terça-feira, 20 de março de 2012

4 semanas de gravidez

É no final desta semana que começa a suspeitar que poderá estar grávida. Mesmo que já tenha alguns sintomas, esses acabam por ser muito semelhantes aos da menstruação que está para surgir, levando a que por vezes eles sejam mal interpretados, como por exemplo as cólicas e as dores no peito que podem surgir em ambas as situações.Sendo assim se sentir que há a possibilidade de estar gravida e que o atraso na menstruação poderá ser igual a gravidez mesmo que não tenha ainda a confirmação tome algum cuidado e pare de tomar medicamentos se for o caso; não beba álcool; deixe de fumar; alimente-se de forma saudável e também não seria má ideia tomar acido fólico pois mesmo que seja falso alarme é muito benéfico quando se está a tentar engravidar. 






O seu corpo

A partir do momento em que o embrião é implantado no seu útero e na placenta este começa a crescer e o coração da mamã bate mais rapidamente, podendo chegar a 15 vezes a mais por minuto, até que o seu volume sanguíneo dê conta de todas as bombeadas extras. Só passadas algumas semanas é que o ritmo cardíaco voltará ao normal; daí a mamã se cansar mais rapidamente nas primeiras semanas de gravidez; é então hora de ter calma e descansar sempre que possível.

Um lote extra de sangue vai diretamente para os seus seios, dando origem à dor e à tendência de os mamilos despontarem. Outro sinal precoce de gravidez: o seu colo do útero muda de cor e amolece.
No caso de gravidez múltipla, bastante mais frequente após tratamentos de fertilização, os sintomas têm tendência a serem mais intensos.


O seu bebé

O seu pequeno embrião nesta semana está a criar a placenta, cordão umbilical e as bases do seu corpo.
O zigoto mede um pouco mais de 1mm. Ele começa a dividir-se em três tecidos diferentes (folhetos germinativos):
  • Ectoderma - que futuramente será a pele, os cabelos, os olhos, o esmalte dos dentes e o sistema nervoso;
  • Mesoderma - transformar-se-á em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sanguíneos;
  • Endoderma - formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas.
A placenta ainda se desenvolve. Ela trará oxigénio e nutrientes para o embrião, além de produzir as hormonas da gravidez (progesterona e estrogénio). Ela também está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas com o sangue materno.
Ao fim desta semana, o zigoto apresentará também um tubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O embrião fica alojado na parte superior do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido amniótico chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções até a 12ª semana ou 3 meses. O líquido anmiótico renova-se a cada seis horas e pode chegar a 1 litro ao fim da gravidez.





A sua vida

Por esta altura já deve estar super ansiosa para saber se está ou não grávida; é uma óptima altura para ir a uma farmácia comprar o teste e fazê-lo assim que conseguir; leve em consideração alguns dos seguintes itens:
  • Apesar da sua publicidade, nem todos os testes de gravidez são sensíveis o suficiente para detetar uma gravidez imediatamente após a sua menstruação atrasar. Testes de gravidez diferentes detetam níveis diversos da hormona HCG. Portanto, não se preocupe se der negativo à primeira, pois é comum existirem falsos negativos. Se o período continuar sem aparecer deve repetir o teste passado uns 2 ou 3 dias, se mesmo assim continuar a dar negativo faça análises mais precisas e consulte o seu médico. 
  • É sempre mais garantido fazer o teste com a primeira urina da manhã, pois é nessa altura em que ela se encontra mais concentrada.
  • Caso seja positivo, Parabéns! Já pensou quando e como vai dar a noticia aos seus familiares?Existem imensas formas originais de o fazer mas só o faça quando achar que chegou a altura certa e a quem a apoiará durante a gravidez.

Faz bem comer

Comer sopa de lentilhas é muito bom e pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural e de doenças congénitas. O ideal é ter uma alimentação equilibrada e saudável, rica em proteínas, cálcio, ferro, acido fólico e líquidos. Beba muitos líquidos, no mínimo, 8 copos de água por dia.



É bom saber

A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada por exame de urina ou de sangue. Todos têm grandes probabilidades de dar certo, mas o segundo é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção). Tanto na urina como no sangue é identificado a hormona gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.


Futuro papá

Para a futura mamã é um período de muita emoção e os nervos podem andar à flor da pele, portanto seja compreensivo; é normal que ela passe de um estado de plena felicidade a raiva de um momento para o outro. Compreenda que a culpa não é dela mas das suas hormonas.

Sem comentários:

Enviar um comentário