quarta-feira, 28 de março de 2012

15 semanas de gravidez

O choque inicial de estar grávida talvez já tenha passado, sente-se confortável. Então, bem-vinda ao jogo da espera! Tem sorte, pois sempre tem uma atividade que pode fazer ou planear. Mas por que não esperar um pouco e desfrutar da paz e do sossego? Sentirá falta disso!


O seu corpo

Ter a energia de volta não significa que possa abusar ou ficar acordada até altas horas. Com um bebé a crescer, o sono é algo imprescindível. Embora já tenha passado quase quatro meses de gestação, talvez ainda não se tenha acostumado à barriga e tenha alguma dificuldade em dormir. O que deve fazer nesses casos, é procurar uma posição que seja confortável para si. Experimente alguns dos seguintes truques para dormir melhor:
  1. Se a sua barriga a atrapalha para ter uma boa noite de sono, rodeie-se de almofadas e faça um ninho extraconfortável. Às vezes, a temperatura do ambiente afecta o sono, portanto, certifique-se de que o seu ar condicionado está ligado se estiver com muito calor;
  2. Algumas posições de dormir  são mais confortáveis para mulheres grávidas. Se tem o costume de dormir de lado, procure  deitar-se no seu lado esquerdo. Essa posição é melhor para a circulação sanguínea, o feto recebe melhor os nutrientes e também facilita os rins a eliminar os restos. Acostumar-se com essa posição já no começo da gestação ajudará a dormir melhor quando a sua barriga estiver enorme.
Nesta fase, outro sintoma que talvez a incomode é a salivação excessiva, o que é absolutamente normal na actual circunstância. Embora a salivação excessiva seja inconveniente, não é algo com o que se deva preocupar.


O seu bebé

Embora muitas mulheres não sintam o bebé deslocar até à 17ª semana (ou posterior), o seu pode estar a fazer uma festa na Bolsa amniótica (que ele chama de casa). Se sentir a sua barriga um pouco alvoroçada, pode ser que não seja fome ou gases, talvez seja seu bebé pulando e dando pontapés na sua barriga.



(15 a 20 semanas)




Que mais deve acontecer esta semana:
  • A cabeça do bebé já está bem segura sobre um pescoço bem formado. As sobrancelhas e cílios começam a crescer. O cabelo também e com um estilo bem criativo;
  • A pele ainda é muito fina. As veias podem ser vistas através dela. Uma fina camada de pêlos, chamada de lanugo, cobre o corpo do bebé. Geralmente desaparece ou diminui consideravelmente antes do nascimento;
  • Apesar dos olhos do bebé estarem fechados e selados, eles já são sensíveis à luz. Os olhos e ouvidos dele, finalmente, estão com as suas características reais agora.  Os olhos continuam a mover-se para o centro da face mas ainda estão bem longe um do outro. Enquanto o seu bebé estiver a praticar a sucção e deglutição ele poderá também soluçar. Ele soluça quando engole um pouco de líquido amniótico. Soluçar um pouco, além de ser normal, faz bem para o bebé, não se preocupe! Saberá quando ele está soluçando, pois sentirá um pulinhos na barriga;
  • Os ossos do seu bebé retêm bastante cálcio, devido a isso começam a ficar cada vez mais duros;
  • Outra novidade desta semana é que o seu bebé irá começar a exercitar os músculos, e talvez comece a sentir o seu bebé fazer os seus primeiros movimentos na sua barriga. A princípio achará um pouco estranho, mas logo se acostuma.
  • Durante o próximo mês, o seu bebé irá crescer mais rapidamente, por isso, certifique-se de ingerir alimentos nutritivos e fluidos (água, sumos de fruta) suficientes para apoiar o seu crescimento. A medida de seu bebé esta semana, deve variar de  93 a 103mm. O peso dele ronda os 55 gramas.






