quarta-feira, 18 de abril de 2012

Criopreservação das células estaminais: Fazer ou não fazer?

O que são células estaminais


As células estaminais são as células mestras do corpo humano. Elas podem dividir-se para produzir cópias de si mesmo e muitos outros tipos de célula. Elas são encontrados em várias partes do corpo humano em cada fase do desenvolvimento do embrião a adulto. As células estaminais retiradas de embriões com poucos dias de idade, podem se transformar em qualquer um dos 300 tipos diferentes de células que compõem o corpo do adulto.
Este tema tem gerado várias discussões e a sua recolha é o centro de dúvida de muitos pais, pois é um investimento muito elevado caso seja feito no privado. A decisão de o fazer ou não é muito pessoal e existem diversas opiniões acerca do tema. O ideal é fazer uma pesquisa sobre as opiniões contra e a favor e tomar a sua decisão conscientemente.
Em Portugal, são cada vez mais as empresas que oferecem um serviço de criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical (SCU), o seu armazenamento em azoto líquido a uma temperatura de 196ºC negativos, para que toda a actividade biológica das células cesse, mantendo-as num estado latente.

 

Porque é que as células estaminais são uteis?
Como as células estaminais são tão versáteis,podem potencialmente ser usadas para reparar e substituir os tecidos humanos.Esta capacidade de transformação das células estaminais pode representar tratamento para muitas doenças que afetam milhões de pessoas no mundo.
As células estaminais hematopoiéticas, uma espécie de supercélulas indiferenciadas, têm a capacidade de se diferenciar em vários tipos celulares, de se renovar e dividir indefinidamente. É devido a estas excepcionais características que são tão importantes na terapia de várias doenças hemato-oncológicas, como leucemias e linfomas, entre outras.
Por outro lado, demonstram igualmente capacidade na regeneração dos tecidos, o que, no futuro, poderá aumentar a sua aplicabilidade noutro tipo de doenças, como as doenças ósseas e cardíacas. Actualmente, o período de armazenamento é de 20 anos, havendo a possibilidade de prolongar este período se a qualidade da amostra assim o permitir.



Da colheita ao armazenamento

O processo de colheita ocorre no momento do parto (com um kit específico que terá de ser previamente comprado) imediatamente após o corte do cordão umbilical. Isto significa que nem a mãe nem o bebé serão postos em perigo e nenhum dos dois sentirá qualquer tipo de dor.
O responsável pela colheita é um elemento da equipa médica presente no parto. A partir daqui, a empresa (banco privado) escolhida pelos pais deverá ser alertada para efectuar a recolha, o transporte em tempo útil até ao laboratório e, posteriormente, proceder à criopreservação da amostra de SCU.
Nem sempre a recolha é feita com sucesso e por vezes as colheitas não têm qualidade suficiente para serem criopreservadas, portanto só se avança para a sua criopreservação se o sangue não estiver contaminado.



Outras esperanças

Estas células não se encontram, contudo, apenas no SCU, existindo igualmente na medula óssea.
No caso de um indivíduo necessitar delas para a terapia de uma leucemia, por exemplo, é possível recorrer ao banco mundial de medula óssea. Manuel Abecasis, director da Unidade de Transplantação de Medula Óssea do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, refere que o banco conta com cerca de 12 milhões de dadores voluntários.



Salvar vidas

O SCU de uma criança poderá ajudar a salvar a vida de um familiar, como um irmão.

Vantagens das células estaminais hematopoiéticas do SCU:
 (em relação às da medula óssea dos adultos)
  • São mais jovens,
  • Mais resistentes,
  • Têm maior capacidade de regeneração,
  • Têm maior capacidadede multiplicação (dez vezes superior às da medula óssea),
  • Apresentam índices mais elevados de compatibilidade entre dador e receptor,
  • Têm uma menor incidência de rejeição do transplante, quando usadas no repovoamento de medula óssea de doentes após quimioterapia e/ou radioterapia.


Bancos privados versus Bancos públicos

Portugal e o Reino Unido são os únicos Estados-membros da união Europeia onde existem bancos privados de sangue do cordão umbilical (SCU). No caso do Reino Unido, os que existem submetem-se a uma certificação periódica efectuada pela Netcord (entidade internacional de certificação de bancos públicos de SCU).
«Em Portugal, não há regulamentação», avança Mário Sousa, um dos mais conhecidos defensores da criação de um banco público de SCU no nosso país, «e uma das consequências é que a informação que estas empresas divulgam nem sempre é verdadeira e não é controlada».
Sobre o assunto, Manuel Abecasis, do IPO de Lisboa, é peremptório: «Vivemos numa sociedade livre, com uma economia de mercado, e as pessoas são livres de dar ao seu dinheiro o destino que quiserem. Se informadas correctamente (sem publicidade enganosa) sobre o real valor de congelar o SCU do seu filho, porque não?»
A criopreservação das células estaminais no privado ronda os 1000 euros e o período de armazenamento é de, pelo menos, 20 anos.






Outros argumentos contra:
  1. O uso de células autólogas de sangue do cordão para tratamento da leucemia infantil é contra-indicado uma vez que as células preleucémicas estão presentes na altura do nascimento. As células autólogas de sangue do cordão são portadoras dos mesmos defeitos genéticos do doador e não devem ser usadas no tratamento de doenças genéticas.
  2. Presentemente, não há nenhum protocolo conhecido envolvendo a utilização de células estaminais autólogas de sangue do cordão utilizadas em tratamentos.
  3. Se os tratamentos com células estaminais autólogas se tornarem realidade no futuro, estes protocolos provavelmente assentarão na facilidade de acesso a células estaminais.


Questão levantada no Congresso Português de Medicina da ReproduçãoRui Reis, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais (SPCE), considerou hoje que "faz todo o sentido" investir na criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical, tendo em conta os previsíveis avanços da ciência. A posição de Rui Reis surge em resposta ao responsável pela unidade de transplantação de medula óssea do Instituto Português de Oncologia, Manuel Abecassis, que considerou esta manhã não valer a pena gastar mais de mil euros na criopreservação.
"Coisas que hoje ainda não são possíveis na prática clínica, sê-lo-ão com certeza daqui a 10 ou 15 anos. Há que acreditar nos cientistas", contrapôs o presidente da SPCE, em declarações à agência Lusa. "Há quem faça um seguro automóvel contra todos os riscos mas há também quem arrisque andar na estrada sem seguro", ilustrou Rui Reis. "Quem puder, deve investir mesmo na criopreservação do sangue do cordão umbilical para uso próprio. Faz todo o sentido", frisou Rui Reis, considerando que "há um conjunto de abordagens que nunca será possível com células de outro paciente". Explicou que a prática está generalizada em muitos países e referiu que em Espanha, onde foi proibida, a família real optou pela criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical dos seus herdeiros nos Estados Unidos.

No final do 3º Congresso Português de Medicina da Reprodução, hoje no Porto, o especialista Manuel Abecassis questionou a utilidade da criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical. Reduzindo esta prática a uma "moda", disse que se tivesse agora um filho "pegava nos 1.200 euros e comprava certificados de aforro", e quando ele tivesse 18 anos entregar-lhe-ia os títulos. "Nestes milhares de sacos de sangue congelado em todo o mundo há três casos de sucesso, portanto, não se pode dizer que não serve para nada, mas o que se pode dizer é que a probabilidade de utilização é muito baixa e, provavelmente para todos os casos, há alternativas", justificou. Manuel Abecassis afirmou que os sites das empresas privadas que se dedicam à congelação do sangue do cordão umbilical "não contêm informação correcta, rigorosa e objectiva", sendo "muito fantasiosos". O responsável criticou o facto de as empresas portuguesas que desenvolvem esta actividade apresentarem esta técnica aos pais como "um seguro de vida para o filho", dando a entender que o sangue "pode servir para tudo e mais alguma coisa". Em contrapartida, o responsável defendeu a criação de um banco público de sangue do cordão umbilical, afirmando que "faz falta".
(Noticia publicada em Maio de 2007 no "Ciência Hoje")

Ecografias

A ecografia na gravidez, também chamada de ultrassonografia ou ultrassom, é o primeiro contacto visual com o bebé, podendo contribuir para um despertar de um laço emocional ainda maior entre a mãe e o bebé. Para além disso é uma forma de verificar como a gravidez se está a desenvolver.
Estudos feitos, que comparam bebés que tenham passado por um ultrassom e outros que não o tenham feito, concluem que os mesmos são perfeitamente seguros.
As ecografias são importantes e muitas vezes vitais para se conseguir detetar anomalias ou problemas no bebé que poderão ser tratadas se detetadas atempadamente. Mas a realidade é que a maioria dos bebés está bem e não têm problema algum, sendo isto apenas um exame de rotina, fonte de alegria para qualquer mãe.

