terça-feira, 27 de março de 2012

10 semanas de gravidez

A montanha-russa da náusea está prestes a terminar, mas a de emoções (felicidade, tristeza, choro... tudo nos últimos 30 segundos!) apenas aumenta. Ninguém entenderá porque a minima coisa a faz chorar. Por isso não perca tempo com explicações.


O seu corpo

As hormônas percorrem o seu corpo e geram confusão na sua sanidade emocional; então, prepare-se para passar os próximos meses a ir de uma extremidade do seu pêndulo sentimental para a outra. Se se sentir particularmente triste ou deprimida, fale com o seu médico, pois a depressão pré-natal é bastante comum.

Neste período começa a sentir-se mais gorda e pouco atrativa. Todavia, não é bem assim, você está, aos poucos, a transformar-se numa grávida; e o seu corpo toma formas mais arredondadas.

A gravidez é encarada por cada mulher de forma diferente, para umas é um momento de felicidade imensa e uma benção divina. Para outras, é uma situação com a qual terão de aprender a lidar, um desafio. As mudanças corporais fazem entrar em estado depressivo, contudo, esses sentimentos mudarão quando começar a pensar no feto que carrega como um ser humano, é uma nova pessoa surgindo! Para algumas gestantes, este momento acontece imediatamente ao saber do resultado positivo da gravidez. Para outras, só é percebido quando conseguem ouvir os batimentos cardíacos do bebé, por volta da 12ª semana. E há as que precisam de mais evidências para se sentirem grávidas, surgindo sentem os primeiros movimentos do bebé dentro do útero, entre a 16ª e a 20ª semana.

Entre as mudanças que podem ocorrer nesta época, estão as ligadas ao lado emocional. Pode-se tornar sensível, chorar ou irritar-se com facilidade; faz parte de toda a gravidez. Tente sempre lembrar-se, naquelas horas em que se vir alterada; faz parte de toda a gravidez. Procure, no entanto, ser paciente consigo mesma e com as pessoas à sua volta, que podem não entender o motivo das suas mudanças emocionais repentinas.

Uma simples mudanças na dieta e exercícios regulares, comprovadamente, ajudam no controle de sentimentos depressivos. Mas, se questões pequenas como músicas tristes ou comerciais sentimentais a fazem chorar, não se preocupe; você não está sozinha.

O mal-estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras, até piora. Há quem diga que quando o bebé é do sexo feminino há chances de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-HCG são mais elevados nestes casos. Portanto, é a época de queixas de mau humor e de ficar mais ruborizada devido ao aumento das hormônas (progesterona). Palpitações transitórias podem acontecer. O seu volume de sangue aumentará de 40 a 50% durante a gestação. Como resultado, notam-se facilmente as veias, especialmente na barriga, nas mamas e nas pernas.

O seu bebé

Até ao final da 10ª semana, seu bebé será diplomado de embrião para feto. Isso pode ser traduzido na frase: "Eu vou crescer e crescer e você de igual modo!"
Durante o período embrionário, ele era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das mal-formações congênitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajador saber que essa fase crítica já passou! Poucas são as más-formações congênitas ocorridas no período fetal. Mas lembre-se, drogas e outras exposições a remédios e radiação (Raio-X) podem danificar as células do feto a qualquer momento.



(semana 10 a 14)



Outros destaques desta semana:
  • O seu mini girino transformou-se num bebé. Não é somente mais parecido com a forma humana, mas a sua "cauda" desapareceu e juntou-se à coluna vertebral;
  • Agora o seu bebé tem os dedos das mãos e dos pés bem definidos, isso explicará o fluxo permanente de socos e chutes;
  • O esqueleto dele começa a crescer e a endurecer. As pálpebras já não são mais transparentes. Os dentes começam a formar-se, apesar dele não ter qualquer dente até seis, sete, oito, nove ou dez meses após o nascimento.
  • O cérebro dele atingirá uma marca incrível de 25.000 novos neurônios a cada minuto esta semana. Embora possa sentir-se como se estivesse a perder tantos quantos ele está ganhando, podemos assegurar-lhe que não é permanente;
  • Se estiver grávida de um menino, ele começou a produzir testosterona.
  • Seja menino ou menina, os rins estão a criar uma abundância de urina. Podemos chamá-la de sortuda, pois não terá que trocar nenhuma fralda por mais 30 semanas.
  • A medida do seu bebé esta semana, da cabeça ao rabo, deve variar entre 31 e 42mm, mais ou menos o tamanho de uma castanha. A partir desta semana podemos mensurar com mais precisão quanto o bebé pesa. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o peso dele nesta semana vai estar em torno de 4 e 5 gramas.
  • Através da ultra-sonografia já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down.





