quarta-feira, 7 de março de 2012

1 semana de gravidez

A menstruação desta semana pode ser a última por um bom tempo. Aproveite! Talvez não vá aproveitar mas, pelo menos, aprecie o facto de que se não fosse por causa desse óvulo e desse ciclo de derramamento de sangue que se vive mês após mês, não seria capaz de criar um bebé e de o conceber! Sim, pelo menos uma vez, pode considerar esse ciclo como um amigo.

O seu corpo

Nas duas primeiras semanas de sua gravidez, não vai estar realmente grávida. Quando o seu médico, ou parteira, calcular a data de nascimento irá contar 40 semanas a partir do primeiro dia do último período, e não a partir do dia em que o bebé foi realmente feito (normalmente cerca do dia 14 do ciclo).
Enquanto estiver no seu período menstrual, o endométrio (forro do útero) engrossa-se e prepara-se para acolher um óvulo fecundado, e este prepara-se para ser lançado nas tubas uterinas (Trompas de Falópio), de forma a encontrar-se com um esperma bom nadador e sortudo.
Existem ações que são feitas antes mesmo da gravidez começar que ajudam na prevenção de doenças. Uma delas é a ingestão de ácido fólico três meses antes da concepção e no primeiro trimestre da gravidez. Essa atitude traz maiores benefícios para o fecho do tubo neural do bebé e previne contra a chamada anemia macrocítica. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolos, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão e peixe, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da futura grávida. Se o tubo neural não se fechar completamente provocará defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebé.
A ecografia do 2º trimestre (cerca da 22 semana) é importante no diagnóstico de patologias associadas ao fecho do tubo neural. Às vezes, a ingestão de ácido fólico só com a alimentação não é suficiente. O seu médico saberá indicar-lhe a dose certa, que funciona melhor se tomar antes de conceber e nos primeiros dias da gestação, embora continue até o bebé fazer a sua estréia em nove meses, e para além dela, se amamentar.

O seu bebé

Embora, tecnicamente, esta seja considerada a primeira semana da sua gravidez, o bebé ainda é apenas um vislumbre a seus olhos (e um ovo em seu ovário). O primeiro dia do seu período é considerado o dia 1 de 280 dias da sua gravidez, embora a concepção só ocorrer em 14 dias ou mais, é um pouco confuso.


A sua vida

Pensa engravidar? Então, agora é um bom momento para colocar um fim a todos aqueles maus hábitos como o tabagismo, consumo de drogas e álcool. Se tem qualquer vício, aproveite para se livar deles para sempre. Se não consegue sozinha, peça ajuda.
Se já está grávida tenha muito cuidado com a auto-medicação. Aliás, esse é um péssimo hábito em qualquer época! Medicação só com prescrição médica!

Faz bem comer

Aproveite para consumir frutas, verduras, peixes e outros alimentos ricos em ácido fólico e vitamina B.

Futuro papá

Descanse pois  terá um trabalho importante pela frente. Imaginamos que o casal já venceu todas as crises de ter ou não ter filhos. Aquelas de profissão, dinheiro, inveja dos amigos que já são pais, pressões social e familiar. Os dois já encontraram todas as respostas para as diversas síndromes de indecisão? Então vamos agir!

Sem comentários:

Enviar um comentário