O que é e como funciona a ecografia?

A ecografia tradicional permite ver o bebé numa imagem a duas dimensões. A ecografia é um exame não-invasivo que usa ondas de som, e através do eco dessas ondas cria uma imagem do bebé, da placenta, do útero e de outros órgãos. É um exame muito importante para se conseguir obter informações indispensáveis sobre o progresso da gravidez e sobre a saúde do bebé.
Durante o teste, através de um transdutor, são enviadas ondas de som de alta frequência para o abdómen. Estas ondas “batem” no bebé fazendo um efeito de eco, e são enviadas para o computador, traduzindo-se numa imagem. O computador traduz os sons de eco, que são recebidos de volta, em imagens de vídeo, que revelam então o formato do bebé, a sua posição e movimentos.
Usualmente é colocado um gel sobre o abdómen, e depois um aparelho chamado transdutor é passado sobre esse gel, enviando ultrassons para o abdómen. Também existe o ultrassom intravaginal, usado no início da gravidez, até às 11 semanas, quando o feto ainda é muito pequeno para ser detetado de outra forma.
As ondas de ultrassom também são usadas no aparelho que os obstetras utilizam para ouvir os batimentos cardíacos do bebé.
As ecografias são feitas em diversos estágios da gravidez, por inúmeras razões. Numa gravidez sem problemas, usualmente são feitas entre 3 a 4 ecografias. Contudo, a altura das ecografias, e a quantidade de vezes que as fizer, dependerá da forma como a gravidez progride.



  • Primeira ecografia:

É usualmente feita entre as 6 e as 13 semanas de gravidez. Dentro deste período surgirá especialmente mais cedo se existir um historial de perda gestacional, de hemorragias ou se fez um tratamento de fertilidade. Mas normalmente faz-se por volta da 11 à 13 semana dependendo do seu médico.
Poderá ser usada uma sonda especial, que é colocada na vagina, pois o equipamento comum poderá, nesta fase mais prematura, não conseguir detetar o bebé.



Mel
11 semanas


Ecografia para datar o bebé

Uma das coisas para que serve a 1ª ecografia é para datar a gravidez. Provavelmente fará uma ecografia pélvica, onde o transdutor será colocado sobre a pele, por cima da zona da pélvis. Deverá ser-lhe pedido para beber bastante água previamente, porque o útero é mais facilmente visível, quando a bexiga está cheia. A pessoa que estiver a realizar o exame, fará os comentários acerca do que está a ver, e fará imagens para tirar medidas do bebé, por isso esta é uma boa ocasião para levar para casa a primeira fotografia do seu pequenito.

 Translucência nucal

A 1ª ecografia serve ainda para predizer o risco que o bebé tem de sofrer de síndroma de Down. Este exame mede a quantidade de fluido acumulada na parte de trás da nuca do bebé, ou seja a espessura da prega da nuca, que, se estiver aumentada, pode indicar uma eventual síndroma de Down. O médico usará a medida feita pelo scan, a sua idade e um teste sanguíneo para medir o risco desta possibilidade. Se o risco for mais elevado que 1 em 300, poderá ter de fazer uma biopsia do vilo corial (as células são extraídas da placenta com uma agulha ultrafina) ou uma amniocentese (o fluido é extraído do saco amniótico à volta do bebé).



  • Segunda ecografia - Morfológica

Esta ecografia é feita à maioria das grávidas cerca das 19-22 semanas de gravidez para detetar possíveis anomalias no bebé. São medidas a circunferência da cabeça e do abdómen do bebé e o seu coração, cérebro, coluna vertebral e membros. Avalia-se assim o crescimento fetal e detecta-se, corrige-se, ou previne-se precocemente doenças do pescoço da matriz e da placenta, como a placenta prévia, abortos, incompetência cervical, malformações e alterações da vitalidade fetal e do líquido amniótico, etc.
Nesta altura também já poderá descobrir o sexo do bebé. É um momento muito emocionante pois o bebé já se vê muito melhor; é também de todas as ecografias a que dura mais tempo a realizar.



Mel
20 semanas



Poderá ter de fazer ultrassons adicionais se tiver alguma complicação, tal como a placenta prévia. Se existir um historial de defeitos genéticos, como defeitos a nível do coração, poderá ter de fazer mais ecografias, ou no caso de ter uma gravidez múltipla.


 
  • Terceira ecografia - 3D/4D


Faz-se por volta das 30-34 semanas de gravidez e permite estudar a evolução dos parâmetros anteriores, e a maturação placentaria e fetal como a determinação da posição do bebé, a localização da placenta, o volume do líquido amniótico e a previsão do peso do bebé; e serve ainda para prevenir o parto prematuro.


Mel
31 semanas

 

Os novos ultrassons ou ecografias permitem uma imagem a 3D ( imagem estática) e 4D (imagem em tempo real). A ecografia 4D faz parte do exame 3D, é um complemento que permite a gravação de imagens em movimento do feto. Com ela poderá guardar, em CD, toda a emoção de um vídeo que mostra o seu bebé em formação. O bebé é visto a 3 dimensões em vez das comuns 2. A imagem 3D/4D é formada por uma composição de imagens bidimensionais. Estas imagens dão uma imagem clara dos contornos do bebé.

Infelizmente nem é sempre possível ter as condições ideais para boas imagens tridimensionais (suficiente quantidade de líquido amniótico, posição fetal, hábito materno), daí as grandes expectativas em relação ao 3D/4D que algumas vezes não são possíveis de satisfazer.

Para já, os benefícios dos ultrassons em 3D/4D parecem ser limitados em relação ao comum ultrassom 2D mas na verdade poderão ser úteis para mostrar mais detalhes sobre alguma anormalidade já detetada. Também ajudam a diagnosticar problemas como o lábio leporino. Também pode ser útil para avaliar o coração e outros órgãos internos. A melhor altura para fazer um ultrassom em 3D/4D é entre as 26 e 33 semanas de gravidez, pois antes o bebé não possui tecido adiposo suficiente para poder ser obtida uma boa imagem.



terça-feira, 17 de abril de 2012

42 semanas de gravidez

Pode até parecer uma piada cruel, mas realmente vai dar à luz logo logo. A maioria dos médicos não permitirá que as mulheres passem mais de duas semanas do dia estipulado do parto, então o final está realmente em perspectiva e poderá finalmente abraçar o seu bebé.







O seu corpo


Deve estar a perguntar-se o que é que eu fiz para este bebé demorar tanto para nascer? Não desespere. Está desconfortável e ansiosa, mas o seu bebé está tão incrivelmente confortável no seu útero (que outro motivo ele teria para não sair!). Tente relaxar.


O seu bebé


10% das mães de primeira viajem chegam até a 42ª semana. O seu bebé de quatro trimestres pode nascer com descolorações na pele, como partes secas, pele a descascar ou uma irritação avermelhada. Mas isto é completamente inofensivo, não se preocupe. A boa notícia é que bebés nascidos na 42ª semana têm mais cabelos. Pode comprar mais lacinhos para os cabelos, se estiver à espera de uma menina.
No nascimento o seu bebé demonstrará 70 diferentes reflexos primitivos. Nesta semana o seu bebé deve medir cerca de 52 cm e pesar mais de 3,5kg.


A sua vida


Nesta semana o seu bebé nasce por bem ou por cesareana! Passe algum tempo nesta semana a refletir sobre a sua gravidez. Escreva algo no seu diáro ou uma carta para o seu bebé ler quando completar 18 anos. Até porque, se não escrever agora, vai-se esquecer de muita coisa.
Já que está a escrever, aproveite para escrever uma carta para a sua mãe, ou outra mulher especial na sua vida. Não vai acreditar em quantas vezes nos próximos anos vai pensar,"Agora sei como ela se sentia".

 

Faz bem comer


Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoitos integrais. Escolha carnes magras como o peito de frango ou carne vermelha de segunda qualidade ou ovo preparado sem adição de óleo.Não se esqueça de hidratar o seu corpo! Segue a recomendação de 2 litros de liquidos por dia.


É bom saber


O líquido amniótico tem uma importância maior na vida do seu bebé que provavelmente imagina. "É uma das funções vitais do feto", diz Frederico Peret, diretor da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais.

Além de preencher a bolsa, auxilia na alimentação do feto e reduz o impacto no caso de quedas. Quando está no volume normal, ajuda o bebé a exercitar movimentos e articulações. "Até ao quarto mês de gestação, é produzido pela placenta e membranas que envolvem a bolsa. A partir do quinto mês, é feito pelos rins do bebé, exercitando os aparelhos digestivo e respiratório da criança", explica Ricardo Barini, coordenador do Serviço de Medicina Fetal da Unicamp.

