quinta-feira, 22 de março de 2012

7 semanas de gravidez

Já deve ter sentido a experiência dos enjoos matinais que por vezes são tudo menos matinais e podem aparecer em qualquer altura do dia. No segundo trimestre esses enjoos tendem a diminuir ou até mesmo a desaparecer portanto lembre-se que não duram para sempre e tenha paciência.

O seu corpo

Por esta altura algumas grávidas já perderam a cintura e já notam algum ganho de peso; porém outras ainda não notam nenhuma diferença e algumas pelo contrário até perderam peso, o que é normal se sofrerem de enjoos ou falta de apetite.
Os sintomas iniciais da gravidez podem acalmar um pouco nesta semana, porém há tendência a piorarem as náuseas, pois há aumento constante do beta-hcg produzido pela futura placenta que também está em crescimento. Essa hormona é uma das principais responsáveis pelo mal estar na gravidez.
Nesta fase, a região em torno dos mamilos começa a escurecer; é sinal de produção de leite. É normal as gengivas estarem mais sensíveis, portanto cuide especialmente da sua higiene oral e visite o seu dentista. Devido ao aumento hormonal, podem surgir manchas ou sardas nas unhas, que desaparecerão, ou não, mais tarde.


Dicas para as náuseas matinais:
  • Nunca deixar o estômago completamente vazio ou muito cheio.
  • O gengibre pode ajudar, sob a forma de chá, em pedaços ou em cápsulas.
  • O limão também pode aliviar, sob a forma de limonada ou sumo de limão fresco.
  • Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados. 
  •  Peça a seu médicos outras dicas de como lidar com as náuseas e os vómitos

O seu bebé

Esta semana o cérebro do seu bebé cresce a uma velocidade invrível de 100 células por minuto dentro de um crânio quase transparente. Se pudesse vê-lo por dentro, veria essas minúsculas células.


Mais pontos altos incluem:
  • O rosto do seu bebé torna-se mais definio nesta semana. São perceptíveis o orifício da boca, a língua, as narinas e as orelhas. Os olhos estão muito abertos, mas ainda não tem íris (a parte colorida).
  • Os gomos dos braços e das pernas estão a crescer e parecem-se com minúsculas raquetes até ao final da semana.
  • O cordão umbilical, a conexão entre o bebé e a placenta, agora é visível.
  • O seu bebé tem entre 6 a 8,5 mm de comprimento, mais ou menos do tamanho de um Tic Tac. Embora pareça minúsculo, ele ou ela é cerca de 10000 vezes maior do que era quando foi concebido.




A sua vida

Contar ou não que está grávida é uma opção sua mas se pretender contar em breve esta é uma boa altura pois a partir daqui torna-se cada vez mais difícil esconder a gravidez e sentir-se-á melhor ao partilhar esta fase com alguém.
Com o decorrer da gravidez, se trabalhar, pode-se dar o caso de ficar insegura em relação ao seu futuro profissional, portanto é melhor para si esclarecer essas incertezas o quanto antes e saber dos seus direitos junto de alguém que saiba do assunto.
A gestante não pode ser demitida da data de confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, a não ser por justa causa (roubo, insubordinação, etc).
Se a sua função envolve risco para a sua saúde ou do sue bebé,  pode pedir para trocá-la de funções, desde que tenha um atestado médico. Fale com profissionais adequados que a informem correctamente sobre os seus benefícios e direitos legais.


É bom saber

O seu médico irá verificar se precisar de fazer exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebé nascer com problemas genéticos ou congénitos. Esses exames dependem da idade da mãe, saúde e histórico familiar do casal.
Se usa produtos químicos no cabelo é de salientar que os mesmo podem ser prejudiciais para o bebé pois entram na corrente sanguínea da mãe podendo chegar ao bebé. Informe-se com o seu médico quais os produtos que pode usar e em que altura.
Não é demais lembrar que é completamente desaconselhável beber bebidas alcoólicas.

Futuro papá

Se tiverem gato em casa e se a sua esposa não for imune à toxoplasmose tenha o cuidado de ser sempre você que muda a areia do gatinho pois as fezes dele podem conter um parasita causador de toxoplasmose, uma infecção que atravessa a placenta e provoca danos ao bebé.
No entanto se o gato for de casa, comer ração e não carnes cruas, e não caçar é quase certo que não haverá problemas.
Evite ainda que a mamã coma carnes mal passadas ou cruas, ou saladas mal lavadas; todas elas podem conter o mesmo parasita.


Sem comentários:

Enviar um comentário