A sua vida

Ok, chega do blablablá quanto a questões de saúde. É momento de pensar na decoração do quartinho do bebé! Trinta semanas podem parecer uma eternidade, mas é o tempo de limpar e organizar o futuro aposento de seu filho(a).
Começe pela pintura, é bom ter tempo suficiente para que o cheiro da tinta seja disseminado. Se poder se dar ao luxo disso, utilize tintas com baixos índices de compostos orgânicos voláteis (COV), bem mais seguras para grávidas e crianças.Também não se esqueça de verificar a eventual presença de tinta tóxica de chumbo que pode existir em sua casa. Se detectar esse tipo de tinta, é recomendável contratar alguém para removê-la com segurança, pois é prejudicial à sua saúde e à do bebé. Materiais à base de chumbo causam doenças como anemia crônica, atraso mental e surdez.
Inicie uma pesquisa de preços quanto a uma cadeira confortável e ideal para amamentar, pois irá passar quase tanto tempo nela quanto na sua cama, depois que o bebé chegar. Conferir lojas ou revistas especializadas podem ajudar com dicas, desde decoração, cores e temas a móveis necessários, assim como a segurança dentro do quarto e o que pode provocar alergia.

 

Faz bem comer

A nutricionista do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (CAISM/Unicamp), Heloísa Cerqueira Job, indica a existência de mulheres cujo organismo não tolera leite, ovos e carne vermelha durante esse período. “A gestante deve substituir alimentos mais indigestos, como as frituras, por assados e cozidos”, defende. Manter-se deitada após o almoço e o jantar deve ser evitado.
Entre os alimentos que aumentam a incidência de enjoos estão as gorduras e os produtos condimentados. Por exigirem mais da digestão, sanduíches, salgadinhos e guloseimas precisam ser deixados de lado. Para o médico, estão na lista negra os alimentos fermentados (pães, bolos e tortas) e os fritos. Fora do cardápio diário também ficam o pão de queijo e a batata frita.

É bom saber

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos concluiu que o enjoo não é tão mau; pelo menos afirmam os pesquisadores, da Universidade Cornell, ele serve para que a grávida se mantenha longe de alimentos que podem prejudicá-la causando infecções. A pesquisa mostrou também que o sistema imunológico do nosso corpo durante a gravidez funciona aceleradamente. Mas isso não impede que algumas bactérias encontradas nos alimentos não nos possam prejudicar. E é aí que vem o vômito para impedir que as bactérias permaneçam dentro do nosso corpo.

10 Maneiras de evitar o enjoo:
  1. Não fiquei sem comer nada durante muito tempo;
  2. Tenha sempre na mala uma fruta, umas bolachas salgadas ou açucar para uma emergência;
  3. Coma alguma coisa leve a meio da noite, como cereais com leite, para evitar acordar mal disposta;
  4. beba bastante limonada! Não se sabe ainda o motivo, mas ajuda muito;
  5. Evite "Fast Food", fritos,etc. Prefira alimentos mais saudáveis;
  6. Coma em pequenas porções e várias vezes ao dia;
  7. Beba muita água;
  8. Ingira bastante leite;
  9. Não cozinhe jamais se isso lhe causar enjoo. Peça a alguém para prepara os alimentos;
  10. Durma bastante, não é raro o enjoo aparecer quando estamos mais cansadas;


Futuro papá


A sua esposa está a passar por uma fase que pode ser difícil; são tantas as mudanças no seu corpo que, com certeza, afectam a mente e os sentimentos. Como pai tem de ser um apoio e ter cuidado com o que fala. Senão ela chora! Todos à volta querem dar atenção especial à mulher, mas ninguém está interessado com o que está a acontecer ao pai.
Para os homens, é fácil falar da alegria de ter um filho. Mas, se só tenta dizer o medo que sente, a preocupação, se tudo vai dar certo ou correr bem, ou que também tem sentimentos e gostaria de um pouco de atenção, mesmo os amigos já o olham estranhamente. "Falar sobre sentimentos não é coisa para homem." Mas claro que é! Muitos não querem assumir os seus medos para não aborrecerem ou entristecerem a esposa, porém não deveria ser assim. Vocês os dois são uma equipa, e têm de conversar.
Às vezes, o que o casal sente é o mesmo sentimento e, compartilhando, fortalece-se junto. Permita-se expressar tanto os seus medos como as alegrias.


Sem comentários:

Enviar um comentário