A renovação total do líquido é constante, ocorre entre 18 e 24 horas. Até ao fim da gestação, o volume tem cerca de 700 a 1 litro, e vai diminuindo quando o parto está próximo. Nos primeiros meses de gestação, ele é claro e transparente, e no fim da gravidez,turvo e leitoso. A alimentação da futura mãe, assim como consumo de álcool, tabaco e medicamentos podem modificar o líquido amniótico.


Futuro papá


Quando o bebé vier ao mundo, o seu relacionamento provavelmente vai mudar. Agora é a hora de cimentar o amor que têm um pelo outro. Lembre-se de que, apesar de agoram serem mamã e papá, continuam a ser companheiro e companheira. Não deixe a chama do amor apagar-se!



segunda-feira, 16 de abril de 2012

41 semanas de gravidez

Agora que o dia oficial de parto se foi, e o bebé não veio (caso contrário não estaria a ler este post), pode-se sentir, um pouco apreensiva. Muitas mamãs novas passam do dia oficial do parto. Não desespere, logo logo o seu bebé vai estar nos seus braços e estará tão feliz em vê-lo.


O seu corpo


Provavelmente o seu médico irá pedir-lhe que faça um ultrassom para medir o nível de líquido amniótico. Ele também, provavelmente, levantará a possibilidade de induzir o parto. Se é contra a indução, pode tentar outras alternativas como comida picante, estimular os seus mamilos, caminhar (muito!) ou ter relações sexuais (tipo cinco ou seis vezes ao dia!)
Há algumas questões que deveria perguntar ao seu médico se estiver nesta situação. Por exemplo, quanto tempo ele vai esperar até tentar à indução?


O seu bebé


Você pode estar mais do que pronta, mas aparentemente o seu bebé não está pronto para deixar o lugarzinho confortável que criou para ele. Enquanto cada dia sem o seu bebé parece uma eternidade.
A boa notíca é, em geral, que bebés que nascem "atrasados" (no "quarto trimestre") têm mais peso, parecem mais alertas e têm mais cabelos do que bebés que nascem mais cedo.



A sua vida


Neste ponto, vamos assumir que a sua lista de afazeres está toda feita. E com todo o processo de ninho, a sua casa está provavelmente tão limpa quanto poderia estar.
Ao invés de se focar no pequeno bebé dentro de si, porque não concentrar a sua antenção no exterior? Fazer algo por outra pessoa esta semana vai fazer sentir-se bem... e fazer o tempo passar mais rápido:
  • Compre uma caixa de cartões e mande-os para membros de sua família que estão distantes.
  • Procure uma amiga antiga apenas para dizer olá.
  • Visite os seus avôs.
  • Doe uma hora de seu tempo para uma boa causa. 
Isso não vai fazer com que esqueça aqueles 3,75 kg de alegria que carrega por aí, mas um pouco de "fazer o bem" pode tornar a sua semana mais tolerável.

 

Faz bem comer


O ácido fólico é importante durante toda a gestação. Está presente nos feijões, grão-de-bico, espinafres, brócolos, repolho cru, pão integral, fígado, folhagens verde escuras, lentilhas, cenoura, laranja e banana.


É bom saber


Alongue-se até à descontração. Veja a seguir uma forma segura de alongar o corpo e de se descontrair.
Com o bebé prestes a nascer um destes dias, não é propriamente altura para exercícios a sério, mas passar demasiado tempo sem fazer nada pode fazer com que se sinta mais enferrujada e com dores no corpo.
  • Coloque um CD relaxante a tocar.
  • Procure um local sossegado e deite-se de lado com as costas direitas. Pode apoiar a cabeça e o pescoço numa almofada pequena.
  • Nesta posição, feche os olhos e inspire e expire lenta e naturalmente. Deixe que os seus pensamentos venham e vão livremente.
  • Com cada expiração, descontraia uma parte do corpo de cada vez — cara, ombros, costelas, barriga, pernas, dedos. Aprecie alguns momentos de paz e sossego. Nos próximos dias, serão poucos e espaçados!

Futuro papá


Já providenciou o ôvo para seu bebé? Não pode levar o recém-nascido da maternidade para casa sem ter um assento de carro regulamentado instalado no seu veículo. Caso ainda não tenha adquirido um, vá às às compras, afim de que esteja tudo pronto para quando o bebé nascer.
Deve também ter um berço pronto para a chegada do bebé.


40 semanas de gravidez

Conseguiu! A qualquer momento segurará nos seus braços seu lindo bebé, olhando nos olhinhos dele e suavemente sussurrando, "Eu estou tão feliz por te ter!"








O seu corpo

Chegou à meta! Muitos bebés não chegam ao dia oficial do parto. Está à espera que algo aconteça, não fique desmotivada se nada acontecer nesta semana. Uma hora ou outra o seu bebé terá que sair. Fique tranquila.


Já que tem algum tempo para gastar, seria uma boa hora para revisar algumas coisas:
  • Estude os sinais e sintomas do trabalho de parto. Assim será capaz de reconhecê-los quando for iminente,
  • Verifique a sua mala da maternidade,
  • Reveja a mala do bebé também,
  • Explique novamente ao seu marido a lista "Socorro! Estou em trabalho de parto." (aquela que tem o telefone da mamã, da avó, da tia, do patrão, do papagaio, etc),
  • Analise todas as rotas possíveis para a maternidade, para não ficar pressa no congestionamento. 


O seu bebé


Parabéns! Este pãozinho no forno está completamente assado! Esta é uma boa notícia. Porém, há outra não tão boa assim é que dar à luz no dia oficial do parto é difícil. Na verdade, a maioria das mães de primeira viagem chegam a duas semanas além do dia previsto para o parto.
Pesquisadores concluiram que o próprio bebé envia um sinal hormonal à placenta a avisar que está na hora de começar o trabalho de parto. Noutras palavras, o seu bebé vai chegar quando quiser!
Ao nascer o seu bebé terá um total de 300 ossos. Alguns destes vão-se fundir mais tarde, é por isso que nós adultos temos 206 ossos.



A sua vida


Enquanto tem tempo livre, aproveite para ler os manuais de todos os equipamentos que tem comprado, para o seu bebé, como por exemplo a bomba de sucção. Garanta que entende bem o funcionamento dos mesmos.
Tenha certeza de que consegue dobrar e desdobrar o carrinho, e que consegue libertar e prender o ôvo do carro sozinha. Provavelmente não fará muitas saídas sozinha no começo, mas se precisar, é bom saber como tudo funciona.



Faz bem comer

Quando lhe der vontade de comer doces, experimente meter uma banana no microondas com um pouco de canela, ou beba um batido de iogurte com frutas congeladas. Só tem a ganhar se conseguir achar algo mais saudável!
Beba bastante leite, ou leite de soja, e consuma bastante agrião, rúcula, espinafres e caroço de abóbora torrado, que é, também, rico em ferro.


É bom saber


Câimbras e pés inchados. O que fazer?
Beba bastante água de coco, rica em cálcio e potássio. Para melhorar o inchaço dos pés, diminua o sal da comida e, sempre que puder, ponhas os pés para cima.


Futuro papá


Olhou de relance para a mamã e reparou no seu perfil, aquela grande barriga…e sentiu-se momentaneamente culpado. Ela está cansada, excêntrica, com tonturas, não pode dormir porque tem de ir ao wc a cada 30 minutos, com azia crônica e indigestão e o seu mau humor é um reflexo dos desconfortos tardios da gravidez. Sente-se responsável por tudo? Vamos refletir um pouco. A mãe não pode conceber sem o pai ou vice-versa. A gravidez é uma actuação de equipa. É claro que não passou por todos aqueles desconfortos físicos, mas fez a sua parte ao se preocupar em manter o bem estar dela. Esteja lá com ela. É tudo o que ela quer. Mostre que o seu amor não diminuiu por causa dessas alterações. Pode ajudar a mamã a aliviar essa carga final, simplesmente estando ao seu lado. Não se sinta culpado; ao contrário sinta-se um companheiro de viagem.


As etapas do parto

O trabalho de parto divide-se em três estádios


1. Apagamento (encurtamento) e dilatação do colo. Por sua vez, também este se divide em 3 fases principais:

  • Fase latente: Decorre desde o início das contracções regulares até ao momento em que o colo está completamente apagado e com cerca de três a dois centímetros de dilatação.  Possivelmente você poderá fazer trabalhos pequenos, ver um vídeo, tomar um banho quente ou até dormir uma sesta.