A sua vida

Com a gravidez aparece um dizer na sua testa: "besta". Ao menos é dessa forma que o mundo do marketing a vê. Caminhe por uma loja de bebés, e será bombardeada com mais de 8.000 artigos que "deve" comprar para o bebé. Não se deixe atrair pela propaganda bem-elaborada! O seu bebé necessita apenas de um número limitado de produtos ao longo do primeiro ano. Não gaste com o que for surpéfluo, o dinheiro pode fazer falta quando o bebé nascer. Além do mais, o que ele mais necessitará é de graça: amor, carinho, atenção, cuidados e leite materno.
Ninguém melhor para lhe dar conselhos do que uma mulher que já teve filhos, além do seu médico. Possivelmente as suas amigas, colegas e familiares dar-lhe-ão dicas como, por exemplo, o que vestiram e o que ficou no armário até voltarem ao tamanho normal. Se elas fizerem isso, não fique envergonhada e pergunte. Com sorte, podem-lhe emprestar, dar, ou até mesmo vender mais barato, as suas "coisas de grávida".
Caso não seja fixada em coisas de marca, não faça questão de só ter produtos novos, poderá economizar um bom dinheiro na hora de formar o enxoval do bebé. Procure pôr anúncios nos classificados de jornal, ou no olx por exemplo. Ficará surpresa quanto à forma rápida e barata como as pessoas querem se livrar dos seus artigos de bebé (carrinho, berço, banheira, cadeirinha para o carro,etc).
Antes de se dirigir às lojas, peça a uma amiga-mãe confiável para ir consigo e a ajudar a manter-se organizada e um pouco mais imune à compra de artigos desnecessários ou muito caros. Todas as compras feitas não têm de ser de produtos para o bebé. É importante que se sinta bem, então cuide-se! Da próxima vez que for a uma loja, compre algo para si, pode ser um batom novo ou qualquer artigo que a faça sentir-se bem!

 

Faz bem comer

Nesta semana o seu bebé vai precisar de uma dose extra de cálcio! Procure não deixar de comer proteínas, vitaminas, ferro e calcio.

Alguns alimentos ricos em cálcio:
leite; iogurte; peixe; espinafre; amêndoa; gergelim; sardinha; flor crua de brócolos; aveia; couve-manteiga; avelã; castanha; agrião.

A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns factores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente. Por isso, procure não consumir alimentos ricos em ferro juntamente aos abundantes em cálcio.


Dicas nutricionais para melhor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos:
  • Cozinhe os alimentos com casca e só depois os descasque;
  • Não cozinhe demais os legumes. Isso evita a perda de vitaminas e minerais;
  • O ideal é comer verduras cruas;
  • Coma frutas como maçã e pera com casca;
  • Consuma frutas logo depois de cortadas;
  • Prefira cozinhar com óleo ao invés de banha;
  • Quando for ao mercado, veja o prazo de validade dos produtos;
  • Guarde frutas e legumes num lugar fresco, à sombra ou nas gavetas de baixo do frigorifico. Elas devem ser consumidas dentro de uma semana;
  • Coloque os vegetais para cozinhar em panelas tampadas e com o mínimo de água fervida possível;
  • Dê preferência às panelas de ferro, de porcelana, de vidro ou de barro para o cozimento. As de alumínio ou as antiaderentes, com o uso, liberam substâncias tóxicas que ficam impregnadas nas frutas e nos legumes;
  • Reutilize a água do preparo dos alimentos para fazer arroz, feijão, sopas e molhos, pois ela é rica em nutrientes e em sais minerais.

É bom saber


Como usar o cinto de segurança corretamente:
Um detalhe que você deve tomar atenção, enquanto conduzir, é a forma correcta de colocar o cinto de segurança.

Cinto de Segurança
O modo correcto de usar o cinto de segurança e evitar que ele se torne numa arma em caso de acidente, é colocar a faixa diagonal do cinto a passar pelo tórax e a faixa inferior posicionada embaixo da barriga, assim como na imagem acima.


Futuro papá

Seja carinhoso com a futura mamã. Pesquisas revelam que, quanto mais carinho a mãe recebe, mais carinho ela transmite ao bebé e a si também. Lembre-se que carinho não é sinônimo de sexo. Apesar de o sexo não fazer mal à gestante nem ao seu bebé, pois este está protegido e o pênis não o alcança. Saiba que o sexo vai depender do estado emocional da sua esposa,  com o turbilhão de hormônas que a gravidez provoca a libido fica alterada. Por isso, seja compreensivo. Algumas mulheres sentem mais vontade de fazer amor enquanto outras não. A relação sexual só é contraindicada em alguns casos de histórico de aborto e quando há perda de líquido amniótico ou de sangue.



Sem comentários:

Enviar um comentário