seguro de vida pode deixa-la triste, porém, em breve, terá mais alguém para proteger e precisa de ter a certeza de que, se o pior acontecer, o seu filho terá bons cuidados. Se possuir condições financeiras, é hora de fazer um levantamento das seguradoras e de preços. Também considere que tipo de cobertura é mais adequada para a família.
Agora que se sente muito melhor, é hora de sair de casa e fazer alguma actividade. Desfrute da sua energia e tamanho. Faça caminhadas; pratique desporto ligeiro, vá nadar, velejar, fazer piqueniques com os amigos; viaje com seu amor; vá à praia, mas cuide-se com a exposição solar; contemple as estrelas. Seja lá o que for, simplesmente saia e movimente-se.

 

Faz bem comer

Caso transpire muito devido ao calor, beba bastante líquido. Água é bom e também outros líquidos, como sumo de laranja, leite e bebidas isotônicas, são importantes porque repõem os eletrólitos que são perdidos no suor. Tenha cuidado com a reposição somente de água; a hidratação excessiva por água pode diluir os eletrólitos ainda mais e causar fadiga muscular, cãibras e, em casos raros, perda de consciência. Se tiver sede, é sinal de que já está desidratada; então, tenha certeza de que ingere líquidos suficientes ao longo do dia.


É bom saber


Para que Serve a Placenta e o Cordão Umbilical?

A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebé faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é bom a placenta não deixa passar. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.
O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebé até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebé para que faça trocas com o organismo materno. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

Exposição ao sol na gestação

Na gravidez, aumenta as hipóteses de manchas na pele porque as células responsáveis pela pigmentação são mais estimuladas. Caso surjam, as manchas podem-se acentuar com a exposição ao sol. Por isso, o ideal é ficar longe dele e usar filtros solares com fator de proteção 25, no mínimo. Quem trabalha na rua ou se expõe à luz fluorescente deve aumentar a proteção para 30. Quem já tem manchas deve usar filtro com fator de proteção solar ainda maior.
Cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite, para ajudar a clarear a pele. Após o parto, as manchas tendem a regredir em seis meses. Se não desaparecerem, então é deve consultar um dermatologista para receber a indicação adequada de tratamento.


Futuro papá

Está muito stressado e preocupado com as finanças, faz horas extras e as despesas aborrecem-no? Respire fundo e tente avaliar a sua real situação. Veja se as suas preocupações estão fora da proporção das necessidades da família.
Muitas vezes, os homens esperam lidar com as finanças familiares, que se tornam o foco principal de actuação do pai; na verdade, escondem as reais preocupações, o medo de ser pai e a gravidez. Pense a respeito de suas reais preocupações.


Sem comentários:

Enviar um comentário