Duração:
Esta fase pode durar até 20 horas numa mulher que nunca passou por um parto antes (nulípara) e até 14 horas numa que já teve, pelo menos, um parto (multípara).

O que se sente:
Habitualmente, estas contracções são regulares e intensas e muito mais dolorosas do que as contracções de Braxton Hicks. Por vezes, as contracções do período latente podem ser bastante dolorosas e progredir lentamente. Se isto acontecer, não é caso para preocupação; cada mulher tem o seu próprio ritmo de trabalho de parto. Inclusivamente, é possível que algumas mulheres não sintam estas primeiras contracções e passem directamente para a fase activa.

  • Fase activa: As contracções serão de tal intensidade e frequência (a cada três ou quatro minutos, com uma duração entre 40 a 60 segundos) que o seu médico lhe dirá para ir para o hospital. O colo dilata-se a um ritmo maior, até chegar aos 4 centímetros.  Se a bolsa de águas não tiver rebentado ainda, o seu médico poderá rebentar as membranas durante esta fase. A progressão da dilatação, na fase activa, pode ser influênciada por factores como a sedação ou analgesia (que a prolonga) e/ou a estimulação da contractilidade uterina (que a abrevia).

Duração:
Esta fase pode durar alguns minutos ou alargar-se até algumas horas, embora a duração possa variar bastante se se considerar que em geral se dilata aproximadamente um centímetro em cada hora.

O que se sente:
Se tiver optado por utilizar algum medicamento para aliviar a dor, é possível que já lhe tenham administrado a anestesia epidural, pelo que não sentirá dor, apenas uma pressão na zona pélvica. Terá também de permanecer deitada.
Se optar por não utilizar nenhum tipo de anestésico, então o verdadeiro trabalho de parto começou. As técnicas de respiração e de relaxamento são essenciais nestes momentos, assim como uma boa preparação para o trabalho de parto. Se quiser (e se o bebé puder suportá-lo) poderá mudar de posição e andar pela casa; a gravidade facilita o trabalho de parto.
É uma boa altura para tomar um duche ou banho quente, se tiver acesso a uma banheira. A água quente pode realmente ajudar a aliviar a dor e a relaxar.


  • Fase de Transição:Durante a fase de transição ou período rápido, o cérvix dilata-se até aos 10 centímetros. As contracções duram uma média de um a um minuto e meio e ocorrem a intervalos de dois a três minutos.

Duração:
Felizmente, esta etapa passa muito mais rapidamente do que as duas primeiras e deve durar um terço do tempo empregue a chegar aos 4 centímetros de dilatação.

O que se sente:
Mesmo que lhe tenham administrado a anestesia epidural, sentirá agora muito mais pressão. Se tiver optado pelo parto natural, esta será a fase mais importante do trabalho de parto. As contracções serão mais fortes e constantes e é possível que surjam sintomas tais como náuseas, calafrios e tremores musculares.



2. Período expulsivo. Começa assim que o cérvix tiver dilatado 10 centímetros, começa a expulsão do feto. O bebé nasce à medida que é expulso através do colo já dilatado para o canal vaginal, uma experiência que pode ser inebriante. Sentirá as contracções e terá frequentemente uma vontade involuntária de fazer força . Algumas mulheres que tenham optado por uma epidural, precisam de instruções sobre quando devem fazer força. É nesta altura que a enfermeira parteira e o acompanhante desempenham um papel crucial.


Duração:
Esta etapa pode durar alguns minutos (no caso de segundos partos e posteriores) ou mesmo mais do que três horas e caracteriza-se por contracções que ocorrem a cada dois a cinco minutos e duram de 60 a 90 segundos.


O que se sente:
Mesmo que lhe tenham administrado a anestesia epidural, poderá sentir uma irresistível vontade de fazer força nesta altura. O médico, a parteira ou a enfermeira parteira darão as instruções sobre quando deve fazer força e quando deve parar. Sentirá uma série de sensações incrivelmente intensas, incluindo tremores e náuseas, mas também um enorme alívio porque o fim está à vista. E, independentemente do tipo de parto, o certo é que sentirá uma verdadeira euforia quando o seu bebé nascer e lho colocarem nos seus braços.








3. Dequitadura: Na terceira etapa, expulsa-se a placenta. Depois do bebé ter nascido, as contracções voltam após alguns minutos e continuam de cinco em cinco minutos, mas com muito menos intensidade. Estas contracções fazem com que a placenta se separe do útero, permitindo-lhe expulsar completamente a placenta e as membranas envolventes. O médico ou a parteira examinarão a placenta para ver se está intacta. Além disso, continuarão a verificar se o útero está a firmar-se convenientemente de modo a parar a hemorragia do local de ligação da placenta.

Duração:
A expulsão da placenta pode durar de 5 a 30 minutos. Na hora seguinte, aproximadamente, ou enquanto se espera pela placenta, será observada pelo médico ou pela parteira e levará pontos, caso necessário, para reparar rasgos ou no caso de se ter feito uma episiotomia.

O que se sente:
As suas atenções viraram-se agora para o bebé e dificilmente se aperceberá de tudo o que se está a passar na sua zona vaginal, sobretudo se recebeu uma epidural. Poderá sentir tremores devido à adrenalina e aos ajustes que o seu corpo imediatamente começa a fazer após o parto. Algumas mães podem ser surpreendidas por dores pós-parto fortes e frequentes, que se assemelham às contracções, que vêm depois do nascimento de um segundo bebé ou bebés posteriores. Geralmente, vão e vêm durante vários dias, mas sentem-se sobretudo nos primeiros dias. Se estas dores a incomodarem excessivamente, peça ao seu médico que lhe receite um analgésico. Contudo, todas essas preocupações terão pouca importância por finalmente ter o seu bebé nos braços.


Os sinais de parto

É muito importante quer para a mamã quer para o papá saberem quais são os primeiros sinais de parto e sabê-los distinguir dos falsos sinais, pois é muito mais agradável esperar em casa pelo momento certo para ir para a maternidade do que ir e ficar horas e horas numa cama de hospital à espera que a altura chegue.
O modo como se inicia o trabalho de parto varia de mulher para mulher, de acordo com a duração da fase latente. Umas têm o trabalho de parto muito longo, outras super rápido.
Para umas, os sintomas do começo de trabalho de parto são muito claros e inequívocos. Outras nem percebem que já estão em trabalho de parto, confundindo essa primeira fase com flatulência, cólicas intestinais ou dores lombares.
No entanto em caso de dúvida o melhor mesmo é dirigir-se ao hospital pois se o momento não tiver chegado o médico manda-a de volta para casa.








Como saber se chegou a hora?

Tudo começa muito tempo antes. O corpo da mulher prepara-se para o parto algumas semanas antes do dia previsto. O bebé posiciona-se mais para baixo (na pélvis materna), o que dá uma sensação de pressão no baixo-ventre, podendo ser acompanhada de uma dor lombar ou endurecimento abdominal. Se estiver realmente a entrar em trabalho de parto, um ou mais dos seguintes eventos podem ocorrer:


  • Perda do rolhão mucoso: Habitualmente acontece vários dias antes do trabalho de parto espontâneo. Nas últimas semanas de gravidez o colo do útero começa a ficar cada vez mais fino e a dilatar gradualmente, podendo notar-se um aumento significativo do corrimento vaginal. A seguir, acontece que a espessa camada de muco (parecido com uma geleia), que veda a entrada do colo do útero durante a gravidez, é libertada. Esse muco pode ser rosado ou raiado de sangue. A perda de rolhão não é um sinal de trabalho de parto activo, mas pode significar a proximidade do mesmo.

  • Perda de liquido (amniótico) pela vagina: Ocorre devido a rotura das membranas ou «bolsa de águas», que protege o bebé durante a gravidez, e é um reservatório de líquido amniótico. Pode sair lentamente ou de repente, em grande quantidade. Normalmente, é claro e transparente. Nesta situação deve dirigir-se ao hospital da sua área de residência o mais rapidamente possível.

  • Contracções Uterinas Regulares: No início do trabalho de parto, as contracções são irregulares (isto é, os intervalos não são certos) e são pouco frequentes. Começa por sentir que a barriga fica rija, podendo não haver dor. Progressivamente, vão-se tornando mais regulares, mais intensas e mais próximas. Quando as contracções forem regulares, com intervalos de dez minutos, deve dirigir-se à maternidade.




Parto ou falso alarme?


Parto real:
  • As contracções são regulares e seguem uma pauta previsível (por exemplo, chegam em cada oito minutos).
  • Existe uma progressão em três aspectos:
                 As contracções:
             a) chegam cada vez mais cedo,
             b) duram cada vez mais tempo,
             c) são cada vez mais dolorosas.
  • Cada contracção começa na zona lombar e a dor irradia-se depois para frente, para as virilhas.
  • As contracções não desaparecem nem se atrasam por uma mudança de actividade ou de posição.
  • Pode aparecer um fluxo sanguinolento.
  • É possível que as águas rebentem.
  • O médico ou parteira observará alterações no colo uterino, como maturação (amolecimento) ou dilatação.


Falso alarme:
  • As contracções são irregulares e imprevisíveis (por exemplo, repetem-se aos dez minutos e depois aos seis, dois, oito, etc.).
  • Não se observa qualquer progressão.
  • As contracções são como uma tensão abdominal generalizada.
  • Mudar de actividade ou de posição pode fazer com que as contracções se atrasem ou desapareçam.
  • Não costuma haver fluxo sanguinolento.
  • As águas não rebentam.
  • Não há alterações no colo uterino.


39 semanas de gravidez

À medida que o dia do parto, estipulado pelo seu médico, se aproxima provavelmente não descola do calendário. Mas, tendo em vista que menos de 10% das mulheres têm o bebé no dia determinado, as chances são que o seu bebé a vai surpreender. Ele resolver nascer, quando achar que é a hora certa, então não fique desapontada se ele não nascer no dia calculado.


O seu corpo


Vá para a maternidade se achar que está em trabalho de parto (ainda que não esteja no final!). É melhor fazer alguns testes do que ter o seu bebé num posto de gasolina da cidade. Se estiver em trabalho de parto, mas ainda não começou, a maternidade pode mandá-la de volta para casa, o que pode ser um pouco frustrante. Mas coinfie em nós, preferirá estar no conforto da sua casa do que pressa numa cama da maternidade pelas próximas 12 horas à espera que a dilatação aumente de 1 centímetro para 2.
Embora não haja nada falso na dor que acompanha o falso trabalho de parto, ele é um alarme falso pois não dilata o cérvix como o verdadeiro faz. E não dá para passar uma laranja num buraco do tamanho de uma cereja! Basicamente, o alarme  falso traz-lhe toda a dor e nenhum avanço. 
Uma maneira de identificar o alarme falso é começar a cronometrar as suas contrações. As verdadeiras contrações do parto são regulares e aproximam-se progressivamente. Elas doem mais à medida que ficam mais próximas. Já as contrações do alarme falso são irregulares e variam de uma para outra na dor.
O alarme falso é mais comum em segundas e subsequentes gestações do que nas primeiras.

 

O seu bebé


Uma reclamação desconfortável no final da gravidez são os soluços frequentes. Não para si; mas para o seu bebé. Já que não há ar em volta dele, quando ele pratica a respiração, pode acontecer que o fluído amniótico chegue à traquéia dele, resultando nestas pancadinhas espaçadas que a fazem pensar que carrega um coelhinho saltitante na sua barriga.


Outros destaques desta semana:

  • O lanugo  (uma palavra exótica para cabelo suave, aveludado) que cobria o corpo de seu bebé na sua maioria desapareceu, mas poderá encontrar alguma parte restante nos ombros, testa e pescoço.
  • A cor da pele do seu bebé está a mudar. Estas mudanças ocorrem devido à quantidade de gordura que ele está a ganhar. A placenta está a dar ao seu bebé anticorpos que vão mantê-lo forte e saudável após o nascimento. 
  • Agora o seu bebé mede mais ou menos 52 centímetros e pesa de 3 a 3,5 kg. É mais ou menos o tamanho de um coelho adulto.



A sua vida


Após a primeira contração (depois de se recompor), há provavelmente algumas pessoas que gostaria de alertar. Por exemplo, aquelas que estarão consigo na sala de parto.
Tenha um plano em mente para a altura de contacto (mamã, avó, irmã, sogra, etc). Quando o trabalho de parto começar, diga ao seu marido ligar para todos os números da lista "Socorro! Estou em trabalho de parto!"
Tecnicamente tem mais uma semana de gestação. Creio que já está a sentir a pressão que envolve este momento. Então, ponha  os seus pés para cima, tire a carga das suas costas, coloque o seu DVD favorito e tente pensar em algo além do seu bebé e do momento quando finalmente ele aparecerá.

 

Faz bem comer


Berinjela. Dizem que sanduíches de berinjela grelhada são muito saborosas.


É bom saber


As futuras mamãs podem deixar de ter remorsos quando não conseguem resistir aos doces. Segundo um estudo finlandês, afinal, comer chocolate faz bem ao bebé.
Cientistas da Universidade de Helsínquia, acompanharam 300 grávidas durante a gestação. Ao longo dos nove messes, os investigadores registaram o consumo de chocolate, bem como o grau de stress. Os resultados demonstraram que a ingestão de um pedacinho de chocolate diariamente teve um impacto positivo no comportamento do bebé.
Seis meses depois do nascimento dos bebés, as mães que comeram chocolate durante a gravidez ainda apresentavam reações mais positivas, como rir e divertir-se com os seus filhos.
«Os bebés de mães estreitadas que consumiram chocolate com frequência mostraram menos medo perante situações novas que as restantes mulheres que se abstiveram de comer chocolate», assinala o estudo publicado  na revista New Scientist.
No entanto, Katri Raikkanen e a sua equipa admitem falta de provas científicas de que o consumo de chocolate seja o único factor relacionado com a acalmia do comportamento dos bebés. Mas, os cientistas especulam que os efeitos observados posam ser o resultado do efeito dos químicos presentes no chocolate e vinculados ao bom humor que são transferidos ao feto dentro do útero.


Futuro papá


É interessante o marido, sempre que possível, acompanhar o trabalho de parto da mulher e, também, estar presente por ocasião do nascimento do bebé, quer seja parto normal, quer seja cesareana, pois, assim, irá valorizar e enaltecer o desempenho e tudo o que a mulher passou no transcorrer da gravidez e da maternidade. O marido deve, junto com todos os familiares, criar um ambiente calmo, alegre, receptivo e extremamente voltado a todo o apoio e segurança à grávida.




sábado, 14 de abril de 2012

38 semanas de gravidez

Restam duas semanas e o seu instinto de fazer o ninho está com a corda toda! Está ocupada a lavar  e a guardar as roupas do seu bebé, maravilhando-se sobre como alguém poderá caber numa camisa tão pequena.
O quartinho do bebé está quase pronto. Já tem fraldas suficientes. Está pronta! E está à espera. E espera. E espera. Mantenha a calma, pode ser que tenha de esperar mais seis semanas. Portanto, não fique louca, use este tempo sozinha para desfrutar com amigos e com o seu marido. Porque em breve tudo girará à volta do seu bebé durante semanas, meses e anos, e sentirá falta de tempo só para si.


O seu corpo


À medida que o seu cérvix começa a dilatar, pode perder o seu "tampão mucoso". Esse muco grosso, sela o cérvix e previne infecções durante a gestação. Quando ele tiver completado a missão dele, vai sair. Mas perder o tampão mucoso, ao contrário do que dizem, não é uma previsão do parto em si. Pode também perceber uma "aparição" rosada ou de sangue, outro indicador do seu cérvix a dilatar-se.
Uma vez que perdeu o seu tampão mucoso, fique alerta às contrações regulares (a cada três ou quatro minutos), fortes, dolorosas, bom não que isso fosse algo que pudesse passar desapercebido, acredite.



O seu bebé


  • Os intestinos do seu bebé têm acumulado uma considerável quantidade de mecênio (nome dado ao cocó do bebé, de cor preta), que é eliminado usualmente logo após o nascimento e lhe dá uma experiência completa com a troca de fralda e com o uso das toalhitas.
  • O seu bebé pode-se arranhar no útero já que as unhas dele ultrapassaram as pontas dos dedos.
  • Os pulmões do seu bebé continuam a maturar.
  • O cérebro e as funções nervosas estão a funcionar melhor a cada dia e continuarão a maturar até à adolescência.





A sua vida


Deve estar a usar quase sempre a mesma roupa todos os dias, pois é a única coisa que ainda lhe serve! Veja o lado positivo, tem muito menos roupas para lavar! Não se preocupe, isso tudo vai terminar nas próximas semanas. Irá constatar e questionar-se "como é que uma pessoa tão pequenina consegue criar uma montanha de roupa suja em apenas 48 horas?" Haverá tanto vômito e cocó para tirar da roupa do seu bebé, que se perguntará "de onde sai isto tudo?".
Com a chegada do bebé, as suas tarefas irão aumentar, mas ainda tem que desempenhar o papel de mulher e mãe dos outros filhos, se houver.

 

Faz bem comer


Germe de trigo, alface, tomate, espinafre são ricos em vitamina K. Vai beneficiar de seus efeitos anti-hemorrágicos durante o parto.


É bom sabe


Embora haja várias marcas de toalhitas no mercado, muitos médicos recomendam nos primeiros dias limpar o bebé apenas com um pano macio e àgua morna.
A limpeza das roupas do seu bebé também exigem cuidados muito especias. Normalmente deve usar sabão de côco. Porém cada pele de bebé é diferente, então fique atenta para possíveis reações alérgicas quando vestir o seu bebé.

 

Futuro papá


O universo familiar passa por um processo de transformação em todo o mundo. Mas o pai continua a ocupar um espaço indispensável na vida de qualquer criança. Porquê? "Existem diferenças bem claras quanto aos papéis desempenhados pelo pai e pela mãe no desenvolvimento emocional dos filhos", diz o psicólogo Aguinaldo José da Silva Gomes, da Universidade Estadual Paulista. Segundo a abordagem da psicologia, a mãe é mais associada ao mundo interno da criança, ao cuidado e ao provimento. "Mas o mundo cultural, a autonomia e as escolhas são aspectos relacionados à figura paterna", explica Aguinaldo.



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mito e verdades da gravidez

  • A grávida tem de comer por dois:

Mito.Até há umas décadas, aconselhava-se a grávida a comer muito pois, estava a alimentar-se a si própria e ao seu bebé. Após o parto, quando tentavam voltar ao seu peso anterior, era difícil, pois tinham entrado no tortuoso caminho da obesidade.
Hoje, todos os médicos aconselham a grávida a não aumentar mais de 12 quilos durante a gravidez. Para além disso, a cada grávida é dada uma pauta com a dieta que deve seguir, pois, cada organismo funciona de maneira singular e a mesma dieta não produz os mesmos efeitos em todas as pessoas.
Em geral, os médicos aconselham uma dieta rica em nutrientes, ou seja, rica em frutas, vegetais frescos, leite e derivados, peixe e carnes magras. Sempre que necessário, prescrevem também suplementos de ferro, cálcio, vitaminas e ácido fólico. Desta forma, será mais fácil para a futura mãe recuperar a silhueta e, o seu bebé também beneficiará desta alimentação.

  • As dores do parto são insuportáveis:

Mito.Este é um dos piores mitos e cria geralmente na futura mamã, tensões que a levam durante toda a gravidez a encarar o parto como algo extremamente doloroso. A verdade é que ninguém pode prever que o parto seja rápido e indolor ou mais prolongado.
Ter um filho, não significa que tenha de sofrer durante as 8 horas (a média do parto). Alguns especialistas dizem que as contracções não provocam dor, mas sim uma sensação dolorosa que tem um procedimento comum, ou seja, começa a sentir-se, vai aumentando, mantém-se por uns segundos e começa a desaparecer.
Este ciclo repete-se constantemente mas, se souber utilizar algumas técnicas de relaxamento e de respiração, as contracções não serão difíceis de suportar. Para além disso, cada qual sente a dor de maneira diferente e, o que para uma grávida pode ser uma dor muito forte, para outra poderá não passar de uma impressão. O limiar da dor é diferente de pessoa para pessoa.

  • Quando o bebé é grande, precisa nascer de cesareana:

Mito
. O peso do bebé às vezes influi na escolha adequada da via de parto, porém isso não é uma regra. É necessário antes fazer uma avaliação adequada da pelve materna (bacia) e também das condições psicológicas da gestante.

  • Se já sofreu uma cesareana, não pode mais ter um parto normal:
Mito. Após uma cesareana é recomendado, caso o parto transcorra por via vaginal, que se faça uso do fórceps, que em mãos experientes é uma importante ferramenta de auxílio. Porém, é verdade que a maioria dos obstetras prefere realizar cesareana se a paciente já passou por uma anteriormente.

 

  • Não pode ter contacto com o seu gato se estiver grávida:

Mito. A probabilidade que os gatos de origem doméstica, que não circulam pelas ruas, têm de transmitir toxoplasmose é muito reduzida, pois não caçam pequenos "bichos" nem comem carnes cruas. Se o seu gato for ”vagabundo” aí precisa de ter cuidado.


  • Não pode consumir nada diet durante a gravidez:
Mito/verdade. Tudo depende da qualidade de adoçante utilizado. Informe-se com seu obstetra.
 

  • Barriga pontiaguda é menino, e espalhada é menina:

Mito. Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares.
 

  • Carnes cruas, ovos e peixes não devem ser consumidos durante a gravidez:

Mito/Verdade. Depende do estado imunológico da paciente perante determinadas infecções, como a toxoplasmose, que é transmitida por carnes cruas ou malpassadas e de origem não muito bem determinadas.
 

  • Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol:

Verdade. Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar.
 

  • Se existir um risco preto na barriga, vai ter um bebé moreno:

Mito. Praticamente todas as gestantes (excluindo normalmente as caucasianas) têm um risco preto na barriga desde a púbis até quase o estômago, que se chama Linha Nigra. Quanto mais morena for, mais escura fica essa linha, pois ela advém do depósito de melanina nessa região. Por isso, é de evitar apanhar sol na barriga durante a gravidez, porque isso dificultará o clareamento dessa linha depois do parto.



  • O seu cabelo voltará ao normal:

Verdade. O efeito da gestação nos cabelos é imprevisível, tanto podem ficar mais fortes e bonitos como mais fracos e sem jeito. Algumas mulheres que têm o cabelo liso ficam com ele mais ondulado; e vice-versa. E não adianta muito tentar tratá-los nesta fase. Depois do parto, vai ter uma grande queda de cabelo, devido às hormonas que diminuem. Mas, dentro de um ano, tudo deve voltar ao normal.



  • Se pedir para a grávida mostrar a mão, e ela o fizer com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, menina:

Mito. As mãos só têm dois lados, logo esta brincadeira tem 50% de hipóteses de estar certa. Se quer saber o sexo do bebé, é melhor confiar no resultado do ultra-som.



  • Se o bebé chuta mais do lado direito, vai ser menino; do lado esquerdo é menina:

Mito. Há 50% de chances de ser menino e 50% de chances de ser menina. O lado onde o bebé chuta não tem nada a ver com isso.


  • Se a grávida tem muita azia, é porque o bebé vai ser cabeludo:

Mito. A azia, aquela sensação de ardor no estômago e no esôfago é causada pela pressão que o útero faz no estômago e, principalmente, por causa da alimentação. Fazer várias pequenas refeições ao longo do dia minimiza o problema e não tem nenhuma relação com o cabelo do seu filhote.


  • Deve comer bastante canja, e beber cerveja escura para ter mais leite:

Mito. O que aumenta a produção de leite é beber muita água além de amamentar, porque quanto mais o bebé mama, mais leite vai ter.


  • Amamentar emagrece:

Verdade. Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que ajuda a emagrecer.


  • Se a grávida sangrar é porque está a perder o bebé:

Mito/Verdade. Qualquer perda de sangue é sinal de alerta, e deve correr para o médico. Mas é bom saber que 30% das grávidas têm sangramentos no primeiro trimestre e, na maioria das vezes, não é sinal de aborto. No início da gestação, pode acontecer por causa da implantação do embrião no útero. No último trimestre, a perda de sangue pode ser sinal de descolamento da placenta, uma situação mais grave, ou simplesmente estar relacionado a pequenos rompimentos de vasos do colo do útero, inofensivos.


  • Comer raspas de panela e alimentos grudentos torna o trabalho de parto mais difícil:

Mito. O trabalho de parto é mais fácil quando a mãe se preparou física e psicologicamente. Há muitos motivos para ter dificuldades, mas nenhum deles é causado por isto.


  • Grávidas não fazem exame preventivo:

Mito. Também chamado de papanicolau, esse exame previne o câncro do colo de útero e deve fazer parte do pré-natal. Como o útero está mais frágil nessa fase, o exame é feito com mais cautela pelo médico.


  • Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal:

Mito. Só faz mal se a gestante tiver problemas de saúde, como alterações na coluna ou no coração. Tirando esses casos, o exercício físico sem exageros e em actividades de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica faz muito bem. Exercitar-se melhora o condicionamento físico, protege contra dores lombares, deixa-a de bom humor e a auto-estima aumenta e ainda ajuda a controlar o peso.


  • Se a grávida soprar a nuca do marido quando ele está a dormir, passa os enjôos para ele:

Mito. Os enjôos são causados pela revolução das hormonas no corpo da mulher. Seria óptimo dividir os desconfortos com o pai da criança, mas enjôos não são transferíveis.


  • É arriscado fazer sexo durante a gravidez:
Mito. Se a gestação é saudável, não há porquê não manter uma vida sexual activa. Não há perigo de magoar o bebé: ele está bem protegido na barriga, dentro da bolsa de água, e não vai sentir nada. O sexo só deve ser evitado se houver problemas com a gravidez, como descolamento da placenta e pressão alta; se for o caso, o médico avisa.



  • Se a grávida usar chaves ou medalhas ao pescoço, a criança nasce com manchas na pele:

Mito.  Manchas e sinais são causados por determinação genética e, em alguns raros casos, por causa de doenças ou medicamentos tomados durante a gestação.Não há nenhuma relação entre as bijuterias que usa e a pele do seu bebé.


  • Grávidas não devem passar por baixo de cercas e varais, senão o cordão umbilical enrola-se ao pescoço do bebé:
Mito. Este problema é causado pela movimentação do bebé no ventre, e não da mãe. Se ocorrer, será diagnosticado pelo médico quando a hora do parto se aproximar, e pode ser necessário fazer uma cesareana.





O mais importante na gestação é não se comparar com as outras grávidas, respeitar o seu momento e contexto de vida e saber que, mesmo que tenha cinco filhos, cada gravidez vai ser diferente. Numa pode ter enjôos, na outra pode não sentir nada. Numa consegue fazer parto normal, noutra precisa fazer cesareana. Cada gravidez é uma gravidez que pode ser totalmente o oposto das outras. 

 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

37 semanas de gravidez

 Pode dar à luz a qualquer momento. Um conceito assustador, excitante e irresitível, tudo numa coisa só. Aproveite estas últimas semanas, dias ou horas com o seu marido.

O seu corpo


O seu bebé será considerado completo no final desta semana. No seu chek-up desta semana, o seu médico fará um exame interno, exame de toque, para ver como as coisas estão a progredir.


O seu médico vai analisar três coisas:
  1. A dilatação (quão aberto seu cérvix está),
  2. A maturação (quão macio seu cérvix está),
  3. Obliteração (quão fino seu cérvix está).
Para o seu bebé vir ao mundo é necessário que o cérvix esteja aberto com 10 centímetros de diâmetro, tão macio como a pele de dentro da sua boca e 100 por cento obliterado.
É normal ficar com alguns corrimentos de cor acastanhada após um exame interno, mas se perceber algum corrimento avermelhado ou consistente, telefone imediatamente para o seu médico. Também, à medida que o seu tampão mucoso se prepara para se soltar, também pode perceber um aumento de um corrimento pegajoso nestas últimas semanas.



O seu bebé


O seu bebé está completo! Se entrasse em trabalho de parto neste instante, todos os sistemas já estariam prontos. Sabemos que mal pode esperar para ter o seu bebé nos braços, mas saiba que ele beneficia de cada minuto que fica no útero.


Outros avanços:

  • O crescimento do seu bebé diminui nesta semana, o que é óptimo para o canal de parto.
  • Os ossos dele estão ainda mais macios e flexíveis e irão solidificar-se logo depois do parto.
  • Ele agora está a exercitar-se para a "vida lá fora", a trabalhar as suas habilidades de respiração, sucção, contemplação e excreção. A única coisa que o seu bebé ainda não pode praticar é a habilidade de gritar a plenos pulmões quando está com fome, mas não se preocupe, ele fará isso muito em breve.
  • Neste ponto os bebés variam de tamanho, mas a maioria mede entre 48 e 52 centímetros e pesa mais ou menos 3 kg.





A sua vida


Não consegue parar de fazer limpezas e tem um desejo enorme de reorganizar seu armário de roupa novamente, está oficialmente a fazer o ninho. Fazer o ninho é o fenômeno no qual a exausta e muito grávida mulher repentinamente encontra energias para limpar como se a sua vida dependesse disso.
Ainda que muitas mulheres pensem que "fazer o ninho" seja um conto da carochinha, na verdade não é coisa de lenda urbana, e muitas mulheres têm uma forte vontade de preparar as suas casas para a iminente chegada das últimas semanas de gravidez.
Agora é uma boa hora para ter certeza de que o quartinho está limpo e pronto para que seu bebé deixe as suas marcas e cheiros nele.
Mesmo que esteja a sentir-se super energética, não se esqueça de descansar bastante. Você vai precisar de toda a energia para o parto e para o além parto.



Faz bem comer


Dê preferência ao queijo magro, ao iogurte e ao leite fermentado e lembre-se que comer rápido e não mastigar adequadamente os alimentos faz com que a digestão não seja perfeita, favorecendo a formação de gases.
Falando nos gases, evite comer repolho, couve, couve-flor, brócolos, rabanete, ovo, nabo, cebola, agrião, feijão em excesso, batata doce, doces e alimentos batidos no liquidificador. Afinal não quer estar a ponto de explodir  na hora de fazer força para o parto!


É bom saber


Segundo uma pesquisa realizada na Inglaterra, não são só as mulheres que ganham quilos durante a gravidez. Os homens também vêm os ponteiros da balança subir enquanto aguardam a chegada do filho. A maioria dos futuros pais come mais durante a espera do bebé; ganham, em média, 6 quilos e aumentam 5 centímetros na cintura.

De acordo com a pesquisa, os homens lançam a culpa nos desejos das mulheres nesse período. E um em cada quatro entrevistados disse que comeu mais para que a sua mulher se sentisse melhor com o peso que estava a ganhar.

Os jantares em restarantes também foram apontados como culpados pelo ganho de peo. Segundo eles, essa seria uma forma de passarem mais tempo juntos antes do nascimento do bebé. Mas, quando o assunto é dieta, são poucos os que aceitaram entrar num regime para voltar ao peso anterior: apenas 31% deles aceitou o desafio ao lado das mulheres.


Futuro papá


Aproveite o período anterior à chegada do bebé para reavaliar a sua própria infância, observar outros pais que conhece e perguntar-se sobre o que considera ser um bom pai. Quando o seu filho nascer, não faltarão pessoas para lhe dizer o que deve ou não fazer. Tente descobrir o que deseja enquanto ainda tem tempo de pensar com calma. Fuja da tentação de inspirar-se no modelo do seu pai e tentar melhorá-lo: a paternidade não se limita a corrigir erros passados nem é uma competição. Precisa de se sentir seguro e confiante nesta nova fase da vida. Tenha coragem de ser você mesmo.


36 semanas de gravidez

Faltam cerca de 28 dias, está quase no final da gestação e no começo da sua nova vida. Termine a sua preparação final fazendo o stock de fraldas, pomadas para assaduras, a lavar macacões, bodies, vestidinhos e a garantir que o quartinho está pronto para receber o seu bebé. Desta forma, mesmo que o bebé chegue antes do tempo, estará pronta. Certamente toda a mãe, principalmente aquelas de primeira viagem, sentem-se amplamente despreparadas, não importa quão operacional o quarto esteja, mas ao menos não faltarão fraldas!


O seu corpo


Achava que não suportava mais  os pontapés do seu bebé nos seus pulmões e estômago, pois bem, ele vai fechar com chave de ouro! Este processo é chamado de encaixamento, que provavelmente vai tornar a sua respiração mais fácil, porém com a cabeça do seu bebé apoiada na sua bexiga vai aproveitar esse novo fôlego para caminhar até ao wc.
Com a descida do seu bebé, poderá descansar com a certeza que a sua gravidez estará terminada nas próximas semanas. Tenha a certeza que conhece os muitos sinais e sintomas do parto para que não seja apanha de surpresa.


O seu bebé


O seu bebé continua a ganhar peso a uma média de 250 gramas por semana. Ele deve pesar cerca de 3 kg e medir 49 centimetros. Esse ganho de peso irá ajudá-lo a regular a temperatura corporal logo que deixe o útero climatizado. Na verdade o seu bebé terá 15% de gordura no momento do nascimento. Ainda no útero, seu bebé pode ouvir, sentir, tocar e ver. A única coisa que o separa de viver no mundo externo é algo chamado canal de parto.


Outros destaques:

  • As gengivas do seu bebé estão firmes, com espinhos que se parecem de alguma forma com dentes, ainda que as suas verdadeiras pérolas brancas só irão aparecer por volta dos três meses a um ano de idade. Quanto mais tarde melhor, para ele e para si, principalmente se ele mamar no seu peito.
  • O seu bebé tem padrões definidos de sono e vigília, abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebé recém-nascido faria.






A sua vida



Pode achar um disparate ter uma cadeirinha para o bebé no carro sem ter ainda bebé, mas caso ele decida aparecer mais cedo, ficará feliz por tê-la. Afinal com a legislação em vigor não poderá sair da maternidade sem ela! Certifique-se que sabe instalá-la correctamente e também que sabe colocar o seu bebé nela de forma correcta.
Agora que está literalmente por um fio, está provavelmente em casa. Pare de limpar a casa por um minuto e tome um banho ou vá nadar. Usufrua da sua gestação; curta a sua barriga pois brevemente irá desaparecer. Além de mais, sentir-se-á um milhão de quilos mais leve na piscina e um bom banho vai suavizar as suas dores nas costas, pés, pescoço, quadris, etc.

 

Faz bem comer


Deveria consumir cerca de 2400-2800 calorias por dia. Como normalmente o intestino fica preguiçoso, devido à posição do útero sobre o intestino e a diminuição da activade física, é necessário aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes, vegetais, pão integral, frutas (papaia, laranja, uva, abacaxi, etc).
Também não se esqueça de ingerir muitos líquidos. Os líquidos auxiliam na hidratação da pele, das unhas e também no bom funcionamento do intestino. Recomenda-se que beba de 2 a 3 litros de líquidos por dia, no intervalo das refeições. Pode ser água, chá e sumos de frutas naturais.


É bom saber


Tem receio de ir ao dentista porque está grávida? Saiba que este período merece atenção especial dos dentes. Isto porque, com as alterações hormonais na gestação, não é raro surgirem problemas na boca.
Segundo um estudo da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, ao acompanhar 372 gestantes de São José do Rio Preto, cerca de 72% delas tinham algum problema nos dentes. "A maioria apresentou sangramento gengival, que pode ser evitado com uma boa higiene bucal em casa e visita ao dentista", afirmou Ana Rosa Kuymjian Albieri, cirurgiã-dentista e autora do estudo. Outro contratempo comum entre as entrevistadas foi o surgimento de cáries. "Há grávidas que escovam menos os dentes por causa dos enjoos. Outras alimentam-se mais vezes ao dia, sem fazer a higienização adequada", diz Ana.
Já outro estudo realizado por pesquisadores das Universidades Case Western Reserve e Yale, nos Estados Unidos, concluiu que problemas dentais podem causar partos prematuros. Por essas razões, o melhor é prevenir-se e visitar o seu dentista regularmente.

 

Futuro papá


Muitos homens lamentam a distância que existe entre eles e os próprios pais. Ao olhar para trás, costumam dizer que os seus pais eram ausentes na sua infância, o que deixou marcas para o resto da vida. Ainda que os motivos para esse afastamento (em geral a necessidade de ganhar dinheiro para sustentar a família) sejam de fácil compreensão, fica uma cicatriz no relacionamento que envolve a pergunta "Como teria sido se a presença fosse maior?". Esses sentimentos mostram a importância dos pais estarem presentes e actuantes durante o desenvolvimento do filho. Desde já reserve tempo para o seu filho e para a sua família.



A aventura do nome

A escolha do nome para o seu bebé é um dos aspectos mais importantes a decidir, pois esse nome vai acompanhá-lo para toda e vida podendo criar alguns constragimentos ao seu pequeno/a ou não. Portanto quando estiver a escolher o nome o seu bebé com o seu marido sejam atenciosos e lembrem-se do que esse nome pode trazer associado a ele.

Não é raro pai e mãe estarem em desacordo nessa escolha e muitas vezes o nome que sempre quisemos colocar ao nosso filho/a tem que ficar mesmo só em pensamento; mas não vale a pena se chatearem por causa disso, concerteza que entre tantos nomes devem existir alguns ou pelo menos um que ambos gostem.

Se for esse o vosso caso o que sugiro é que ambos façam uma lista cada um com cerca de 10 nomes de menina e/ou 10 nomes de menino caso ainda não saibam o sexo do bebé. Depois de fazerem a lista troquem-na entre os dois e assinalem os nomes que não gostam mesmo e os que gostam mais, depois é conversarem e chegarem a uma decisão; se mesmo assim não conseguirem façam-no outra e outra vez, pois o bebé vai ter de ter um mas também têm 9 meses para decidir portanto não stressem!

Outra coisa muito comum que costuma acontecer é o nome que escolhemos para o nosso bebé não ser permitido em Portugal e isso nem sequer nos passar pela cabeça. Por exemplo no meu caso que quero chamar Mel à minha bebé só à 23 semana é que descobri por acaso que esse nome não vinha na lista de nomes permitidos (clique no neste link para consultar) para bebés do sexo feminino. Menos mal é que em masculino já se pode colocar portanto tivemos solução e em vez de ficar como primeiro nome fica como segundo e assim já podemos. Decidimos então que ficaria Maria Mel se não aparecer na lista até lá pois a mesma está sempre a ser actualizada.


Outros aspectos a ter em conta:
(http://brasil.babycenter.com)

  • Som e compatibilidade: Diga em voz alta o nome completo do seu filho, com nome e sobrenome. Como soa? O nome combina bem com o sobrenome? Não se esqueça de tentar também só com o primeiro e último nome, no caso de haver vários sobrenomes. Às vezes nomes mais curtos combinam melhor com sobrenomes compridos, e vice-versa. Cuidado com trocadilhos, mesmo que eles pareçam bonitos na hora. Lembre-se que o seu filho vai conviver com eles o resto da vida.
    Para quem tem mais de um filho, uma dica: experimente gritar os dois nomes juntos, como se estivesse a chamar as crianças para tomar banho. Se a língua enrolar, pense duas vezes. Chamar os nomes em voz alta será uma das coisas que vai mais fazer na vida!

    • Originalidade: Um nome incomum tem a vantagem de fazer com que a pessoa se destaque. Um nome muito frequente vai fazer com que seu filho acabe por ser conhecido pelo sobrenome, porque haverá sempre mais do que um na classe, por exemplo. Por outro lado, um nome estranho demais, ou de pronúncia difícil, pode acabar por chamar uma atenção indesejada para a criança. Uma boa regra é: se o sobrenome for comum, como Silva ou Martins, vale procurar um nome mais original, ou talvez um nome composto, para evitar que haja muitos homônimos. Se o sobrenome for muito diferente, talvez valha a pena investir num nome mais consagrado e tradicional, mais reconhecível.

    • Nomes repetidos: Talvez sempre tenha sonhado, desde criança, em dar determinado nome ao seu filho, e, agora que finalmente está grávida, a sua cunhada resolveu dar exatamente o mesmo nome ao bebé dela, que acaba de nascer. Por um lado é estranho ter dois primos com o mesmo nome, mas por outro não precisa de abrir mão do seu sonho só por isso.
    Uma alternativa é criar um nome composto, para diferenciar o do seu filho, e na intimidade chamá-lo só pelo nome que gosta. Se os sobrenomes vão ser diferentes, pode bater o pé e usar o nome que sempre planeou.

    • Homenagens: Há famílias que escolhem o nome de acordo com a preferências religiosa, e há outras que têm tradições, como a de dar o nome do pai ao primogênito. Se concorda com a tradição, óptimo. Se não, não deixe que familiares imponham uma escolha que não é a sua. Converse francamente com o seu companheiro, já que ele é o principal envolvido na história.
    Se a tradição vencer e não encontrar escapatória, pense num apelido de que goste bastante, para chamar o bebé desde pequenininho. Mesmo que o apelido fique só entre vocês dois, terá a sensação de que pelo menos teve alguma participação na identidade do seu filho.

    • Significado: No dia-a-dia, pouca gente vai pensar no significado do nome do seu filho, mesmo porque as origens são obscuras e sujeitas a questões. Mas vale a pena levar o significado em conta se ele for negativo: é provável que o seu filho não fique muito feliz se o descobrir. Consulte o significado no seguinte link - http://www.rede2001.com/nomes/index.htm

    • Apelidos e cacófatos. As crianças sabem ser cruéis quando querem. Por isso, ao escolher o nome, pense em todos os potenciais apelidos ligados a ele, para ver se não há nenhum "perigoso". A criatividade da maldade infantil é infinita, portanto pode ser que não antecipe alguma piada. Mas não custa evitar as brincadeiras mais óbvias.

    • Grafia. O facto de ter ou não de soletrar o nome constantemente incomoda algumas pessoas. Na hora de decidir que sobrenomes a criança terá e qual será a grafia do primeiro nome, imagine-se no papel dela tendo de dar o nome completo a um atendente qualquer, no balcão de uma loja ou pelo telefone. Veja quanto tempo o processo leva e tome a sua decisão.
    Quanto à grafia dos prenomes, a tentativa de ser original pode acabar por se tornar num transtorno; a sua filha pode achar chato ter de se apresentar sempre como "Izabel com zê", ou "Joanna com dois enes".
Boa sorte nesta aventura!